Artigos e Informações ligados ao Rosacrucianismo

sexta-feira, 1 de maio de 2020

SÓ O AMOR!

A imagem pode conter: 1 pessoa


SÓ O AMOR!

Muitas vezes tudo o que nós precisamos é de um toque carinhoso, de um colo e um abraço sem palavras ou motivos.

Há sentimentos que em alguns momentos, nos queimam por dentro, que gritam em nossas mentes e querem de uma vez por todas sair de dentro da gente. Quando isto acontece, quando você deixa "pendências" em aberto a serem resolvidas, toda a sua ansiedade acaba saindo do seu interno e refletindo em todo o seu exterior.

A cura para todos os males é o AMOR, mas para que este tratamento seja eficaz e rápido, é necessário que aja reciprocidade nele.

Existem palavras e gestos que nos tocam a alma e suavizam os nossos dias preenchendo tudo o que demais que ainda nos falta.

 Incertezas, lutas diárias, decepções, sentimentos de que alguém está sendo ingrato contigo, sensação de perda, recomeçar, renascer outra vez... Precisamos aprender a doar mais sorrisos, pois assim receberemos mais sorrisos também.

Dar mais amor, receber mais amor, isso precisa virar rotina.

O amor é o remédio para a tristeza, que não tem preço, nem prazo de validade.

Você precisa se amar mais, cuidar mais de ti, amar o teu próximo e permitir-se também ser amado, quando alguém estiver te amando.

Thaís Fernanda

ME DEI UM TEMPO...!



A imagem pode conter: 2 pessoas
ME DEI UM TEMPO...!
ME DEI
A partir do próximo amanhecer...Hoje “me dei um tempo” para pensar na vida.
Na minha vida!!!
Decidi então que a partir do próximo amanhecer, vou mudar alguns detalhes para ser a cada novo dia, um pouquinho mais feliz.
Para começar, não vou mais olhar para trás.
O que passou é passado, se errei, agora não vou conseguir corrigir.
Então, para que remoer o que passou?
Refletir sobre aqueles erros sim e então fazer deles um aprendizado para o “meu hoje”...
Nem todas as pessoas que amo, retribuem meus carinhos como “eu” gostaria... E daí?
A partir do próximo amanhecer vou continuar a amá-las, mas não vou tentar mudá-las.
Pode ser até que ficassem como eu gostaria que fossem, e deixassem de ser as pessoas que eu amo.
Isso eu não quero.
Mudo eu...
Mudo meu modo de vê-las.
Respeito seu modo de ser.
Mas não pense que vou desistir de meus sonhos!!!
Imagine!!!
A partir do próximo amanhecer, vou lutar com mais garra para que eles aconteçam.
Mas vai ser diferente.
Não vou mais responsabilizar a mais ninguém por minha felicidade.
EU VOU SER FELIZ!!!
Não vou mais parar a minha vida porque o que desejo não acontece, porque uma mensagem não chega, porque não ouço
o que gostaria de ouvir.
Vou fazer meu momento...
Vou ser feliz agora...
Terei outros dias pela frente!!!
Nunca mais darei muita importância aos problemas, que não tenho conseguido resolver.
A partir do próximo amanhecer, vou agradecer a Deus, todos os dias por me dar forças para viver, apesar dos meus problemas.
Chega de sofrer pelo que não consigo ter, pelo que não ouço ou não leio.
Pelo tempo que não tenho e até de sofrer por antecipação, pensando sempre, apenas no pior.
A partir do próximo amanhecer,só vou pensar no que tenho de bom.
Meus amigos,nunca mais precisarão me dar um ombro para chorar.
Vou aproveitar a presença deles para sorrir, cantar, para dividir felicidade.
A partir do próximo amanhecer vou ser eu mesmo.
Nunca mais vou tentar ser um modelo de perfeição.
Nunca mais vou sorrir sem vontade ou falar palavras amorosas por que acho que sei o que os outros querem ouvir.
A partir do próximo amanhecer vou viver minha vida...SEM MEDO DE SER FELIZ.
Vou continuar esperando.
Não, não vou esquecer ninguém.
Mas...
A partir do próximo amanhecer,quando a gente se encontrar,com certeza,vou te dar “aquele” abraço bem apertado, e com toda
sinceridade dizer...
ADORO VOCÊ e tenho muito amor para lhe dar.

SABEDORIA!


A imagem pode conter: 2 pessoas, céu, ar livre e natureza

SABEDORIA!


