A ÁRVORE
POR FRANÇOIS HANFF, FRC
Falar das árvores é ao mesmo tempo
evocar a natureza, sua beleza, sua força e a vida que a anima. As árvores e as
florestas estão sempre presentes desde tempos imemoráveis. Na época dos
Romanos, assim dizem, era possível atravessar a França de Marselha a Lille sem
sair da floresta. Esta fornecia ao homem alimento, na forma de amoras e frutas;
calor, na forma da combustão da madeira; cuidados, na forma de inúmeras
plantas medicinais (carvalho, freixo…); materiais de construção, na forma de madeira.
Podia ocasionalmente servir de abrigo, de refúgio, de esconderijo. Em períodos
de escassez, as folhas dos freixos serviam de forragem para os animais. A
floresta serve, por outro lado, como local para a caça e oferece ainda inúmeras
riquezas, entre as quais os cogumelos. Por muito tempo, o homem viveu perto e
dentro delas, sob sua inspiração e proteção. Não é de surpreender que a árvore
e a floresta tenham impregnado nosso inconsciente a ponto de constituírem um
arquétipo, isto é, um símbolo que transcende o pessoal, o individual e que é a
expressão de um inconsciente mais profundo e coletivo.
Um símbolo natural
Ela se opõe, nesse aspecto, aos
símbolos ‘artificiais’ ou ‘conceituais’, que têm origem no pensamento humano e
que o ajudam a representar e a transcender sua compreensão interna do
universo. Um símbolo natural é um elemento, um objeto, uma forma percebida
pelos nossos sentidos, que lembra ao nosso espírito não só sua própria
natureza, mas também a representação de alguma coisa diferente de si mesma.
Para compreender bem um símbolo como
este, é bom observar e analisar sua base física, aquilo que percebemos, pois,
com muita freqüência, é dessa observação que tiraremos as analogias, as
intuições que nos abrirão as portas de uma compreensão interior maior do
símbolo. Assim, uma observação detalhada da rosa, que tradicionalmente
simboliza o amor, permitirá que seu sentido seja aprofundado. Serão então
levados em conta a presença de espinhos, a estrutura pentamétrica da flor (com
base no número 5), seu perfume,…; e todos esses elementos vão refinar, completar
nossa compreensão do símbolo e das leis que ele transmite. Nisso seguimos o
famoso adágio: “O que está em cima é como o que está embaixo”.
A floresta
Quando descrita, a floresta parece
mais um ambiente sombrio onde a luz do sol pouco penetra. Num bosque de faias,
menos de dez por cento da luz solar chega até o chão. É também um meio úmido:
as árvores transpiram e constroem, a partir da umidade que se mantém bem
debaixo de suas copas, um ambiente fechado, pois sem penetrar nela é impossível
ver o seu interior; um meio temperado: a temperatura no seu interior é mais
fresca no verão do que num ambiente aberto e, no inverno, o frio é mais moderado.
Quem ainda não observou, na época do derretimento da neve, os círculos em torno
das árvores onde a neve derrete primeiro, descobrindo a terra a seus pés? Ela se
apresenta como um ambiente sem marcação de espaço: o Pequeno Polegar se perde
na floresta quando as pedrinhas brancas que deixou para trás desaparecem. Não
é a mesma aflição que sofre um catador de cogumelos quando tem que fazer o
caminho de volta guiado pela intuição? É também um ambiente sem marcação de tempo:
muitas vezes nos situamos no tempo apenas graças à posição do sol no céu, à
intensidade de sua luz ou de seu calor; mas dentro de uma floresta, esses três
elementos são muito homogêneos durante todo o dia e não é raro perder, dentro
dela, essa preciosa noção do tempo.
