Artigos e Informações ligados ao Rosacrucianismo

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

CURIOSIDADES DA TORAH

CURIOSIDADES DA THORAH!

1. Genesis : "creation" Genesis : "criação"
2. Exodus : "departure" Êxodo : «partida»
3. Levítico : refere-se aos levitas e os regulamentos que se aplicam à sua presença e de serviço no Templo , que formam a maior parte do terceiro livro.
4. Números (Arithmoi): contém um registro da numeração dos israelitas no deserto do Sinai e, mais tarde na planície de Moab .
5. Deuteronômio : "segunda lei", refere-se à quinta do livro de recapitulação dos mandamentos revistos por Moisés antes de sua morte.
6.
O ÊXODO RUMO Á TERRA PROMETIDA: CANAÃ.
Bereshit (Gênesis) começa com a história da criação (Gênesis 1-3) e Adão e Eva no Jardim do Éden , bem como a conta de seus descendentes. Após estas são as contas de Noé e do grande dilúvio (Gênesis 3-9), e seus descendentes.
A Torre de Babel e a história de Abraão é aliança com Deus (Gênesis 10-11) são seguidos pela história dos patriarcas Abraão, Isaac e Jacob , e a vida de José (Gênesis 12-50).
Deus dá aos Patriarcas uma promessa da terra de Canaã , mas no final de Gênesis os filhos de Jacob acabam deixando Canaã para o Egito por causa da fome..
Shemot (Êxodo) é a história de Moisés , que lidera israelitas do Egito do Faraó (Êxodo 1-18) para levá-los à terra prometida.
No caminho, eles acampam em Mount Sinai / Horeb, onde Moisés recebe a Torah, incluindo os Dez Mandamentos , de Deus, e medeia as Suas leis e Aliança (Êxodo 19-24) para o povo de Israel.
Exodus também trata da violação do mandamento contra a idolatria , quando Aaron participou na construção do bezerro de ouro (Êxodo 32-34).
Êxodo conclui com as instruções sobre a construção do Tabernáculo (Êxodo 25-31, 35-40).
Vayicrá (Levítico) começa com as instruções para os israelitas sobre como usar o Tabernáculo, que tinha acabado de construir (Lv 10-10).
Isto é seguido por regras de animais limpos e imundos (Levítico 11-15), que inclui as leis de animais para abate e permitido comer (ver também: Kashrut ), o Dia da Expiação (Levítico 16), e vários rituais e leis morais, por vezes, chamado de Código de Santidade (Lv 17-26).
Bamidbar (Números) leva dois censos, onde o número de israelitas estão contados (números 1-3, 26), e tem muitas leis mistas entre as narrativas.
As narrativas contam como Israel se consolidou como uma comunidade no Sinai (Números 1-9), definidos a partir de Sinai de avançar para Canaã e espiaram a terra (Números 10-13).
Devido à descrença em vários pontos, mas especialmente em Cades-Barnéia (Números 14), os israelitas foram condenados a vagar durante quarenta anos no deserto nos arredores de Kadesh, em vez de imediatamente entrar na terra da promessa.
No final do Numbers (Números 26-35) Israel se move para a área da Cades rumo à terra prometida.
Eles deixam o deserto do Sinai e dar a volta por Edom e Moab, onde Balaque e Balaão se opor a eles (Números 22-24; 31:8, 15-16).
Eles derrotam dois reis da Transjordânia, e Og Siom (Números 21), e assim vir a ocupar um território fora de Canaã.
No final do livro estão nas planícies de Moab, em frente de Jericó pronto para entrar na Terra Prometida.
Devarim (Deuteronômio) consiste essencialmente de uma série de discursos de Moisés nas planícies de Moab, defronte de Jericó, exortando Israel a obedecer a Deus e outras instruções sobre Suas Leis.
Moisés está autorizado a ver a terra prometida de uma montanha, mas não se sabe o que aconteceu com Moisés sobre a montanha.
Sabendo que ele está se aproximando do fim de sua vida, Moisés nomeia Josué seu sucessor, legando-lhe o manto da liderança Logo depois, Israel inicia a conquista de Canaã.
Manuscrito Torah em rolo ainda são utilizados, e ainda descritos, para fins de ritual (ou seja, os serviços religiosos ), o que é chamado de Sefer Torá ("Livro [do] Torah").
Eles são escritos utilizando uma metodologia cuidadosa atenção por escribas altamente qualificados.
Isso resultou em cópias modernas do texto que não sofrem alterações a partir de cópias milenares.
Acredita-se que cada palavra, ou a marcação, tem significado divino, e não por um lado podem ser alteradas inadvertidamente sob pena de induzir em erro.
A fidelidade do texto hebraico do Tanakh, e a Torá, em especial, é considerada fundamental, até a última letra: traduções ou transcrições são malvistos para uso do serviço formal, e transcrevendo é feito com muito cuidado.
Um erro de uma única letra, adornos, ou a sigla de 304.805 letras estilizadas que compõem o texto hebraico da Torá, torna um pergaminho da Torá impróprios para uso, portanto, uma habilidade especial é necessária e um rolo de papel leva um tempo considerável para escrever e seleção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário