Artigos e Informações ligados ao Rosacrucianismo

quinta-feira, 28 de maio de 2015

DEMONSTRE SUA DOÇURA...!


DEMONSTRE SUA DOÇURA...! 

Às vezes, fico me perguntando porque é tão difícil ser transparente... 
Costumamos acreditar que ser transparente é simplesmente ser sincero, não enganar os outros. Mas ser transparente é muito mais do que isso. É ter coragem de se expor, de ser frágil, de chorar, de falar do que a gente sente...
Ser transparente é desnudar a alma, é deixar cair as máscaras, baixar as armas, destruir os imensos e grossos muros que insistimos tanto em nos empenhar para levantar... Ser transparente é permitir que toda a nossa doçura aflore, desabroche, transborde. 
Mas infelizmente, quase sempre, a maioria de nós decide não correr esse risco. Preferimos a dureza da razão à leveza que exporia toda a fragilidade humana. Preferimos o nó na garganta às lágrimas que brotam do mais profundo de nosso ser...
Preferimos nos perder numa busca insana por respostas imediatas a simplesmente nos entregar e admitir que não sabemos, que temos medo!!! 
Por mais doloroso que seja ter de construir uma máscara que nos distancia cada vez mais de quem realmente somos, preferimos assim: manter uma imagem que nos dê a sensação de proteção. 
E assim, vamos nos afogando mais e mais em falsas palavras, em falsas atitudes, em falsos sentimentos... Não porque sejamos pessoas mentirosas, mas apenas porque nos perdemos de nós mesmos e já não sabemos onde está nossa brandura, nosso amor mais intenso e não-contaminado..
Com o passar dos anos, um vazio frio e escuro nos faz perceber que já não sabemos dar e nem pedir o que de mais precioso temos a compartilhar... doçura, compaixão... a compreensão de que todos nós sofremos, nos sentimos sós, imensamente tristes e choramos baixinho antes de dormir, num silêncio que nos remete a uma saudade desesperada de nós mesmos... daquilo que pulsa e grita dentro de nós, mas que não temos coragem de mostrar àqueles que mais amamos.
Porque, infelizmente, aprendemos que é melhor revidar, descontar, agredir, acusar, criticar e julgar do que simplesmente dizer: “você está me machucando... pode parar, por favor!”. 
Porque aprendemos que dizer isso é ser fraco, é ser bobo, é ser menos do que o outro. Quando, na verdade, se agíssemos com o coração, poderíamos evitar tanta dor, tanta dor...
 Sugiro que deixemos explodir toda a nossa doçura. Que consigamos não prender o choro, não conter a gargalhada, não esconder tanto o nosso medo, não desejar parecer tão invencíveis...
 Que consigamos não tentar controlar tanto, responder tanto, competir tanto... Que consigamos docemente viver... sentir, amar...
Pensemos nisto com carinho!
Sil

SÓ AMOR NO CORAÇÃO!


SÓ AMOR NO CORAÇÃO!

Não sei se o seu tempo na vida vai ser suficiente para você ser e fazer tudo o que deseja.
Mas sei que nada do que vivemos tem sentido se não tocamos o coração das pessoas, se nossa lembrança não desperta saudade no coração dos amigos, se, quando partimos, não deixamos no outro a esperança da nossa volta.
Muitas vezes basta ser: colo que acolhe, braço que envolve, palavra que conforta, silêncio que respeita, alegria que contagia, lágrima que manifesta a emoção, olhar que acaricia, amor que aquece e fortalece.
E isso não é coisa do outro mundo, é o que dá sentido à vida.
É o que faz com que ela não seja nem curta, nem longa demais, mas que seja intensa, verdadeira, gostosa... enquanto durar.
Se você quer amor... ame! Você sabe amar? Sabe respeitar o que lhe contam? Sabe ouvir sem criticar? Sabe aceitar sem restrição?
Nada preenche o coração, a não ser o Amor, a Amizade.
O agasalho aquece o corpo, lindas roupas o embelezam, mas o que aquece a alma, o que faz brilhar o olhar, o que dá vontade de continuar é o Amor...
 Só o Amor!!!

BELEZA INVISÍVEL!