À luz desta descrição, a analogia com
o ambiente uterino – também sombrio, úmido, temperado, fechado, sem espaço e
tempo – é evidente, e a floresta se revela feminina e maternal. Feminina, pois
são as dríades e as ninfas que a habitam; os anões e os gnomos preferem os
ambientes subterrâneos e minerais. Maternal, pois em seu seio se desenvolve a
Vida que, tendo surgido nas águas primordiais, se desenvolve em seguida sobre a
terra, debaixo das árvores. Uma floresta é um ecossistema completo onde a vida
fervilha sob todas as formas. Como acontece no Cósmico onde o espaço e o tempo
não existem, a floresta é um ambiente inespacial e atemporal. Ela é a matriz
cósmica, e a árvore é o símbolo do cosmos vivo em permanente regeneração.
Rudolf Steiner dizia que a floresta é
a cabeleira da terra; a cabeleira da Mãe Terra. Os cabelos sempre foram um
símbolo de força. Dalila tira a força de Sansão cortando seus cabelos. Da mesma
forma, os ameríndios se apoderavam da bravura de seus adversários
escalpando-os. Para os chineses, cortar os cabelos era considerado uma
mutilação. Mas, entre os celtas, usar cabelos longos era uma marca de
aristocracia, tradição também encontrada entre os reis da França. Assim, a
floresta é símbolo de força, de poder, um poder que provém das árvores que a
compõem e que são fontes importantes de energia.
Em todas as tradições antigas de
povos que viviam em grande harmonia com a natureza – o que não acontece nos
dias de hoje – existiam rituais que permitiam se recarregar energeticamente
perto das árvores, receber um pouco de sua energia, de sua força, para se
revitalizar. Num deles, oriundo da tradição celta, fazia-se isso após um
primeiro ritual que tinha como objetivo entrar em comunicação com a árvore:
tendo estabelecido esta comunicação através de uma harmonização, o iniciado se
colocava diante do lado norte, com a mão esquerda espalmada sobre a árvore e a
mão direita sobre o plexo solar. Com os olhos fechados, em estado de
receptividade, o iniciado podia se recarregar por alguns minutos – por dez
minutos, no máximo.
Cores
A floresta, a árvore e a maioria das
plantas são de cor verde. É preciso, portanto, nos interessarmos pelo
simbolismo desta cor para podermos aprofundar seus possíveis significados. O
verde está entre o azul e o amarelo; entre o frio do azul e o calor do amarelo.
É um valor mediano que vai permitir o desenvolvimento da vida, impossível
dentro do azul – muito frio – ou do amarelo – quente demais. É a cor da
água, feminina, refrescante. Evoca a juventude, o vigor, a imortalidade. Existe
todo um jogo entre o verde e o vermelho, cores complementares. Este jogo é bem
ilustrado pelo mito de Perséfone, a deusa da fecundidade. Ela aparece na
primavera, permanece na terra por três estações e retorna ao inferno durante o
inverno. Com certeza, neste mito, o sentido dado ao inferno não é o que este
tem atualmente. Representava, naquela época, o mundo subterrâneo, com todas as
riquezas que ele contém, e também o mundo dos mortos, mas de todos os mortos.
Este mito nos mostra que, no verde da primavera, dorme o vermelho do inverno.
O yin, que contém sempre um ponto de yang, nos
diz a mesma coisa. Encontramos também esta lei nas folhas das árvores que são
verdes na primavera e no verão, e que se tornam marrons e vermelhas antes do
inverno. Da mesma forma, não é verdade que a madeira – verde em sua essência –
produz vermelho quando queima?
O verde é também símbolo do conhecimento.
Na cosmologia órfica, a luz do espírito que fecundou as águas primordiais é
verde. Para os alquimistas, a luz da esmeralda permite perscrutar os maiores
segredos. O Graal, enfim, é um vaso de esmeralda ou de cristal verde; um vaso
que conteve o sangue vermelho do Cristo.
Da árvore ao homem
O simbolismo da árvore está ligado à
verticalidade. A árvore religa o céu à terra: nossa Mãe Terra, da qual recebe
a alimentação através de suas raízes, e nosso Pai – o Céu – do qual recebe os
princípios de vida através de suas folhas. Não tem frente nem costas, seu
tronco é circular e manifesta o simbolismo do círculo: Vida, Ciclos e
Infinito. Pela alternância regular de suas fases folhadas e desfolhadas,
sugere-nos a noção de ciclo, e este está associado à longevidade das árvores –
um carvalho pode viver de quinhentos a mil anos, uma faia de cento e cinqüenta
a trezentos anos – trazendo as noções de infinito e de eternidade. Como não
pensar também na reencarnação?
