Artigos e Informações ligados ao Rosacrucianismo

terça-feira, 24 de abril de 2012

ANTES DE DESANIMAR...




                                  Antes de desanimar...           

Antes de você desanimar porque fracassou em alguma coisa, pense que somente alcança o sucesso quem insiste, apesar de tudo.
Fred Astaire, o famoso ator que encantou as telas do cinema dançando, ao fazer seu primeiro teste para o cinema, recebeu as informações de que não sabia atuar.
Era careca, dizia o relatório, e ainda dançava um pouco.
O professor de Enrico Caruso dizia que ele não tinha voz e não era capaz de cantar. Acreditando nisso, os pais de Enrico queriam que ele fosse engenheiro. Ele não desistiu e se tornou famoso cantor de ópera, admirado até os dias atuais.
Winston Churchill foi reprovado na sexta série. Somente se tornou Primeiro Ministro da Inglaterra depois dos 60 anos. Sua vida foi cheia de derrotas e fracassos. Mas ele nunca desistiu.
Chegou a dizer um dia: Eu deixaria a política para sempre, se não fosse a possibilidade de um dia vir a ser Primeiro-Ministro. Conseguiu.
E talvez poucos saibam: ele foi prêmio Nobel de literatura em 1953, por suas memórias da Segunda Guerra Mundial.
Walt Disney foi despedido pelo editor de um jornal por falta de idéias. Você pode imaginar tal coisa?
Antes de construir a Disneylândia, foi à falência diversas vezes. Nunca desanimou.
Richard Bach teve recusado a sua história de dez mil palavras por 18 editoras. Era a história de uma gaivota que planava. Uma gaivota chamada Fernão Capelo Gaivota.
Porque ele não desistiu, em 1970 a MacMillan publicou a história e em 5 anos vendeu mais de 7 milhões de exemplares, só nos Estados Unidos.
Rodin era considerado por seu pai como um idiota. Seu tio dizia que ele era um caso perdido. Por três vezes ele foi reprovado na admissão à escola de artes.  Descrito como o pior aluno da escola, Rodin não desistiu e deu ao mundo maravilhas da escultura como O pensador, O beijo e Filho Pródigo.
Chegou a ficar afastado do mundo das artes por dez anos, quando teve uma de suas obras recusada para exposição. Contudo, em 1900, em Paris, foi lhe destinado um pavilhão inteiro para a mostra de 168 trabalhos seus.
Ao morrer, o hotel em Paris, onde viveu seus últimos nove anos de vida, se transformou em Museu Rodin, tendo ele legado suas obras ao Estado.
Assim acontece com todos os que perseguem os seus sonhos, não se permitindo desanimar por fracassos, derrotas ou julgamentos precipitados.
Portanto, se você está a ponto de desanimar... pare um pouco e pense. Logo haverá de descobrir que ainda há muitas tentativas a serem feitas.
Há muita gente a ser procurada, muitos dias a serem vividos e muitas conquistas a alcançar.
Não há limites para quem acredita que pode atingir os seus objetivos, que pode concretizar os seus projetos.
Charles Darwin, conta sua biografia, era considerado por todos seus mestres e por seu próprio pai, um garoto comum e intelectualmente bem abaixo do padrão médio.
Por que não se permitiu desanimar, se transformou no pai da Teoria da Evolução.
Pense nisso e tente outra vez. E outra mais...
Não se deixe abater por críticas, por experiências mal sucedidas. Vá em frente. Tente de novo e verá que os seus esforços alcançarão êxito.

NÃO SOFRA PELO AMANHÃ, ELE VIRÁ DE QUALQUER JEITO...





 
        Não sofra pelo amanhã,  ele virá de qualquer jeito...

A grande preocupação da maioria das pessoas é em relação ao amanhã. Lembro-me de quando criança minha mãe me alertava, para que eu pensasse no amanhã. Acho que acontece com todos nós, sempre alguém da nossa família ou próximo a nós nos alertando pelo tal dia de amanhã.

Essa preocupação armazenou em nosso subconsciente e a cristalizamos a ponto de frear nosso movimento em relação a toda mudança de vida. Ao sinal de qualquer mudança, seja repentina ou não, logo vem a nossa preocupação com o dia de amanhã.

