Artigos e Informações ligados ao Rosacrucianismo

segunda-feira, 11 de março de 2019

CONSTRUÇÃO DE NOVA CONSCIÊNCIA!

A imagem pode conter: nuvem, céu, atividades ao ar livre e natureza

CONSTRUÇÃO DE NOVA CONSCIÊNCIA!

 
Para construirmos uma nova consciência, precisamos colocar por terra muitas coisas. Precisamos criar espaço para que ela seja erguida.
Faz-se necessária a desconstrução de muitos paradigmas que carregamos por milênios. Faz-se necessária a desconstrução de crenças e padrões comportamentais que, diga-se de passagem, talvez tenham trazido inúmeros motivos de satisfação para o nosso ego, mas não para a nossa alma.
Construímos o nosso dia a dia a partir dos nossos pensamentos, das nossas emoções.
Isto nos leva a concluir que devemos vigiar a nossa mente para que nela só prosperem os pensamentos de alegria, felicidade, amor e paz.
É o momento de dizermos “xô, xô” às nossas culpas, às nossas cobranças, aos nossos julgamentos.
É o momento de nos conhecermos, sim! De sabermos quem realmente somos! Mas com o grande objetivo de nos transformarmos, de colocarmos em ação aquilo que sempre foi o objetivo principal de estarmos aqui: o nosso aprendizado e a nossa capacitação.
E com certeza, à medida que nos transformarmos, à medida que construirmos uma Nova Consciência Individual, estaremos transformando também o nosso Planeta e criando uma Nova Consciência Coletiva.
Na medida em que formos aprendendo as nossas lições e passarmos a viver o verdadeiro amor, aprenderemos a direcioná-lo para a natureza, com todos os seus elementos. 
Aprenderemos a preservar todo este nosso Grande Espaço Sagrado. 
Aprenderemos a amar e honrar todos os Seres Viventes.
Que ASSIM SEJA!


quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

MANIFESTO!

Nenhuma descrição de foto disponível.

MANIFESTO!

A AMORC publicou um Manifesto no qual seus dirigentes expressam sua posição sobre a situação geral do mundo, de onde seu título “Positio Fraternitatis Rosae Crucis”[1]. 
Esse Manifesto, que foi traduzido para cerca de 20 línguas, é concluído por uma utopia cujos autores têm, portanto, nacionalidades, opiniões políticas, crenças religiosas e culturas diferentes. 

Se para além dessas diferenças eles se puseram de acordo sobre uma mesma visão da sociedade ideal, é precisamente porque a Filosofia Rosacruz traz em si um desejo de universalidade que privilegia a unidade na diversidade.

 Eis o texto dessa utopia:

“Deus de todos os homens, Deus de toda vida, na humanidade com a qual sonhamos:

Os políticos são profundamente humanistas e trabalham a serviço do bem comum;

Os economistas gerem as finanças dos Estados com discernimento e segundo o interesse de todos;

Os sábios são espiritualistas e buscam sua inspiração no Livro da Natureza;

Os artistas são inspirados e exprimem em suas obras a beleza e a pureza do Plano divino;

Os médicos são animados pelo amor ao seu próximo e cuidam tão bem da alma quanto do corpo.

Não há mais miséria nem pobreza, porque cada qual tem aquilo de que necessita para viver feliz.

O trabalho não é vivido como uma coerção, mas sim como uma fonte de plenitude e bem-estar;

A natureza é considerada como o mais belo dos templos e os animais como nossos irmãos em via de evolução;

Existe um governo mundial formado pelos dirigentes de todas as nações, trabalhando para o interesse de toda a humanidade;

A espiritualidade é um ideal e um modo de vida que tem sua fonte numa Religião universal, baseada antes no conhecimento das leis divinas do que na crença em Deus.

As relações humanas são fundamentadas sobre o amor, a amizade e a fraternidade, de maneira que o mundo inteiro vive na paz e na harmonia.

Que assim seja!”