Que os teus olhos sejam
dois sóis olhando a luz
da vida em cada amanhecer.
Que cada dia seja um novo recomeço,
onde tua alma dance na luz.
Que em cada passo teu fiquem marcas
luminosas de tua passagem em cada coração.
Que em cada amigo o teu coração faça festa,
que celebre o canto da amizade profunda,
que liga as almas afins.
Que em teus momentos de solidão e cansaço,
esteja sempre presente em teu coração
a lembrança de que tudo passa e se transforma,
quando a alma é grande e generosa.

Sabedoria Celta

A PACIÊNCIA!


A PACIÊNCIA!
Como todas as virtudes inerentes à alma humana, a paciência contribui para o nosso bem-estar e facilita nossas relações com os outros. Por isso pessoas pacientes são ao mesmo tempo uma boa companhia para si mesmas e para os outros. Sabendo perfeitamente que a vida é feita de imprevistos que retardam algumas consecuções ou geram contratempos que independem de sua vontade pessoal, elas sabem esperar e se adaptar às circunstâncias, o que constitui uma forma de autodomínio. Ao contrário, os impacientes se irritam quando as coisas não se desenrolam como previsto, especialmente quando sofrem algum atraso em suas atividades, profissionais ou outras. Assim agindo eles perturbam inutilmente sua harmonia interior e se colocam num estado mental e emocional negativo, o que quase sempre atrai para eles uma série de desgostos.
A paciência está seguramente ligada à importância que cada um dá ao tempo. A partir do momento em que faz dele um elemento fundamental de sua vida, a pessoa só pode mesmo sentir-se perdida quando não mais o domina. Por extensão, a impaciência se manifesta quando se tem a sensação de “perder tempo”, quer esta sensação tenha fundamento ou não.
À ideia de ter de esperar ou de não poder fazer o que havia previsto num dado momento, o impaciente se exaspera, se estressa e, muitas vezes, torna-se desagradável para com os que o cercam. Ao invés de se adaptar às circunstâncias e aceitá-las filosoficamente, ele as rejeita e se lhes opõe, criando com elas uma relação conflituosa da qual não pode sair vencedor.
Posto que a paciência é uma virtude da alma, a impaciência é por oposição uma fraqueza do ego, isto é, do nosso Eu objetivo, como aliás é o caso de todos os defeitos da natureza humana. Para sermos mais exatos, ela revela incapacidade para viver o momento presente, principalmente quando este é desagradável. Portanto, ser paciente é fazer abstração do futuro, especialmente quando o fato de pensar no futuro suscita em nós desgostos ou ideias negativas em relação à situação presente. Em outras palavras, é sermos capazes de transmutar uma espera em um estado de consciência em que não tenhamos a sensação de nos aborrecermos ou de “perdermos tempo”. Como? Esquecendo todas as razões que poderiam justificar nossa impaciência e nos concentrando, a despeito de tudo, em pensamentos positivos e construtivos.
Em última análise, há tantas razões para nos mostrarmos pacientes quantas circunstâncias em que somos obrigados a esperar ou enfrentar. contratempos. Seja como for, a impaciência nada resolve, já pelo fato de que não pode reduzir as horas, os dias, as semanas, os meses ou os anos. Ao contrário, ela mostra nossa incapacidade para dominar o tempo ou, mais exatamente, a compreensão objetiva que dele temos.
Assim, ao invés de nos impacientarmos inutilmente, devemos extrair da nossa vontade a força para aproveitarmos essa espera ou esse contratempo para refletir sobre coisas positivas ou até para meditar sobre temas filosóficos. Em segundo lugar, é verdade que “Quem espera sempre alcança”. Seja no plano material ou no espiritual, precisamos, portanto, confiar na Divina Providência e partir do princípio de que tudo chega a seu tempo, no momento em que estamos prontos para tirar das coisas as lições mais úteis à nossa evolução interior.


Arquivos da A MORC

CÂNTICO DO IRMÃO SOL!





CÂNTICO DO IRMÃO SOL!