Assim como eu, você deve conhecer pessoas amarguradas no trabalho há anos, sem nunca ter pensado em alguma mudança que fosse benéfica na vida, pessoas que passam 20 anos ou mais no mesmo emprego e naquele trabalho enfadonho e tedioso.
Deve também conhecer pessoas, conformadas com sua vida medíocre, morando há anos na mesma casa, onde nasceu e se criou, e que jamais pensou em mudar-se devido ao medo de sair daquele ritmo de vida, mas sempre reclamando e dizendo-se infeliz, mas não muda (afinal, vai que amanhã não dá certo...)

Óbvio que em nosso país existe uma enorme diferença social e a grande maioria mora mal, não porque assim quer, ou suporta tal emprego porque gosta de sofrer. Falo de pessoas que você também conhece que possuem um horizonte muito curto, mesmo com certa condição social, mas que não admitem nenhuma mudança de vida, de emprego, de marido, de esposa, de bairro, cidade ou país, que vivem a reclamar da vida, mas se conformam por medo do amanhã. De certo modo, é uma posição cômoda, há quem viva assim.

O ponto é: o que irá mudar em sua vida o medo do amanhã? Concorda comigo, que de um jeito ou de outro ele virá? E é muito bom que você esteja nele. Afinal, estar vivo é receber com muita alegria sempre o que a vida nos oferece, exatamente o amanhã... Então, por que o medo, o receio, a preocupação atormentam o seu hoje? Você tem que ser feliz agora, caso contrário, algo está errado.

Medo da mudança, que talvez vá exigir de você um pouco mais de esforço em seu dia-a-dia, medo de amanhã perder o emprego, medo de ir à luta e procurar, quem sabe, um emprego melhor que lhe dê um conforto financeiro, medo de decidir definitivamente a sua felicidade no amor, medo de procurar, talvez, uma casa melhor para morar com a sua família. Quanta infinidade de medo, não?

Acredite o tempo ainda é o melhor remédio para todas as suas aflições, pois é feito do amanhã, não adianta se preocupar ou lutar contra.
O amanhã virá e isso já não é uma vontade sua. É uma vontade divina, foge ao seu controle.
 Refiro-me ao amanhã de todas as criaturas vivas em nosso Planeta Terra, da menor criatura que você possa pensar à maior que você nunca tenha visto.

O que é do seu controle e da sua competência é o fato de lutar, de não ter medo e não se preocupar. Essa sua preocupação mental é que lhe faz sofrer, e consome o seu agora lhe impedindo de ser feliz.
Livre-se disso o quanto antes, não se torne dependente desse ciclo de pessimismo que o aflige. Enquanto você se preocupar com coisas que são pequenas, comparadas à sua existência aqui e agora, irá sempre patinar em seu caminho e sempre irá se considerar uma pessoa infeliz.

Veja! Eu não falo aqui de não pagar suas contas (sei que precisa de um trabalho para educar seus filhos, ter uma vida digna que é um direito de todos) falo de procurar um meio de fazê-lo melhor, de querer progredir na vida, não se preocupando com o amanhã, não tendo medo, enfrentando o que tiver que enfrentar, colocando em prática seus projetos de vida, mudando se achar que tem que mudar.

Falo de passar a comandar a sua vida, com garra, procurando eliminar da sua mente toda negatividade que talvez tenha armazenado em seu subconsciente durante anos. Aquele ranço de uma educação machista e preconceituosa de pessoas que talvez tenham sido infelizes, de fatos que tenham lhe machucado e, quem sabe, não estivessem preparados naquele momento, para enfrentar situações adversas e difíceis.
Como lhe falei...  o tempo ainda é o melhor remédio para todas as aflições; por isso, procure não sofrer pelo amanhã, pois ele virá de qualquer jeito e, é graças a Deus e, principalmente a você, que continua aqui lutando pela vida!

Colaboração de amiga

DEUS, NÃO PERMITA...



            Deus,  não permita...          