Se a árvore é a representação do
cosmos no nível vegetal, o homem, em si, é muitas vezes designado como
representação do cosmos no nível animal. Deve então ser possível desenvolver
uma analogia entre os dois. Ambos respiram absorvendo oxigênio e expelindo gás
carbônico, ambos transpiram – um bordo1 adulto transpira duzentos
litros de água no verão – e têm um sistema circulatório desenvolvido. Ambos
podem ser estudados segundo uma divisão ternária: raízes, tronco, copa –
conjunto dos galhos –, para a árvore, e cabeça, tórax e abdome, para o homem.
As raízes da árvore são invisíveis,
ramificadas. Nossos ancestrais, nossos avós, nossos pais são invisíveis dentro
do nosso caráter e, no entanto, foram eles que nos alimentaram e nos
construíram durante a nossa infância. Nossa ascendência pode ser representada
por uma árvore genealógica cuja estrutura ramificada compara-se à das raízes.
Estas se enterram num meio sombrio, subterrâneo, úmido, temperado, denso. Aí
encontramos novamente o ambiente uterino e seu significado feminino e maternal.
Falando do solo, não é extraordinário este elemento essencial da Terra Mãe,
nutriente eterno através do qual o homem se sacia todos os dias de sua vida? As
raízes levam a água e os elementos minerais para dentro das folhas onde serão
transformados em açúcares graças à energia solar. Estes vão constituir o
elemento básico de todas as partes da árvore – folhas, brotos, raízes etc. É
durante este processo, chamado de fotossíntese, que o oxigênio é liberado e o
gás carbônico é absorvido pela planta. Da mesma forma, não é o conjunto das
experiências humanas, especialmente as herdadas de nossos pais, mas também
todas as oriundas do nosso meio, experiências essas trazidas até a nossa
consciência através de nossas raízes, que vamos analisar, interpretar e
transformar em materiais utilizáveis para nos construirmos?
Para que as raízes de uma árvore
tenham um bom desenvolvimento, é necessário que o meio seja permeável (sem
grandes compactações), aerado, suficientemente rico em minerais e úmido. Para
que uma criança tenha um bom desenvolvimento, é necessário que sua história
familiar não esteja muito carregada de segredos, de coisas não ditas ou de
acontecimentos traumatizantes, que se apresentam como blocos inutilizáveis
e mesmo prejudiciais para a criança, pois se forem muito numerosos, vão ocupar
todo o espaço disponível. É preciso também que a comunicação dentro da
família seja desenvolvida – aeração do ambiente –, que o conteúdo cultural
trazido pelos pais seja suficiente para permitir um desenvolvimento harmonioso
– riqueza em elementos minerais – e, finalmente, que o ambiente familiar lhe
traga Amor em grande quantidade, condição indispensável e, provavelmente, a
mais importante. Da mesma forma, a quantidade de água disponível para a planta
dentro do solo é um fator primordial para seu crescimento. É interessante
notar que um excesso temporário de água, um solo abafado pela vegetação durante
a fase de crescimento, por exemplo, são fatais para a planta. Neste caso, o
solo fica asfixiado, as raízes não conseguem desempenhar seu papel e a árvore
vai enfraquecendo rapidamente. No caso de uma seca temporária as árvores vão
colocar em ação estratégias de defesa que vão lhes permitir esperar até dias
melhores: podem limitar a transpiração para guardar mais água, podem perder
parte das folhas para limitar o consumo de água e interromper o crescimento
para limitar suas necessidades energéticas. Em todos esses casos, reagirão
melhor à seca do que à asfixia. É possível interpretar esses fatos na comparação
feita com o homem.
O tronco é visível, rígido, circular.
