Artigos e Informações ligados ao Rosacrucianismo

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

EQUINÓCIOS E SOLSTÍCIOS




       EQUINÓCIOS E SOLSTÍCIOS

    Equinócio é uma palavra que deriva do latim (aequinoctium), e significa “noite igual”, e refere-se ao momento do ano em que a duração do dia é igual à da noite sobre toda a Terra.
           Astronomicamente isto se dá quando a Terra atinge uma posição em sua órbita onde o Sol parece estar situado exatamente na intersecção  do círculo do Equador Celeste com o círculo da Eclíptica; ou seja, instante em que o Sol no seu movimento anual aparente pela Eclíptica, corta o Equador Celeste, apresentando declinação de 0º.

           O Equinócio Outonal (23/09), marca a entrada do outono no hemisfério norte e da primavera no hemisfério sul, chamado também de “Ponto de Libra”; instante em que o Sol passa do hemisfério norte para o hemisfério sul.
Neste período a Terra recebe em ambos os hemisférios a mesma intensidade de luz solar.

      A palavra Solstício, deriva do latim, sol + sistere (solstitium), que significa parado, imobilizado e está associada à idéia de que o Sol estaria como que estacionário.
           Marca a época do ano em o Sol, no seu movimento aparente na esfera celeste, atinge o máximo afastamento angular do Equador.
Todos os dias 22 de setembro há um fenômeno conhecido como equinócio da primavera (ou seja – o dia tem a mesma duração que a noite) no hemisfério sul e equinócio de outono no hemisfério norte.
Os antigos celtas comemoravam a data como algo mágico, o início de um novo ciclo, já que cada estação, para eles, representava um estágio da vida de um de seus deuses e, principalmente, da agricultura.
Essa foto foi tirada ontem e mostra o Sol do equinócio. Talvez os celtas tivessem razão em comemorar: essa paisagem realmente mostra que há algo de mágico no equinócio. [Nasa]





Nenhum comentário:

Postar um comentário