Que Deus não permita que eu perca o romantismo, mesmo eu sabendo que as rosas não falam;
Que eu não perca o otimismo, mesmo sabendo, que o futuro que nos espera não é assim tão alegre;
Que eu não perca a vontade de viver, mesmo sabendo que a vida é em muitos momentos dolorosa;
Que eu não perca a vontade de ter grandes amigos, mesmo sabendo que com as voltas do mundo, eles acabam indo embora de nossas vidas;
Que eu não perca a vontade de ajudar as pessoas, mesmo sabendo que muitas delas são incapazes de ver, reconhecer e retribuir esta ajuda;
Que eu não perca o equilíbrio, mesmo sabendo que inúmeras forças querem que eu caia;
Que eu não perca a vontade de amar, mesmo sabendo que a pessoa que eu mais amo, pode não sentir o mesmo sentimento por mim;
Que eu não perca a luz e o brilho no olhar, mesmo sabendo que muitas coisas que verei no mundo, escurecerão meus olhos;
Que eu não perca a garra, mesmo sabendo que a derrota e a perda são dois adversários extremamente perigosos;
Que eu não perca a razão, mesmo sabendo que as tentações da vida são inúmeras e deliciosas;
Que eu não perca o sentimento de justiça, mesmo sabendo que o prejudicado posso ser eu;
Que eu não perca o meu forte abraço, mesmo sabendo que um dia meus braços estarão fracos;
Que eu não perca a beleza e a alegria de ver, mesmo sabendo que muitas lágrimas brotarão dos meus olhos e escorrerão por minha alma;
Que eu não perca o amor por minha família, mesmo sabendo que ela muitas vezes me exige esforços incríveis para manter a sua harmonia;
Que eu não perca a vontade de doar este enorme amor que existe em meu coração, mesmo sabendo que muitas vezes ele será submetido e até rejeitado;
Que eu não perca a vontade de ser grande, mesmo sabendo que o mundo é pequeno;
E acima de tudo…
Que eu jamais me esqueça de que Deus me ama infinitamente, que um pequeno grão de alegria e esperança dentro de cada um é capaz de mudar e transformar qualquer coisa, afinal de contas, a VIDA É CONSTRUÍDA NOS SONHOS E CONCRETIZADA NO AMOR!

Colaboração da Mary.

O PODER DA ESCOLHA!







         O poder da escolha                                        

A todo instante fazemos escolhas em nossas vidas.
Até mesmo o fato de não escolher, já é uma escolha.
Escolhemos sair ou ficar em casa, escolhemos terminar o trabalho hoje ou deixar para amanhã, se queremos andar com fulano ou cicrano…
Tudo na vida é uma questão de escolha.
O fato é que as escolhas têm consequências. Todas as escolhas têm consequências!
O que precisamos avaliar é que ao decidirmos seguir um caminho, realizar um sonho, conquistar uma meta iremos pagar um preço por isso. É uma escolha.
Podemos perder algo, mas também podemos ganhar algo.
A dica é que reflitamos  sobre nossas atitudes, procuremos  ser menos impulsivos e percebamos  que não existe o certo e o errado: tudo é uma questão de valorização pessoal e uma avaliação sobre “o que se ganha e o que se perde com cada escolha que fazemos”.
Não julguemos a escala de valores dos outros, tampouco julguemos suas escolhas, apenas podemos alertá-los que, se estiverem conscientes das consequências, talvez sua vida comece a ter resultados mais acertados a cada dia.
Lembrem-se: Todas as escolhas têm consequências, reflitam antes de agir.
E creiam: Terão mais liberdade de dizer sim ou não para os eventos de sua vida e com certeza irão se arrepender bem menos de resultados diferentes dos esperados.

Colaboração da Mary.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

O PORTAL E A ARTE DA LEVITAÇÃO!


            O Portal e a arte da levitação    

Em algum lugar existe um portal esperando por nós. Será a nossa “grande passagem”, após o longo percurso de nossas vidas, de nossas existências.
Ele deverá nos levar para a outra dimensão, outra realidade, fruto de nossas próprias ações.
Sua passagem, sua ultrapassagem, poderá ser suave, intensa, dolorosa ou imensamente feliz.
Este momento poderá ser rápido ou eternamente demorado.
Ele é diferente para cada um de nós.
Tudo depende, também, das “chaves” que possuirmos. Elas serão como nossas licenças, nossas passagens. Pois, ele se apresentará com um segredo especial e foi construído com partículas de nosso amor e soldados com a força de nossas paixões. Não do amor passional, nem sequer das quimeras de nossos desejos, mas do nosso Amor Incondicional.
Quando partimos, em busca de nós, logo nos tornamos peregrinos. Solitários e nus na via em que nos dispusemos a percorrer. Mas, chegará a hora de retornar e, pelo portal, solitários também teremos que novamente passar.
Só que agora, nas costas teremos um grande saco a carregar. E, nele, entre outros objetos para nós preciosos, guardados estão as chaves deste mesmo enigmático lugar...!
Como procurá-las, sem os objetos e o próprio saco no chão depositar?
Talvez, tenha sido preciso, em nossa caminhada, entre tantas outras coisas, também aprendido fazer levitar...!
Ter tornado suave, leve, cada coisa que algum dia e em algum lugar foi para cada um de nós muito pesado, difícil de carregar. Além, é certo, de certas coisas também saber abandonar..., renunciar.
Portanto, é bom se preparar. O portal pode estar logo ali, a nos esperar!
E nosso saco pesado, ainda farto de coisas que já não devíamos mais carregar!
Se por acaso, seus pés já estão a tocar as pedras desta longa estrada que a ele nos conduz, se apresse em meditar e cuide em aprender, rapidamente, as coisas saber fazer levitar.

DUREZA! - TUAS FLORES!


Tuas Flores!
Deixa tua dureza derreter-se frente ao novo
que te é dado dia após dia.
Aprende a ouvir as águas rolando nos seixos,
elas trazem uma canção que o teu coração 
já conhece... Vê, o vento que balança as folhas 
das árvores é o mesmo que toca tua fronte 
iluminada. Acompanha o vôo do pássaro 
sob o céu e sente, o teu espírito é tão livre 
quanto ele.Sente o silêncio abençoado da 
natureza e permite a ti comungar com ela a 
quietude, a paz que vai em teu ser. 
Olha tuas flores, mistura tuas cores e 
cria teu próprio arco-íris.
Deixa teu coração presente em tuas palavras, 
em tuas decisões, em teus silêncios.
Deixa a saudade vir e te avisar de um 
tempo precioso, onde viveste em liberdade, 
em alegria e vê, ainda é tempo de ser feliz. 
Relembra tua estória, o caminho que fizeste...
Quanto aprendeste, quanto mudaste e, 
quanto ainda há por ser feito...
O tempo não para, ele continua fiel a 
sua natureza. Sê também fiel a tua e resgata 
tuas fontes cristalinas, 
tua alegria generosa, tua confiança no agora, 
tua dança, tua segurança em ti mesmo.
O mundo não tem outro propósito se não o 
de ensinar-te que és a Criança de Deus e para a 
criança de Deus toda a 
criação é presente, todo o amor é dado. 
Descansa Criança, teu jardim ainda é mais 
bonito e floresce mansamente aos olhos 
D´Aquele que tem por alegria olhar, 
amar e cuidar de todas as tuas flores.

( autor desconhecido )



quarta-feira, 18 de abril de 2012

VOCÊ RECLAMA???





                            VOCÊ RECLAMA!
AS ETERNAS E NORMALMENTE INFUNDADAS RECLAMAÇÕES...


Antigamente tudo era melhor...
 

O mundo, hoje, vai mal...
 

O carro não pega...
 

A minha promoção não sai...
 

O sinal ainda está fechado...

Meu time perdeu...

Que calor insuportável...
 

Que frio terrível...
 

Minha mulher só reclama...
 

Meu marido só pensa em futebol...
 

Os amigos sumiram...
 

Essas crianças não param de chorar...
 

A cidade está uma sujeira...
 

Meu chefe não me compreende...
 

O ônibus não aparece...
 

E essa fila que não anda...
 

Ninguém reconhece meu trabalho...
 

Os preços não param de subir...
 

Meu telefone vive enguiçado...
 



QUE VIDA, HEIN!
 

MAIS ALGUMA RECLAMAÇÃO?
 

E se eu tivesse nascido em berço de ouro?
 

E se eu ganhasse uma enorme quantia?
 

E se não existisse tanta gente atrapalhando minha vida?
 

E se eu conseguisse um diploma sem precisar estudar?
 

Por que a gente tem tanta luta e tribulação, tanta dor e sofrimento, transformando a vida num
"Vale de lágrimas"? 

DIFÍCIL, NÃO É MESMO???
 

MAS AGORA PRESTE MUITA ATENÇÃO NESTA SITUAÇÃO...
 

Jesus nasceu num estábulo... EMPRESTADO!
 

Jesus montou num burrico... EMPRESTADO!
 

Jesus multiplicou os pães e peixes num cesto... EMPRESTADO!
 

Jesus utilizou um local para evangelizar... EMPRESTADO!
 

Jesus promoveu um milagre num barco... EMPRESTADO!
 

Jesus foi sepultado em um túmulo... EMPRESTADO!
 



SÓ A CRUZ ERA D'ELE!
 

E Ele nunca reclamou, murmurou e jamais blasfemou.
 

Ele sempre louvou e agradeceu por realizar a vontade do Pai.
 

É preciso aprender dar mais valor às pessoas, coisas e situações que nos são impostas por Deus.
 

Existem dois caminhos:
 

O das lamentações e dos "por que"?
 

 O do  agradecimento, do "Para que Senhor". Seja feita a tua vontade.

Cada um escolhe o seu.
 

Vamos Agradecer!!!


DEUS É SIMPLES
 



DEUS passei tanto tempo procurando o Senhor, não sabia onde estavas.
Olhava o infinito e pensava comigo mesmo:

 Será que Tu existes?

Não Te encontrava, mas prosseguia.
 

Caminhei em vários lugares.

E Tu não estavas.

Senti-me só e desesperado, então deixei de crer.

Na descrença Te ofendi.

Na ofensa, tropecei e caí.

Na queda, senti-me fraco.

Na fraqueza, pedi socorro.

No socorro, encontrei amigos.

Nos amigos encontrei carinho.

No carinho, vi nascer o amor.
 

Com o amor vi um mundo novo.

No mundo novo, resolvi doar-me.
 

Doando-me, recebi.
 

Recebendo, me senti feliz.

Feliz, encontrei a paz.
 

E com a paz foi que Te enxerguei, pois dentro do meu coração é que Tu estavas.

E sem Te procurar.
 

Foi que Te encontrei!

ATITUDE É TUDO!




ATITUDE É TUDO!

Luis é o tipo de cara que você gostaria de conhecer.
Ele estava sempre de bom humor e sempre tinha algo de positivo para dizer.
Se alguém lhe perguntasse como ele estava à resposta seria logo:
 “Se melhorar, estraga."
Ele era um gerente especial em um restaurante, pois seus garçons o seguiam de restaurante em restaurante apenas pelas suas atitudes.
Ele era um motivador nato. Se um colaborador estava tendo um dia ruim, Luis estava sempre dizendo como ver o lado positivo da situação.
Fiquei tão curioso com seu estilo de vida que um dia lhe perguntei:
 “Você não pode ser uma pessoa positiva todo o tempo. Como faz isso?”
Ele me respondeu:
 “A cada manhã, ao acordar, digo para mim mesmo:
Luis, você tem duas escolhas hoje: Pode ficar de bom humor ou de mau humor. Eu escolho! ficar de bom humor.
Cada vez que algo ruim acontece, posso escolher bancar a vítima ou aprender alguma coisa com o ocorrido. Eu escolho aprender algo.
Toda vez que alguém reclamar, pode escolher aceitar a reclamação ou mostrar o lado positivo da vida.”
 “Certo, mas não é fácil" - argumentei.
 “É fácil sim" disse-me Luis. "A vida é feita de escolhas.
Quando você examina a fundo, toda situação sempre oferece escolha.
Você escolhe como reagir às situações. Você escolhe como as pessoas afetarão o seu humor.
É sua a escolha de como viver sua vida.”
Eu pensei sobre o que o Luis disse e sempre se lembrava dele quando fazia uma escolha.
Anos mais tarde, soube que Luis cometera um erro, deixando a porta de serviço aberta pela manhã.
Foi rendido por assaltantes. Dominado, enquanto tentava abrir o cofre, sua mão tremendo pelo nervosismo, desfez a combinação do segredo.
Os ladrões entraram em pânico e atiraram nele.
Por sorte foi encontrado a tempo de ser socorrido e levado para um hospital.
Depois de 18 horas de cirurgia e semanas de tratamento intensivo, teve alta ainda com fragmentos de balas alojadas em seu corpo.
Encontrei Luis mais ou menos por acaso.
Quando lhe perguntei como estava, respondeu:
 “Se melhorar, estraga."
Contou-me o que havia acontecido perguntando:
 “Quer ver minhas cicatrizes?”
Recusei ver seus ferimentos, mas perguntei-lhe o que havia passado em sua mente na ocasião do assalto.
 “A primeira coisa que pensei foi que deveria ter trancado a porta de trás" respondeu. "Então, deitado no chão, ensanguentado, lembrei que tinha duas escolhas:
Poderia viver ou morrer. Escolhi viver!”
 “Você não estava com medo?" Perguntei.
 “Os paramédicos foram ótimos. Eles me diziam que tudo ia dar certo e que ia ficar bom. Mas quando entrei na sala de emergência e vi a expressão dos médicos e enfermeiras, fiquei apavorado. Em seus lábios eu lia: "Esse aí já era". Decidi então que tinha que fazer algo. "
"O que fez?" Perguntei.
 “Bem. Havia uma enfermeira que fazia muitas perguntas. Perguntou-me se eu era alérgico a alguma coisa.”
Eu respondi: "sim".
 “Todos pararam para ouvir a minha resposta. Tomei fôlego e gritei:
“ Sou alérgico a balas!”Entre risadas lhes disse:
“ Eu estou escolhendo viver, operem-me como um ser vive não como morto. "
Luis sobreviveu graças à persistência dos médicos, mas também graças à sua atitude.!
Aprendi que todo dia temos opção de viver plenamente.
Afinal de contas,
 "ATITUDE É TUDO"!

Colaboração da Cris. 

SONHAR...


                                       Sonhar ...

Existem pessoas que só sonham enquanto dormem, por outro lado, conheço as que sonham de várias outras maneiras: Acordadas, lúcidas, planejadoras, conscientes e, sim… também ao dormirem. Qual a diferença entre elas?
As que apenas sonham dormindo correm o sério risco de já não sentirem vontade de viver. São pessoas que muito provavelmente, foram adestradas por seus pais, pelo meio em que vivem, ou foram ignoradas, deixadas de lado, durante o seu período de formação. Elas devem ter ouvido muitas vezes: “Já te disse: não é assim que se faz. Não repita mais isso… siga as minhas instruções”. São pais sem a mínima noção acerca da individualidade dos filhos. E do preparo que estes precisam ter para a vida futura. São pais que se esquecem de passar valores, princípios comportamentais, e eles, desta forma, podem se tornar verdadeiros robôs. Quem é adestrado não sabe sair de uma situação não prevista. Sofre se deprime e pode se tornar refém fácil de um traficante. Refém imediato de qualquer droga que lhe seja oferecida. A droga preenche uma falsa ausência. Na realidade, é a ausência do oco. Quando o efeito se vai, o que fica é uma dificuldade maior para se preencher o vazio da mente.
Mente oca não sonha. Na primeira dificuldade encontrada em sua caminhada, de relacionamento ou profissional, o filho não sabe como se comportar. Sente medo de tudo e não tem a mínima iniciativa.
Já não sonha mais.
Nossas crianças precisam ser PREPARADAS PARA A VIDA.
As que sonham só dormindo não sabem que a vida é Causa e Efeito e que sonhar acordado é, e significa pôr adubo correto em nossa caminhada. Tolher isso de uma criança é crime.
 Duas palavras contaminam nossos sonhos: Não e Medo. Ambas são maldosamente colocadas em nossas mentes. São verdadeiros “cupins” de nossas ações criativas, de nossos sonhos.
Sonhar de dia significa ter conhecimento e sabedoria, que escapam àqueles que só sonham à noite. Neste estágio, sonhar se confunde com planejar. Mas de uma forma vibrante e tranquila. Serena e calma ao mesmo tempo. Um sonhar correto e absoluto. Quem sonha acordado continua vivendo. Cresce, evolui. Sabe distinguir a diferença entre conhecer e saber. Entende que somos o que acreditamos ser. Percebe os acontecimentos à sua volta e cresce com eles. É determinado e não é mais um justificador de seus insucessos. O significado do termo provém de determinar uma ação, ou seja, é a determinação que faz toda a diferença em nossas conquistas tão sonhadas.
Quem atinge objetivos jamais se posiciona como vítima e sabe que é refém da energia que ele próprio produz.
Sonhar é o combustível da alma, da essência, do SER.