Expressando a experiência espiritual de São Francisco de Assis, o Cântico do Irmão Sol foi criado no final da vida do santo, provavelmente em 1224, isto é, dois anos antes de sua morte. Francisco se achava enfraquecido pela doença e quase cego, mas sua poderosa alma se expressou, pela última vez, na poesia mística que ele tanto gostava. Ouçamos esse belo exemplo de invocação mística:
Altíssimo, onipotente, bom Senhor, teus são o louvor, a glória, a honra e toda a bênção. Só a ti, Altíssimo, são devidos; e homem algum é digno de te mencionar.
Louvado sejas, meu Senhor, com todas as tuas criaturas, especialmente o senhor irmão Sol, que clareia o dia e com sua luz nos alumia. E ele é belo e radiante com grande esplendor: de ti, Altíssimo, é a imagem,
Louvado sejas, meu Senhor, pela irmã Lua e as Estrelas, que no céu formaste claras e preciosas e belas.
Louvado sejas, meu Senhor, pelo irmão Vento, pelo ar, ou nublado ou sereno, e todo o tempo, pelo qual às Tuas criaturas dás sustento.
Louvado sejas, meu Senhor, pela irmã Água, que é mui útil e humilde e preciosa e casta.
Louvado sejas, meu Senhor, pelo irmão Fogo pelo qual iluminas a noite. E ele é belo e jucundo e vigoroso e forte.
Louvado sejas, meu Senhor, pela nossa irmã e mãe Terra, que nos sustenta e governa, e produz frutos diversos e coloridas flores e ervas.
 Louvado sejas, meu Senhor, pelos que perdoam pelo teu amor, e suportam enfermidades e tribulações. Bem-aventurados os que as sustentam em paz, que por ti, Altíssimo, serão coroados.
Louvado sejas, meu Senhor, por nossa irmã Morte corporal, da qual homem algum pode escapar. Ai dos que morrerem em pecado mortal! Felizes os que ela achar conformes à Tua santíssima vontade, porque a morte segunda não lhes fará mal!
 Louvai e bendizei a meu Senhor, e dai-lhe graças e servi-o com grande humildade.
A ORAÇÃO MÍSTICA DE SÃO FRANCISCO
Muitas orações, de várias religiões, por serem repetidas tantas vezes, bloqueiam seu significado místico para aquele que as repete sem meditar sobre seu significado. É o que ocorre com a Oração de São Francisco, o qual foi, acima de tudo e independente de sua religião, um místico universal, admirado em todo o mundo. Meditemos, pois, sobre a mensagem maior que ele nos deixou, que mais do que cristã, é testemunho da verdade imutável, à qual todo místico presta fidelidade.
Senhor, fazei de mim um instrumento de vossa paz;
Onde houver ódio, que eu leve o amor;
Onde houver discórdia, que eu leve a união;
Onde houver dúvidas, que eu leve a fé;
Onde houver erros, que eu leve a verdade;
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão;
Onde houver desespero, que eu leve a esperança;
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria;
Onde houver trevas, que eu leve a luz.
Ó Mestre, fazei com que eu procure mais consolar, que ser consolado;
Compreender, que ser compreendido;
Amar, que ser amado;
Pois é dando que se recebe;
É perdoando, que se é perdoado;
E é morrendo que se vive para a vida eterna.

A PAZ DO CORAÇÃO



A  PAZ DO CORAÇÃO.

A paz do coração está ligada à vida emocional e sentimental. É óbvio que essa paz é impossível de ser adquirida por todos aqueles que abrigam pensamentos de ódio, maldade, inveja, ciúme, vingança, intolerância e demais sentimentos que os tornam escravos de si mesmos.
Esses sentimentos criam desordens emocionais muito destrutivas. Na verdade, dão margem a uma forma de envenenamento mental que afeta o equilíbrio do nosso corpo psíquico e, por consequência, a harmonia do corpo físico.
Esse veneno emocional é, como vemos, um inimigo, tanto para a paz do coração quanto para a paz do corpo. Por consequência, ele vai levando progressivamente à autodestruição do Ser.
Muito raros são os seres humanos que nunca passam ou nunca passaram pela experiência da guerra interior, provocada pelos pensamentos negativos.
Temos os meios para neutralizar o efeito destrutivo de nosso pensamento negativo e, o que é extremamente importante, a possibilidade de nos proteger de pensamentos maus que outras pessoas possam ter a nosso respeito.
Quando for necessário anular as consequências nocivas de nossos próprios pensamentos discordantes, basta reconhecê-los pelo que são no momento em que surgem em nossa mente e transformá-los em pensamentos positivos e construtivos.
Não se combate um pensamento negativo reprimindo-o ou criando uma relação de forças com ele. É muito mais produtivo trazê-lo à luz, analisá-lo, aceitá-lo e substituí-lo por um pensamento de natureza oposta.
Querer combater frontalmente nossos pensamentos negativos seria atribuir-lhes uma importância ainda maior, mais forte presença, além de acentuar seus efeitos perniciosos.
É mais sábio substituí-los por pensamentos construtivos, realizando assim uma transmutação mental e emocional.
Nesse sentido, a prece é a chave do coração, que nos possibilita levar a bom termo essa alquimia mental e emocional. Assim, quando percebermos um pensamento de ódio, nem que seja só por um segundo, devemos entronizar um pensamento de amor em nosso coração e ali mantê-lo por vários instantes.
Se a sombra do ciúme ou da inveja paira sobre nós, devemos substitui-la pela luz da alegria compartilhada. Se o espectro da vingança se desenha por trás de nossas emoções, devemos transformá-la em uma imagem vívida de perdão.
Efetuando sistematicamente essa substituição mental e emocional, neutralizamos os efeitos destrutivos de nossos próprios pensamentos negativos e vivenciamos a Paz do Coração.
Quando nos sentirmos agredidos por pensamentos negativos que outras pessoas abriguem a nosso respeito, cabe-nos ignorá-los, ou, no mínimo, negar-lhes uma importância tal que eles acabem por suscitar em nós pensamentos igualmente negativos, o que nos tornaria vítimas e cúmplices da maldade alheia e faria de nós mesmos os culpados por nosso próprio envenenamento mental.
Ao invés disso, envolvamo-nos com o manto místico que nos torna insensíveis aos ataques da ignorância e façamos o bem sem nos preocuparmos com o que corações inimigos possam pensar de nós.
Estas poucas sugestões se referem à responsabilidade que assumimos quando deixamos a guerra mental e emocional corroerem a paz do nosso coração. Essa paz, não obstante, pode ser também lesada por acontecimentos problemáticos que não foram necessariamente causados por nós.
A vida de todos nós, desde o nascimento até a morte, é marcada por dores de diferentes graus, que perturbam consideravelmente nosso equilíbrio interior.
 A falta de afeto, as decepções sentimentais, a dor das separações, o profundo desalento que advém da perda de um ente querido, são problemas emocionais que afetam a paz do coração. Nesse caso, devemos ir buscar na espiritualidade o conforto de que tanto necessitamos.
Por outro lado, uma vez que recebemos, na medida em que damos, temos o dever de irradiar pensamentos de amor, compaixão e conforto para todos os que sofrem em seu coração, para auxiliá-los a realizar com êxito a alquimia emocional, que lhes propiciará a paz do coração, e, algum dia, a volta da alegria de viver.