Beleza Invisível...!
Feito o arado que rasga a terra, a passagem do tempo deixa sulcos na alma e no rosto.
“As viagens sucedem-se e acumulam-se como as gerações; Entre o neto que foste e o avô que serás, que pai terás sido?” 
A única coisa que nós temos de fato é a vida. E com ela podemos fazer tudo, ou nada.
Pais, filhos e netos.
Buscar uma experiência de significação, trilhar a senda do auto aperfeiçoamento.
A vida é um instante, um sopro.
Quantas gerações já vieram e se foram,
quantas ainda virão e igualmente passarão…
Há quem sustente que é o amor das mães que mantém o mundo em seu eixo.
Memórias poéticas e afetivas.
Os pequenos gestos e instantes que se vestem de beleza e ternura o tempo...
O ato de observar é a única chave que abre a porta dos mistérios.
A paisagem de fora nós a vemos com os olhos de dentro.
A paisagem é um estado de alma.
Na realidade, o que vemos está em nós.
Não vemos o que vemos, vemos o que somos…
“Se podes olhar, vê.
Se podes ver, repara.”
Cultivar a quietude do espírito
como potência de transformação.
Ter um olhar capaz de discernir a beleza invisível.
A filosofia oriental nos ensina que
a mais bela imagem não tem forma.
Resgatar a beleza, a poesia e a espiritualidade
capazes de suavizar a nostalgia do Absoluto...
Cativar a via do Silêncio
dentro de nós...
Esta existência terrena é uma
oportunidade de despertarmos
da letargia e do sono.
Esta existência terrena
é a infância da Eternidade...
Uma oportunidade para nos
aproximarmos da Pura Luz
que habita nossa finitude... 
Felizes os que aproveitam
com sabedoria a preciosa
aventura que é o existir.
Feliz o olhar capaz
de discernir a beleza
do invisível...

José Saramago


9 SINAIS QUE FOI EDUCADO POR UMA MÃE PORTUGUESA!


9 sinais que foi educado por uma mãe portuguesa
EU ME LEMBRO...!
Mãe é mãe em qualquer parte do mundo e todas elas amam incondicionalmente os seus filhos. Mas as mães portuguesas possuem algumas peculiaridades que vale a pena ressaltar. Com humor, claro!


1. Você tinha medo de receber a visita do papão se ficasse acordado muito tempo.

É como as mães portuguesas convencem suas crianças irrequietas a irem dormir. Parece que depois de certa hora da noite um monstro chamado papão passa pelas casas. Ele pega nas crianças que ainda não estão a dormir e leva-as com ele para um lugar distante, de onde é impossível regressar.

2. Uma indisposição pode ser resolvida com uma reza e um prato com água e gotas de azeite!

Chama-se benzedura e serve para tratar “mau-olhado”, algo que se pega na rua quando alguém olha com maus pensamentos. E? a causa de muitas indisposições ligeiras sem explicação mais racional. Se o apanhamos, temos que ser benzidos. Caso contrário, não vai passar.

3. Você nunca deita pão fora.

O pão está associado ao cristianismo. É o símbolo do corpo de Cristo. Portugal é um país de forte influência cristã. Mesmo quando a família não é praticante, a mãe recomenda que, se tiver que jogar algum pão fora, tem que beijá-lo antes, para pedir perdão a Deus por maltratarmos seu corpo.

4. Você conhece 1001 maneiras de cozinhar bacalhau.

Bacalhau seco faz parte da cesta básica de Portugal. Cada mãe tem o seu talento especial para cozinhar este peixe, que normalmente é servido em épocas de festas como o Natal ou aniversários. De tanto ver o bacalhau na cozinha em mil variações, acabamos por aprender os truques para realçar seu sabor.

5. Sabe que a coisa vai ficar séria quando alguém o chama pelos seus 2 primeiros nomes.

Quase todo o português tem dois nomes próprios. O segundo só é usado pela mãe, que o junta ao primeiro para nos chamar se fizemos algo de errado.

6. Quando batem as saudades de casa começa a ter desejo de sopa de feijão com couve.

Faz parte do reportório de qualquer mãe. É uma sopa forte que alimenta e aconchega, única no mundo. Quando se viaja muito, é uma excelente forma de matar saudades de casa.




7. Não há remédio melhor que canja de galinha. Para qualquer coisa.

De preferência galinha do campo criada no quintal da vizinha. Cozida com massa de letrinhas e ovo, melhora garantida, mesmo no estado de saúde mais complicado.


8. Você treme quando a sua mãe tira da carteira uma foto sua para mostrar às amigas.

Toda a mãe portuguesa carrega fotografias dos filhos. Normalmente, são do tipo comprometedoras e podem envolver troca de fraldas ou penico. É… desconfortável.


9. Você sabe, não importa a idade ou o tamanho, sempre caber no colo da mamã.

Afinal, ela te ama orgulhosa e incondicionalmente e sempre estará por perto quando você precisar.

É PRECISO CORAGEM!


É PRECISO CORAGEM!

" A vitória não está no fim de cada jornada, e sim em cada curva do caminho que percorremos para encontrá-la...!"