[1] Historiadores situam o “Positio Fraternitatis Rosae Crucis” na linhagem dos três Manifestos que os rosacruzes publicaram no século XVII: o “Fama Fraternitatis”, o “Confessio Fraternitatis” e as “Bodas Químicas de Christian Rosenkreutz”, publicados respectivamente em 1614, 1615 e 1616.

https://www.amorc.org.br/utopia-rosacruz/

Ordem Rosacruz - AMORC


Compartilhado - AMORC

EU SOU NO SER CÓSMICO!

A imagem pode conter: texto


EU SOU NO SER CÓSMICO!

EU… que é?

REFLEXÃO!

O corpo? Não. Evidentemente, ele é meu, mas não é eu. Por isso digo, “meu corpo”. Então, tenho de procurar a natureza desse EU em alguma “coisa” imaterial que consiga sentir ou perceber em mim mes­mo. Se não sou o corpo, que sou no corpo que uso?

O pensamento?
Também não. Pensar é algo que EU faço, algo que se produz em mim. Eviden­temente, o pensa­mento é meu, mas não é eu. Por isso digo, “meu pensa­mento”. Então, tenho de procurar a natureza desse EU em alguma outra “coisa”… imaterial? Se não sou o corpo, nem o pensamento, que sou no corpo que uso e no pensamento que produzo?

Emoção?
É isso que sou? Também não. EU me emociono. Emoção é algo que ocorre em mim, ou comigo. Por isso digo “minha emoção”. Então, tenho de pro­curar a natureza desse EU em algu­ma outra “coisa”… imaterial? Se não sou o corpo, nem o pensamento, nem emoção, que sou no corpo que uso, no pensa­mento que produzo e na emoção que sinto?

Percepção?
É isso que sou? Ainda não. Percepção é algo que resulta da minha interação com aquilo que percebo. Por isso digo, “EU percebo”. Então, tenho de procurar a natureza desse EU em alguma outra “coisa”… imaterial? Se não sou o corpo, nem o pensamento, nem emoção, nem percepção, que sou no corpo que uso, no pensamento que produzo, na emoção que sinto e na percepção que tenho?

Sentimento?
Um even­to emocional? Então não adianta. Já pensei isso no caso da emoção. Uma sensação… sem caráter emocional, como uma espécie de “fato técnico”? Também não adianta. Já pensei isso no caso da percepção. Por isso digo, “EU sinto”. Então, tenho de procurar a natureza desse EU em alguma outra “coisa”… imaterial?
Se não sou o corpo, nem o pensamento, nem emoção, nem percep­ção, nem sentimento, nem sensa­ção, que sou no corpo que uso, no pensa­­mento que produzo, na emoção que sinto e na percepção e na sensação que tenho?

Outra “coisa”? Que mais posso obser­var e constatar em mim, nesse EU que digo que sou?

Compartilhado - AMORC

ESTEJAMOS EM PAZ!!!


A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas em pé, céu, nuvem, oceano, atividades ao ar livre e natureza

ESTEJAMOS EM PAZ!!!