A CHAMA SAGRADA DA ROSACRUZ!




A Chama Sagrada da Rosacruz


 Luiz Carlos Mariano de Lima,  FRC
Quando um estudante Rosacruz persiste no caminho da senda Rosacruz, o que ele busca? O que vai encontrar?
Somente ao longo de todo o processo iniciático, dos estudos do lar, meditações, harmonizações e experimentos praticados poderá chegar a alguma resposta de sua busca…
O convívio tolerante e amigável com outros rosacruzes, vai lhe mostrar que a senda Rosacruz tem universalmente uma chama sagrada simbolizada por Luz, Vida e Amor.
A Luz nos conclama à chama da volta para nós mesmos, ilumina por vezes nossos caminhos, mostra que nosso livre arbítrio produz atalhos e faz que por vezes sejamos seres errantes, mas também faz que sejamos cada vez mais conscientes.
A Vida, nos fará voltarmos para nosso Eu Interior, valorizarmos nosso corpo, templo da Alma Universal, pois é através dele que o cadinho alquímico do Amor interage e conspira junto com todo Universo e suas leis naturais.
Mas isso depende muito mais da humildade do buscador ou buscadora, do que da própria organização visível da Rosacruz.
Caro leitor, viver a vida plenamente só é possível quando nos reconhecemos e vemos no outro os nossos próprios dilemas, anseios, sofrimentos, tristezas e alegrias. Ver-se no outro é tarefa árdua e deve ser feita no silêncio.
O Amor. Já afirmou sabiamente Osho, místico espiritualista moderno: “Quem nunca amou, jamais conheceu a Deus
Amar é tão difícil como se imagina ser fácil, veja o exemplo na vida de alguns humanos que vivenciaram a Luz. Eles conheceram a sublimidade e poder de transformação do Amor no mundo: Jesus, Buda, Gandhi, S. Francisco de Assis, Joana Dárc, Francisco Xavier, Madre Teresa entre muitos outros.
Amar através da luz que ilumina caminhos humanos é um desafio para nossas vidas aqui na terra. Amar sem possuir o ser amado, amar sem julgar o próximo, amar sem condenar os erros e pecados humanos, pois quem ama perdoa. Amar sem culpa, amar sem exigir afeição. Amar por amar na plenitude da vida aqui e agora, segundo a segundo, cada minuto que vivermos hoje é um desafio milenar.
E somente quando essa chama sagrada estiver cada vez mais plena em cada um de nós, quando a humanidade descobrir o poder da chama sagrada e exercê-la, não haverá mais guerras, fome, doenças, pestes, pois estaremos todos a serviço do AMOR UNIVERSAL…
E conheceremos assim a face do Deus de nosso coração em nossa face!
Assim seja!