Contém todos os vasos que permitem a circulação da seiva e é composto de três
quartos de células mortas, lignificadas. As células vivas que compõem todos
os tecidos de crescimento formam uma camada fina situada logo abaixo da casca.
Será que não podemos dizer que todos os acontecimentos de nosso passado, todas
as nossas experiências são células mortas que constituem canais através dos
quais interpretamos o presente, que nada mais é do que uma fina camada
superficial em nossa consciência? As folhas são inúmeras, variadas, individualizadas,
simples ou compostas de vários folíolos. É nelas que acontece a fotossíntese,
que transforma os elementos fornecidos pelas raízes em diversos constituintes
necessários ao seu crescimento e à boa saúde da árvore. Da mesma forma, nossos
pensamentos nos permitem transformar o que nossas raízes nos trazem em
elementos, atitudes, compreensão. Nossos pensamentos são inúmeros, variados,
individualizados, simples ou compostos.
Como o Adão original, a árvore é andrógina,
mas, em cada espécie, uma polaridade vai dominar. O carvalho é solar e
masculino. As palavras usadas para denominar seu fruto, bolota ou glande, são
nomes que designam também a extremidade do pênis, do qual o fruto tem a forma.
A casca do carvalho é grossa e enrugada. A faia, de natureza feminina, tem uma
casca fina e lisa, agradável ao toque. Seu fruto consiste em um ouriço que se
abre quando maduro e solta uma ou duas sementes. A idéia da maternidade vem
naturalmente à nossa mente.
A analogia poderia ser levada adiante
para inúmeros outros domínios, principalmente o da renovação da floresta e do
crescimento das árvores jovens. Assim como acontece com os homens, as árvores
crescem primeiro em altura e, apenas num segundo momento, em diâmetro. Esta
analogia é tão real no nosso inconsciente que o psicólogo suíço Charles Koch
acabou descobrindo que, ao desenhar uma árvore, um indivíduo produz uma
representação de seus estados psicológicos profundos, e que este simples teste
permite apreender seu caráter. Ele oferece uma interpretação de três níveis com
base na estrutura: raízes, tronco, folhagem. As raízes representam nossa vida
subterrânea, aquilo que é durável, o que serve de apoio. O tronco representa
o eixo, o pólo que sustenta a copa, a coroa. E a coroa é a parte que faz a
ligação entre o interno e o externo. Trata-se de um órgão de contato; ela evoca
nossas relações com o meio-ambiente, o social, o ambiente externo em geral.
A sensibilidade da árvore
Após este estudo preliminar baseado
na biologia da árvore, a pergunta que se pode fazer é sobre a sua sensibilidade
e mesmo sobre sua consciência. O que se poderia dizer sobre isso?
Os experimentos de Joël Sternheimer
sobre a sensibilidade das plantas à música são fascinantes. Este pesquisador em
física, aluno de Louis de Broglie, é também músico. Ele observou que, quando da
fabricação das proteínas, cada aminoácido emitia uma onda cuja freqüência pode
ser calculada. Com base nessa descoberta, conseguiu decifrar a melodia
correspondente a uma determinada proteína. Inúmeros experimentos realizados com
equipes de cientistas de vários países permitem demonstrar que, tocando os
trechos musicais específicos de certas proteínas, é possível provocar
modificações importantes no comportamento das plantas através da inibição ou da
estimulação de determinadas funções. Assim, os pés de tomate regados com a
metade da quantidade de água necessária, mas para os quais foi tocada uma
música ‘anti-seca’, propiciaram uma colheita de tomates bem maior do que as plantas
regadas normalmente. Além disso, esses tomates eram maiores e livres de
qualquer doença. L. Edwards realizou experimentos com mudas de abeto em vasos
que demonstram que seu diâmetro varia com as marés (da ordem de alguns
centésimos de mm). Essas experiências, entre outras, demonstram, se necessário,
que as árvores são sensíveis a inúmeras vibrações ou ondas de origens diversas.
São sensíveis até às ondas cósmicas. Na tradição celta, a cada árvore está
associado um planeta. Usando um protocolo científico, Maria Thun observou que
a forma dos brotos das árvores muda quando o planeta que domina a árvore forma
uma linha reta com o Sol e a Lua.
Harmonização com a árvore
Para os celtas, os ameríndios, os
xamãs siberianos e, de modo geral, todos os povos que vivem ou viveram em
estreita relação com a natureza, a Terra é viva, permeada por correntes
energéticas de diversos tipos. Vivendo em harmonia com ela, é possível se ‘conectar’
com essas diferentes correntes e delas retirar conhecimento e força. Entre os
celtas, a árvore é habitada por um espírito chamado ‘Deva’. Deva é
uma energia individualizada e consciente. Ela pode ser contatada por aquele
que saiba vê-la.
O ritual celta para entrar em contato
com uma árvore é o seguinte: primeiro, escolher uma árvore, por intuição, falar
com ela, tocá-la como faríamos a um velho amigo. Em seguida, dar três voltas no
sentido horário fazendo uma invocação a cada volta, sendo que a terceira volta
deve ser dedicada à Luz espiritual que ilumina todo homem. Finalmente,
permanecer receptivo, em estado meditativo. Este ritual é simples, pode ser
realizado por qualquer pessoa, mas esta simplicidade não deve esconder a
dificuldade que o profano terá para realizá-lo. A harmonização com a árvore é
possível sintonizando o mesmo comprimento de onda que ela tem, o que exige uma
grande pureza de pensamento, pois as árvores são, basicamente, o reflexo de uma
realidade cósmica positiva e alheia às preocupações humanas. O simbolismo
desta cerimônia a aproxima de outros rituais e técnicas que podem ser
encontrados em certas sendas iniciáticas e tradicionais do ocidente.
Este tipo de relação com a árvore e
com a natureza pode fazer a alma ascender a realidades espirituais mais
elevadas. Assim, a árvore representa o trabalho que cada homem deve realizar
sobre a Terra, isto é, a partir de sua base terrena, de suas raízes, ele deve
elevar-se verticalmente para desabrochar no céu, em realidades celestes ou
cósmicas. É nisso que consiste todo o trabalho de ‘reintegração’ descrito por
Louis-Claude de Saint-Martin. Simplesmente por sua presença, as árvores nos
lembram o sentido de nossa vida sobre a Terra e isso em total doação, pois as
árvores nos alimentam, nos aquecem, nos instrumentalizam, nos curam de forma
generosa e ilimitada. Elas nos fazem lembrar do valor do serviço, pedra
angular da evolução espiritual. Os conhecimentos e as experiências só têm valor
real quando utilizados para uma finalidade desinteressada dos lucros do homem
e da humanidade de modo geral. É isso que nos ensinam insistentemente não só
as diferentes religiões, mas também todos os movimentos esotéricos e
iniciáticos sérios.
Quando invertemos a árvore, esta se
torna a manifestação do Absoluto, da realidade única e transcendente concebida
como movimento descendente, onde a pura energia se transforma em matéria e em
vida. Da mesma forma que a chuva do céu molha a Terra, a impregna e a deixa
fértil, o amor divino se encarnou nos nossos ancestrais e os tornou aptos a se
multiplicarem em outras vidas. Estudar a genealogia é estudar de que forma o
amor divino se manifestou nos nossos ancestrais; é estudar de que forma o amor
cósmico pode ser concretizado na Vida. No Upanishad, o universo é
uma árvore invertida com os galhos para baixo da Terra. A Árvore da Vida
chinesa também é assim: representa a descida das energias divinas para dentro
do mundo. No seu ápice, sua raiz, está Kether, a sefira além
de todo o conhecimento, a Fonte divina. É a semente que contém virtualmente
todo o universo da mesma forma que a semente da árvore contém virtualmente a
árvore adulta. Esta semente se materializa em árvore do mundo, e cada sefira é
uma palavra divina.
Nota:
1. Os bordos são árvores que atingem de 10 a 40 metros de altura. Existem
aproximadamente 125 espécies, a maioria das quais nativas da Ásia, mas várias
espécies também ocorrem na Europa, África setentrional e América do Norte.
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