AMIZADE SE ESCREVE ASSIM...



Amizade se escreve 
          assim...

Foi durante a Primeira Grande Guerra. Eles eram jovens e a amizade que os unia tinha a ver com alguns momentos de lazer, de música e, sobretudo, de sobrevivência.
Ele não poderia esquecer que devia sua vida a um judeu alemão chamado Erik.
Um ano mais velho que ele próprio, Erik ensinou Hans a tocar acordeão.
Certo dia, o sargento entrou no alojamento perguntando quem tinha letra bonita.
O capitão precisava que fossem escritas umas 12 cartas. Ele estava com reumatismo ou artrite ou algo parecido e não podia escrevê-las.
Ninguém se voluntariou. Erik, no entanto, resolveu indicar o amigo. Falou que ele tinha caligrafia impecável.
Em verdade, a capacidade de redação de Hans era reduzida. Mas ele escreveu as cartas, enquanto o restante dos homens entrava em combate.
Nenhum deles voltou. O corpo de Erik foi encontrado em vários pedaços, numa colina cheia de relva.
Hans guardou o acordeão do amigo e o levou consigo, durante toda a guerra.
Ao regressar para casa, localizou a família de Erik para devolver o instrumento.
A viúva não o quis. Olhar para o instrumento musical lhe trazia memórias ainda mais nítidas do tempo em que ela e o marido davam aulas de música.
Hans tocou para ela, enquanto ela chorava, em silêncio.
Num papel, Hans escreveu seu nome e endereço.
Sou pintor profissional. Pinto seu apartamento de graça, quando a senhora quiser.
Hans se foi, logo após descobrir que Erik deixara um filho pequeno de nome Max.
Mais de 20 anos se passaram. Com a chegada da Segunda Guerra Mundial e a perseguição aos judeus, Max foi ocultado em um depósito por meses a fio, por um amigo alemão.
Contudo, o perigo aumentava dia a dia. Era preciso sair dali.
Max se lembrou de Hans, o amigo de seu pai. E da promessa feita a sua mãe.
Sim, ela nunca precisara da pintura no apartamento. Mas ele precisava de um abrigo.
Um contato foi enviado ao endereço de Hans. Semanas depois, veio a informação: Hans ainda tocava acordeão, o do pai de Max.
Não era filiado ao Partido Nazista. Era pobre, casado e tinha uma criança. Importante: ele lhe mandara um livro. Na capa interna, uma chave. A chave de sua casa.
Assim, nas primeiras horas de uma madrugada silenciosa, na pátria do nazismo, um jovem judeu chegou à casa de Hans.
Colocou a chave na fechadura, entrou na cozinha.
Hans despertou. Desceu os degraus, no escuro.
No escuro encontrou o jovem fugitivo. Fez-lhe café para aquecê-lo.
Depois, o escondeu no porão.
Era uma situação aflitiva. Assustadoramente aflitiva.
Se Hans e a esposa fossem apanhados dando abrigo a um judeu, seriam presos, condenados, talvez mortos.
Nunca mais veriam a criança… Mas Hans fizera uma promessa.
Devia sua vida ao pai daquele jovem. Jamais poderia esquecer isso.

Amizade se escreve de muitas formas. Pode se escrever com l, de lealdade, com g, de gratidão, com c, de coragem.
Mas, principalmente, com a, de amor, sentimento elevado sempre presente nas almas nobres.
Pense nisso!