Christian Bernard, FRC

Através dos séculos, homens e mulheres de boa vontade se esforçam para tornar a humanidade melhor. Naturalmente, os membros da Antiga e Mística Ordem Rosacruz fazem parte deles.
Apesar da terrível constatação que podemos ter da situação do mundo, onde vários países estão em guerra, devemos seguir confiando e, sobretudo, trabalhar cada qual em seu nível, segundo suas possibilidades.
Quanto à Fraternidade Rosacruz, ela se adaptará como fez sempre. Onde a guerra e o integralismo religioso oprimem e a impedem de existir, ela se protegerá, e onde o sectarismo laico age da mesma maneira, ela agirá em consequência disto.
Sabemos que nada é definitivamente adquirido, que tudo muda e que tudo evolui. Nada é imutável, tudo se transforma; é a alquimia da vida.
Muitos filósofos e humanistas fizeram da paz o seu credo. Os Rosacruzes também estão desde sempre a serviço da paz, a Paz Profunda, à qual eles se referem constantemente em seus escritos, mesmo que ela seja muito difícil de conhecer e de manter.
Quanto mais nosso mundo se revela cruel, violento e destrutivo, mais vozes se elevam em favor da paz. Assim é o princípio de dualidade que rege nossas vidas e nossos espíritos. Também os Rosacruzes somam oficialmente suas vozes a todos os que já oram e trabalham pelo entendimento cordial entre os povos. Independentemente de suas ações pessoais e variadas, eles oficiam anualmente uma cerimônia particular, aberta a todos, sob a égide da AMORC.
Dentro de seus corações humanistas, a palavra “paz” ecoa permanentemente. Conforme já disse antes, a primeira expressão que vem à mente dos Rosacruzes, tão logo seja evocada a paz, é certamente “a Paz Profunda”. Em suas correspondências, eles empregam normalmente, para concluir, a expressão “Com meus melhores votos de Paz Profunda”. Essas palavras, às vezes escritas automaticamente, têm um poder muito importante. Trata-se de muito mais do que uma fórmula de cortesia ou de uma saudação fraternal.
Esta expressão constitui uma invocação através da qual os membros da AMORC expressam sua benevolência à pessoa a qual se dirigem, quer seja ela Rosacruz ou não. Quanto mais sentimos vivamente em nosso interior a essência e o poder dela, mais efeitos positivos terá essa invocação sobre a pessoa.
A Paz Profunda não é apenas um estado de alma. É também um estado de coração e um estado de corpo. De fato, não é senão quando o ser reúne a paz do corpo, do coração e da alma que ele conhece a plenitude da Paz Profunda e que ele pode, com pleno conhecimento de causa, evocar através dela as bênçãos a seus irmãos humanos.
A paz é indissociável da harmonia, e a harmonia é indissociável da beleza do mundo e da irradiação de Deus. É isso o que inspirou um filósofo a dizer: “Tantas mãos para salvar o mundo e tão poucos olhos para contemplá-lo”.
Todos os místicos gostam de se referir à paz da alma. Esta corresponde simplesmente a um estado de plenitude espiritual ao qual tem acesso quem quer que tenha escolhido dispor sua vida ao serviço de Deus e da humanidade. É também a paz interior que conhece aquele que logra viver permanentemente em harmonia. Ela é, pois, tanto a paz da rosa como a da cruz.
A paz consiste em olhar a vida como um presente, e isto apesar das provações e das vicissitudes. É igualmente saber aceitar um corpo imperfeito, às vezes sofredor, depois a velhice e, por fim, a partida para o além.
A paz é, primeiramente, aceitar o medo, e depois saber superá-lo. É quando nossos instintos e nossas emoções controlados deixam nosso coração sereno como um dia sem vento. É quando o guerreiro que há em nós depõe as armas.
Se nós perdemos a harmonia, encontremo-la. Sejamos sensíveis ao aspecto mais belo de nosso mundo. Deixemos Deus resplandecer através de nosso comportamento e nós encontraremos a paz.
Por fim, a você que lê estas quantas linhas, segundo uma fórmula cara a meu coração, desejo que nos próximos anos, no decorrer de sua encarnação, a Paz Profunda esteja em você e a seu redor.

Compartilhado - AMORC

OS PRÓXIMOS DEZ ANOS...!!!

Nenhuma descrição de foto disponível.


Os Próximos Dez Anos...!!!
REFLEXÃO!


Quando alguém efetua mudanças profundas na sua vida, pode ir a ponto de refletir sobre a próxima encarnação, caso se acredite na reencarnação.
Mas eu lhe sugiro que avance progressivamente.
Tenha diante de si, digamos, os dez próximos anos.
Que é que você vê de si mesmo então?
Terá elevado sua mente e sua personalidade a um nível superior?
Será uma pessoa mais calma, mais ordeira e mais honesta, alguém de quem as outras gostam de se aproximar?
 Terá descartado ideais ultrapassados e falsos em prol de aspectos mais nobres e belos da vida?

