A ESPADA!
por H. P. Blavatsky
No mundo profano, tem-se o costume de considerar a espada como uma tradição essencialmente guerreira e portanto, motivo de temor . Não se pode contestar que existe um aspecto guerreiro neste símbolo; porém, seu sentido esotérico transcende seu caráter de violência e é encontrado em várias Ordens e crenças religiosas, tais como no Islamismo, Cristianismo, bem como na maior parte das demais tradições.
A própria tradição Hindu, que não poderíamos chamar de essencialmente guerreira, possui também esse símbolo, como cita-nos o Bhagavad-Gita.
Segundo a Doutrina Islâmica, no domínio social, ouso da espada na guerra, é válida enquanto dirigida contra aqueles que perturbam a ordem e unicamente, com o objetivo de reconduzi-los a essa ordem.
É claro que por conta dessa premissa, muito sangue inocente já tingiu a terra; pois a decisão do que está fora ou dentro da Ordem, geralmente é decidida por extremistas, sejam muçulmanos, católicos, protestantes, etc.
por H. P. Blavatsky
No mundo profano, tem-se o costume de considerar a espada como uma tradição essencialmente guerreira e portanto, motivo de temor . Não se pode contestar que existe um aspecto guerreiro neste símbolo; porém, seu sentido esotérico transcende seu caráter de violência e é encontrado em várias Ordens e crenças religiosas, tais como no Islamismo, Cristianismo, bem como na maior parte das demais tradições.
A própria tradição Hindu, que não poderíamos chamar de essencialmente guerreira, possui também esse símbolo, como cita-nos o Bhagavad-Gita.
Segundo a Doutrina Islâmica, no domínio social, ouso da espada na guerra, é válida enquanto dirigida contra aqueles que perturbam a ordem e unicamente, com o objetivo de reconduzi-los a essa ordem.
É claro que por conta dessa premissa, muito sangue inocente já tingiu a terra; pois a decisão do que está fora ou dentro da Ordem, geralmente é decidida por extremistas, sejam muçulmanos, católicos, protestantes, etc.
No entanto, este aspecto do uso da espada é o
chamado pelos próprios Islamitas como o menos essencial.
Existe outro aspecto em que ela simboliza: a luta que o homem deve conduzir
contra os Inimigos da Luz e contrários à ordem e à Unidade de Deus.
A guerra sempre estabeleceu o equilíbrio e a harmonia (ou justiça) e assim, proporcionou a unificação de certo modo, dos elementos em oposição entre si.
A guerra sempre estabeleceu o equilíbrio e a harmonia (ou justiça) e assim, proporcionou a unificação de certo modo, dos elementos em oposição entre si.
Isso quer dizer que o seu fim normal e sem
dúvida sua única razão de ser, é a paz que só pode ser verdadeiramente obtida
pela submissão à vontade divina, colocando cada elemento em seu lugar com a
finalidade de fazê-los todos concorrerem para a realização consciente de um
mesmo Plano.
Citando novamente a Tradição Islâmica, existe uma frase de seu Profeta, que era pronunciada toda a vez que o exército muçulmano voltava de uma expedição contra os inimigos exteriores: -RAJÂNA MIN EL JIHÂDIL-AÇGHAR ILA L-JIDÂDILAKBAR. (Voltamos da Pequena Guerra Santa para a Grande Guerra Santa).
Citando novamente a Tradição Islâmica, existe uma frase de seu Profeta, que era pronunciada toda a vez que o exército muçulmano voltava de uma expedição contra os inimigos exteriores: -RAJÂNA MIN EL JIHÂDIL-AÇGHAR ILA L-JIDÂDILAKBAR. (Voltamos da Pequena Guerra Santa para a Grande Guerra Santa).
Se a guerra exterior era apenas a Pequena
Guerra Santa é porque só tinha uma pequena e secundária importância, em face da
Grande Guerra Santa que era a guerra interna travada dentro de cada um, contra
seus próprios demônios.
A Grande Guerra Santa visa purificar o Templo
Interior de cada Guerreiro.
É evidente, nessas condições, que tudo o que
serve à guerra exterior, pode ser tomado como símbolo no que se refere à guerra
interior, o que é o caso em particular e em especial, da espada.
Podemos acrescentar que a espada é em geral associada ao relâmpago ou considerada como derivada dele, o que representa de modo sensível, a forma bem conhecida da ESPADA DE LUZIU FLAMEJANTE (se entendermos que é o símbolo da Luz) ou, FLAMÍGERA (se entendermos que sua Luz é apenas reflexo da Luz do guerreiro que a empunha).
Podemos acrescentar que a espada é em geral associada ao relâmpago ou considerada como derivada dele, o que representa de modo sensível, a forma bem conhecida da ESPADA DE LUZIU FLAMEJANTE (se entendermos que é o símbolo da Luz) ou, FLAMÍGERA (se entendermos que sua Luz é apenas reflexo da Luz do guerreiro que a empunha).
Lembramos porém que, todo símbolo verdadeiro
encerra sempre uma pluralidade de sentidos que longe de se excluírem ou de se
contradizerem, harmonizam-se e complementam-se mutuamente; portanto, o assunto
não está encerrado; apenas analisado sob alguns aspectos.
A espada representa também, o poder da palavra; do Verbo Divino ou de uma de suas manifestações.
A espada representa também, o poder da palavra; do Verbo Divino ou de uma de suas manifestações.
Quanto ao gume duplo, representa
o duplo poder criador e destruidor desta palavra.
Esse simbolismo é válido ainda para todo o
conjunto de forças cósmicas, de modo que sua aplicação à palavra, é apenas um
caso particular, mas que, em razão da concepção tradicional do Verbo e de tudo
o que nela implica, pode ser tomado para representar em seu conjunto, todas as
outras aplicações possíveis.
A espada é associada também ao raio provocado
pelas nuvens, ao raio solar e também (assim como a lança), ao eixo do mundo.
A dualidade de seu gume por estar associada ao
próprio sentido do eixo, refere-se mais diretamente às duas correntes inversas
da Força Cósmica; ou, mais conhecidas como os Lados Claros e Escuros da Força.
Este simbolismo axial nos reconduz à ideia de harmonização concebida como A Meta da Guerra Santa, quer interior, quer exterior, pois o eixo é o lugar em que todas as oposições se reconciliam e desvanecem, entrando em equilíbrio perfeito. Assim, sob este ponto de vista, a espada não apenas representa um meio mas também o próprio fim a alcançar.
Este simbolismo axial nos reconduz à ideia de harmonização concebida como A Meta da Guerra Santa, quer interior, quer exterior, pois o eixo é o lugar em que todas as oposições se reconciliam e desvanecem, entrando em equilíbrio perfeito. Assim, sob este ponto de vista, a espada não apenas representa um meio mas também o próprio fim a alcançar.
Na Idade Média, a espada era o Símbolo do Guerreiro; a distinção máxima que alcançavam apenas os nobres
de título ou profissão.
O Bushidô ou Código do Guerreiro Japonês,
ensinava que um Samurai deveria portá-la com sua lâmina, impecavelmente polida,
o que significaria refletir em sua arma, sua própria alma, limpa e pura; sem
nódoas e de forma alguma poderia temer a morte mais do que a desonra de um ato
indigno ou covarde. Sua honra, formada pelo seu Bushidô, seria sua testemunha.
Aliás, esta premissa é, ditas em outras palavras, a primeira instrução ministrada ao Iniciado.
Aliás, esta premissa é, ditas em outras palavras, a primeira instrução ministrada ao Iniciado.
Os Guerreiros, tanto da Idade
Média como atual, tinham e têm na espada, o seu símbolo máximo de honra; não
porque seja uma arma que ceifa vidas humanas, mas porque é um símbolo utilizado
em defesa de um Código de Honra fundamentado em ensinamentos de seu Templo ou
Círculo Interno.
A posse da espada, não significa de forma
alguma o direito absoluto de uso indisciplinado ou sua ostentação arrogante. Um
Samurai tinha o direito de decapitar um vassalo apenas para verificar se o seu
Katana estava afiado; porém tinha também a obrigação de dar a própria vida em
defesa destes mesmos homens que viviam sob sua proteção.
Era a harmonia dos contrários.
Era a harmonia dos contrários.
Tanto nestas épocas remotas como
em nossa atualidade, a partir do momento em que nosso Poderoso Círculo Interno
de Força Luz e Poder, adquire o direito ao seu símbolo máximo, representado
pela espada, torna-se na realidade, um
Guerreiro da Luz, cuja sublime missão é projetar em sua lâmina translúcida de
pureza, todo o seu Esplendor, tornando-se então um Guia, cuja missão principal
é mostrar aos menos afortunados o verdadeiro caminho para o retorno à Unidade
de Deus e toda a Glória de seu Templo.
Cada Guerreiro, desde a Era Feudal até a de
Aquário, deve desejar sua espada esforçando-se por merecê-la e quando houver
atingido este objetivo fazer jus à honra de possuí-la; pois, a partir deste
momento, ele não será mais um homem comum.
O Guerreiro e seu símbolo sintetizam de algum
modo, os dois aspectos de Tudo em suas significação Total.
Extraído do livro
"A Doutrina Secreta"
de H. P. Blavatsky
Colaboração: Lescan
Extraído do livro
"A Doutrina Secreta"
de H. P. Blavatsky
Colaboração: Lescan
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