Artigos e Informações ligados ao Rosacrucianismo

quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

GALO DOS VENTOS


Resultado de imagem para galo dos ventos


GALO DOS VENTOS!

Nada mais simpático do que ter no telhado de casa um galo indicando a direção dos ventos. Os galinhos acoplados a uma rosa-dos-ventos são colocados na cumeeira e ficam alertas para qualquer mudança de direção dos ventos.
É encontrado em torres de vigia desde o inicio da Idade Média até os tempos atuais.
O Galo, desde tempos ancestrais é conhecido como profeta do tempo, acreditavam os antigos que seu canto afugentava os maus espíritos e as calamidades.
O Galo pode representar diferentes conceitos e ideias, conforme as culturas e as crenças:
- símbolo solar, mensageiro do sol e do dia; - símbolo de virilidade, de espírito independente e de bravura;
- símbolo religioso para cristãos (a Missa do Galo) e muçulmanos;
- símbolo de vida e mensageiro dos deuses em rituais pagãos;
Outro Galo famoso, o lendário Galo de Barcelos presumidamente é oriundo de uma representação do Galo dos Ventos que culminava nas igrejas da região.
Na visão cristã ocidental, O Galo é muito ligado à tradições natalinas, lembra ao clero para manter a vigilância e rememora o arrependimento de São Pedro ao negar O Cristo. Conta-se que a primeira vez que um Galo cantou à Meia Noite foi exatamente na noite em que nasceu Jesus Cristo, num pequeno curral nos arredores de Belém à meia noite. A Missa do Galo teve origem na província espanhola de Toledo por volta do ano 400.
Cada lavrador levava de casa um galo para a igreja, matavam-no e davam aos pobres para o seu almoço de Natal ficar um pouco melhor. Em algumas aldeias espanholas e portuguesas ainda hoje leva-se um galo vivo para a igreja para cantar durante a Missa do Galo, que marca o inicio do Natal.

Compartilhado - Sil

Nenhum comentário:

Postar um comentário