Artigos e Informações ligados ao Rosacrucianismo

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

PRÁTICAS DE HIGIENE MENTAL:





práticas de Higiene Mental:

1. Cultive a alegria e o contentamento. A tristeza e o descontentamento produzem efeitos deletérios sobre a nossa mente e interferem de maneira nociva no funcionamento do nosso organismo.

2. Viva o dia de hoje. Erro é lamentar o passado, assim como se preocupar excessivamente com o futuro. Viver é um ato presente. É o hoje e o agora. Viva, portanto, o dia de hoje sem tentar resolver, de uma vez, o problema de toda a sua vida.

3. Reserve tempo para sua recreação. A recreação é essencial à saúde física e psíquica, pois evita o desgaste do organismo e da mente, pela recuperação de forças perdidas durante o trabalho. 

4. Cultive pensamentos positivos. Devemos aprender a dominar nosso inconsciente, cultivando idéias otimistas e erradicando de nossa mente toda e qualquer idéia ou emoção destrutiva. Um bom filme, um bom livro e pessoas alegres e confiantes ajudam-nos a adotar o pensamento positivo.

5. Aprenda a aceitar a si mesmo e os outros. É preciso nos convencermos de nossas limitações e, assim, aceitarmos as limitações de nossos semelhantes. Ninguém é perfeito neste mundo transitório. Aceite, pois, os outros como são e evite a crítica.

6. Desabafe-se. O que fica encoberto age com maior força em nosso psiquismo. Os aborrecimentos quotidianos devem ser expostos a alguém de confiança predisposto a nos ouvir. Quando a pessoa se desabafa, a tensão nervosa é aliviada e permite encarar o problema com maior discernimento.

7. Quebre a rotina diária com algo novo. Às vezes, frequentamos o mesmo restaurante, passamos pelas mesmas ruas, olhamos as mesmas vitrines, proseamos com as mesmas pessoas, numa rotina enfadonha. As coisas novas têm mais encanto e nos trazem maior gratificação pessoal.

8. Domine a mania de ser um super-homem. Exigir demais de si mesmo é o primeiro passo para a neurose e o estresse. Realize tudo o que tiver de realizar dentro de um compasso de calma, sem exagero, sem demasia.

9. Goste das pessoas e mantenha interesse pelos empreendimentos humanos. A chave da felicidade está em sentir-se bem no convívio com os outros e em interessar-se pelos empreendimentos humanos. Lembre-se de que o amor ainda é a resposta mais eficaz para a problemática humana.

10. Mantenha a simplicidade de vida. Sofisticando a vida, apartando-se da natureza, indo em busca de riquezas, de honrarias e prestígio social, compromete-se tanto que acaba por sentir-se vazio interiormente, uma máquina de compromissos e deveres.

Aprenda, pois, a viver com simplicidade, realizando-se como ser humano, o que afinal de contas, é o mais importante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário