Artigos e Informações ligados ao Rosacrucianismo

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

CORES E SÍMBOLOS DAS ROSAS.


CORES E SÍMBOLOS DAS ROSAS


Sabiam  que as Rosas são as flores que o homem cultiva há mais tempo?
 Há registros arqueológicos que comprovam o cultivo de grandes roseirais na Ásia, há mais de cinco mil anos.
Se analisarmos suas origens e a imaginarmos em sua forma selvagem e de ocorrência natural, as Rosas são ainda mais antigas.
Há fósseis de Rosas com mais de trinta e cinco milhões de anos.
Com a queda do Império Romano, a  Idade Média e a invasão dos Mouros na Europa, acredita-se que inúmeras variedades de Rosas foram perdidas para sempre.
Só por volta do século VII é que o cultivo  dessas Flores voltaram a ser uma “coqueluche” com o cultivo dos roseirais se tornando um hobby entre os muçulmanos que introduziram novas variedades no continente europeu.
Pelo seu valor medicinal os monges as mantiveram vivas na Idade Média cultivando-as em monastérios e estudando-as com afinco.
Quanto ao seu valor medicinal, as rosas vermelhas são excelentes para problemas de garganta e da boca, também é usada contra a diarréia e a má digestão.
Rosas Brancas eram oferecidas às crianças como forma de curar a prisão de ventre e a inflamação dos olhos. Era feita uma infusão de folhas e pétalas.
Quando Afrodite deu a rosa a seu filho Eros (o deus do amor), as rosas entraram para a história como símbolos do amor e do desejo carnal.
Ao mesmo tempo, Eros entregou a rosa ao deus Harpócrates (o deus do silêncio) como forma de comprar o seu silêncio para os “pulinhos” de Afrodite.
Ao longo dos séculos as rosas se tornaram tanto símbolos de amor, respeito e carinho, como de segredo e luto.
Pois, os romanos, acreditavam que ao espalharem rosas vermelhas sobre os túmulos de seus mortos, os Manes (espíritos dos mortos) eram tranqüilizados e poderiam seguir seu rumo para o mundo dos mortos mais facilmente.
Os ricos romanos destinavam jardins imensos de rosas para que fossem usados em seus túmulos.
O mito romano para o surgimento da Rosa é de uma linda mulher (Rodanthe) ao ser disputada por inúmeros pretendentes,  recusou a todos.
Na batalha que se seguiu, os próprios deuses se sentiram incomodados e a deusa Diana transformou a mulher em uma rosa e os pretendentes em seus espinhos.
As Cores das Pétalas de Rosas também podem simbolizar mensagens que podem transmitir muito de quem presenteia para quem recebe as rosas.
Sendo:
Rosas amarelas – “Felicidade, Amizade” oferecer para mulheres mais jovens.
Rosas cor-de-rosa – “Amizade, Carinho”, oferecer para mulheres mais jovens ou mais velhas.
Rosas cor-de-chá – “Respeito, Admiração” e pode ser oferecida a mulheres de mais idade.
Rosas brancas – “Pureza, Paz” oferecer para mulheres mais jovens.
Rosas laranjas – “Fascínio, Encanto” e pode ser oferecida a mulheres de mais idade.
Rosas na cor champanhe – “Admiração, Reverência” para ser oferecida a mulheres de mais idade.
Rosas vermelhas – expressão direta do dizer “Eu te amo” significando amor e paixão.
Talvez ninguém tenha definido a beleza e todo o simbolismo místico das Rosas quanto William Sheakespeare em Romeu e Julieta:

“Aquilo que chamamos de rosa, com outro nome, seria igualmente doce”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário