Artigos e Informações ligados ao Rosacrucianismo

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

O ARCO-ÍRIS



Simbologia  -  O ARCO-ÍRIS  - SUAS  CORES.

O Cristianismo, islamismo e judaísmo dizem que o arco-íris foi intitulado por Deus como: "arco-da-aliança", pois logo após o Dilúvio quando a Arca de Noé pousou sobre o Monte Ararat Deus prometeu que nunca mais iria inundar a Terra e depois de cada chuva seu arco apareceria nas nuvens e este seria o símbolo do pacto estabelecido entre Deus e toda carne vivente,  de toda espécie que está sobre a terra e por todas as gerações futuras.
Um arco-íris (também chamado arco-celeste, arco-da-aliança, arco-da-chuva, arco-da-velha) é um fenômeno óptico e meteorológico que separa a luz do sol em seu espectro (aproximadamente) contínuo quando o sol brilha sobre gotas de chuva.
Ele é um arco multicolorido com o vermelho no seu exterior e o violeta em seu interior; a ordem completa é:  vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil (ou indigo) e violeta.
Para ajudar a lembrar a sequência de cores do arco-íris, usa-se a mnemónica: «Vermelho lá vai violeta», em que l,a,v,a,i representam a sequência laranja, amarelo, verde, azul, índigo. Na língua inglesa é usada a mnemónica roygbiv.
O efeito do arco-íris pode ser observado sempre que existirem gotas de água no ar e a luz do sol estiver brilhando acima do observador em uma baixa altitude ou ângulo.
 O mais espetacular arco-íris aparece quando metade do céu ainda está escuro com nuvens de chuva e o observador está em um local com céu claro. Outro local propício à apreciação do arco-íris é perto de cachoeiras.
Algumas vezes, um segundo arco-íris mais fraco é visto fora do arco-íris principal, ele é devido a uma dupla reflexão da luz do sol nas gotas de chuva, e aparece em um ângulo de 50°–53°. Devido à reflexão extra, as cores do arco são invertidas quando comparadas com o arco-íris principal, com o azul no lado externo e o vermelho no interno. De um aeroplano é possível ter a oportunidade de ver o círculo completo do arco-íris, com a sombra do avião ao centro.

O VERMELHO é a cor do Amor, do Romance e da Paixão, das rosas maravilhosas e do sangue que leva a vida.
O LARANJA  é a cor da Abundância, das frutas e da colheita do outono, com o por-do-sol glorioso.
O AMARELO é a cor da Felicidade, do sol e das flores brilhantes.
O VERDE é a cor da Natureza, das árvores, dos campos e dos bosques.
Assim como da ESPERANÇA.
O AZUL  é a cor da Vida, do céu claro, do ar que respiramos e da água que cobre a terra.
O ÍNDIGO é a cor da Paz, do mar profundo e dos raios do amanhecer.
A VIDA é um ARCO-ÍRIS maravilhoso... e lembra que se desejamos vê-lo, temos que tolerar a chuva!

Nenhum comentário:

Postar um comentário