LENDA DO TSURU
Reza uma lenda japonesa que se você fizer mil tsurus… e a cada tsuru dobrado você se concentrar, plasmando um desejo a ser realizado… no milésimo origami, tudo aquilo que você desejou, será atendido.
o tsuru é considerado como a dobradura de papel mais perfeita que existe, pois suas dobraduras iniciais [a base] permitem que qualquer outra forma seja feita.
este origami representa o grou – a garça – que é considerado no japão e na china um dos principais símbolos da imortalidade, longevidade… e renascimento cíclico, juntamente com a ameixeira e a cerejeira.
eis mais um aspecto que me fascina no pensamento oriental: ao invés de fazer um pedido, um desejo, uma oração a um deus, sem dar nada em troca… no oriente é costume você trabalhar enquanto deseja… você realizar algo, cumprir uma tarefa enquanto espera aquilo que desejas ser realizado…
mil tsurus, mil desejos… imortalidade. um símbolo tão simples…
o origami – como forma de arte – é a que mais me fascina… através de dobraduras num quadradinho de papel, damos a luz ao nosso cotidiano: temos pessoas…animais, construções… flores…
um quadro em miniatura da nossa vida… um cotidiano que possui uma beleza tão frágil e atemporal…
Pesquisando achei um texto fascinante relacionando o origami à espiritualidade… ao zen.
O autor do texto é David Lister.
Nenhum comentário:
Postar um comentário