É preciso coragem para levantar e falar... Porém é preciso muito mais coragem para sentar e apenas ouvir. Se confiarmos em nós mesmos, saberemos como vencer.

A União faz a Forca!!!
Comemoremos!
Coloquemos para fora a nossa emoção, dividindo com quem amamos o que estamos vivendo!
Compartilhemos tudo que com certeza, a pessoa que  tanto amamos ficará feliz com a nossa felicidade!

Tem um sonho? Então corramos atrás dele, isso nos fará cada vez mais felizes e realizados, principalmente quando percebermos que as coisas que estão acontecendo em nossa vida, estão favorecendo para que tudo caminhe para dar certo!
Não deixemos que uma lágrima estrague o nosso dia...

Cuidemos da pessoa que amamos, caso vejamos que ela precisa de carinho, não a deixemos sofrer sozinha, tentemos fazer com que ela sinta-se protegida, ou então, choremos junto com ela... Assim quando nós estivermos mal, com certeza ela também nos protegerá e irá derramar as mesmas lágrimas conosco...

Não tomemos conhecimento do que os outros pensam de nós... Acreditemos!  Pois aquela pessoa tão especial que amamos tanto... acredita em nosso potencial.
A solução dos nossos problemas, está dentro de nós.
Pensemos!

Não importa como a vida seja, mas como nós a vivemos!

Jamais tenha espírito de derrotado, pois assim você será derrotado facilmente. Viva com garras e dentes... A única derrota da vida é a fuga diante das dificuldades.

Para obter sucesso e satisfações na vida é importante que tenhamos... organização, responsabilidade, pontualidade, compromisso, aliás... vivamos como se fossemos morrer amanhã e aproveitemos tudo, pois nos próximos minutos tudo pode acontecer!".

terça-feira, 26 de maio de 2015

COMO ENCONTRAR O MESTRE...!


COMO ENCONTRAR O MESTRE...!
Desde os tempos mais remotos, o tema da busca do Mestre é visto como sagrado nas tradições orientais.
Também no Ocidente, todo estudante místico busca um instrutor, um guia, um sistema seguro de orientação.
A teosofia clássica, com sua pedagogia milenar, recomenda examinar com calma e atenção a seguinte pergunta:
“O que é exatamente, buscar o Mestre?”
Em termos práticos, para um aprendiz dotado de bom senso, o Mestre é, fundamentalmente, o seu próprio eu superior.
Se o estudante não encontrar a luz em sua própria consciência, de nada adiantará buscá-la fora de si. Seguir esta ou aquela personalidade externa é quase sempre pior que inútil.
Em compensação, o aprendiz atento reconhece a todos como seus mestres.
Quando alguém sabe aprender, ele aprende com tudo e com cada situação, e não alimenta dependência indevida em relação a qualquer fonte externa de saber.
O verdadeiro Mestre, por sua vez, ensina a aprender, e faz com que o aluno aprenda a aprender conscientemente, a partir da sua interação com todos os seres, inclusive aqueles que não são seus amigos.
O verdadeiro mestre é, pois, transcendente. Ele atua em cada aspecto da vida.
O Mestre dos Mestres é nosso próprio eu superior, a voz da consciência, o centro de paz e a fonte de ética que há no âmago da alma.
A função dos Mestres de Sabedoria que inspiram o movimento teosófico é apenas dar elementos para que os níveis superiores da inteligência humana sejam ativados com autonomia pela consciência de cada um.

 Vamos à procura de nosso Mestre e achá-lo...!

terça-feira, 19 de maio de 2015

O ALTAR DO CORAÇÃO!


O ALTAR DO CORAÇÃO!

Existe um lugar onde podemos nos recolher para descansar da labuta diária.
Um recanto de silêncio e beleza onde nos é possível a reflexão oportuna.
 Uma capela humilde erigida para as nossas orações e uma lareira acesa para aquecer a nossa alma enregelada de dor.
É um refúgio que nos protegerá da agonia momentânea.

Esse lugar que não supomos há muito nos espera...
 Nessa morada segura, onde nos recolhemos, nosso Mestre aguarda nossos passos...
Esse lugar misterioso e insondável é o nosso CORAÇÃO.

Um verdadeiro altar onde as preces se fazem canção de melodia primorosa.
Cada criatura tem um santuário no próprio espírito, onde a sabedoria e o amor de Deus se manifestam, através das vozes da consciência.

 E por recomendação do Mestre, é nesse lugar que devemos entrar em comunhão com nosso Pai, orando no segredo do nosso íntimo, no silêncio de nossas esperanças e aspirações mais sagradas, erguendo em nós mesmos o Santuário Divino da fé e da confiança, onde podemos interpretar sempre a vontade de Deus, com respeito à nossa vida.