Compartilhado

O COMEÇO DE UM NOVO CICLO!

A imagem pode conter: oceano, céu, nuvem, crepúsculo, atividades ao ar livre, natureza e água


O COMEÇO DE UM NOVO CICLO!
H. Spencer Lewis

Sempre me pareceu estranho que as pessoas do mundo inteiro encarem o primeiro dia de um novo ano, o início de um novo calendário no primeiro dia de janeiro, como o começo de um novo ciclo de realizações, de tomada de resoluções, ou como um período de iniciar coisas novas e de promover mudanças. A verdade sobre isso é que para muito poucos de nós, muito poucos mesmo, o primeiro dia de janeiro é o verdadeiro começo de um novo ciclo. Para a maioria das pessoas, seu aniversário, a data do seu natalício, é verdadeiramente o início de um novo ciclo, que vai de um a outro aniversário.

Não posso compreender por que a média dos filósofos ou dos místicos sinceros, e todas as pessoas sensíveis não sintam que o começo de cada dia, desde o nascer do Sol, é o começo de um novo ciclo. Será que pode haver algum ciclo mais propício, maior e mais pleno que o das vinte e quatro horas por que passamos todos os dias?

Pense na incoerência de esperarmos de um a outro novo ano, ou de um a outro aniversário, para tomarmos novas resoluções, mudarmos velhos hábitos, ou colocarmos em prática novas ideias, quando o nascer do Sol a cada vinte e quatro horas traz o nascimento de um novo ciclo que é tão pleno de possibilidades quanto qualquer grande ciclo místico!

Assim, se já não o fez, faça deste ano um novo ano e um novo ciclo, um novo começo. Não se importe com o fato de que o primeiro dia do ano já se foi, que muitos de nós provavelmente se esqueceram do início de um novo ciclo anual (o começo arbitrário, indefinido, artificial e inconsistente, que não é uniforme no mundo inteiro), e pense apenas no ciclo que começa amanhã, o dia seguinte a este em que você está lendo este artigo.

Levante-se amanhã de manhã cheio de disposição e vigor, com a determinação de que, tão certo quanto o Sol surge no horizonte e se eleva ao meio do céu até que comece a se pôr, você elevar-se-á com ele aos píncaros da glória. Esteja determinado a se levantar interiormente, espiritual e poderosamente, decidido a alcançar o zênite de sua vida, a conquistar o mundo e ser mestre das experiências por que passe.

Imagine que amanhã será o único dia, último dia de sua vida em que terá a oportunidade, a consciência e a vitalidade de fazer qualquer coisa. Faça de cada minuto do dia de amanhã não apenas um minuto venturoso, mas um momento cósmico, um momento vital para a consecução de algo, quer isso seja um período de relaxamento que melhorará sua saúde, um gesto amável para com algum semelhante, uma ou duas horas de estudo, alguns atos de caridade, ou uma combinação disso tudo.

Quando o dia estiver terminado e o Sol tiver se posto no horizonte, possa dizer para si mesmo, ao deitar a cabeça no travesseiro, que esse dia foi o maior ciclo de realizações e conquistas de sua vida. E repita isto todos os dias!

Não espere algum outro dia “especial”. Isto é tão tolo quanto o ato de esperar o domingo para ir a algum lugar de adoração, ajoelhar-se e orar, esquecendo-se de Deus o resto da semana.

Podemos elevar em oração nossos pensamentos e consciência a Deus a qualquer minuto, a qualquer hora do dia, onde quer que estejamos: num templo, no escritório, em casa, no campo ou num automóvel; e podemos fazer de cada dia o começo de um novo ciclo.

Assim, se você puder harmonizar cada dia deste ano com o espírito promissor de um novo ano, faça isso e torne este ano que se inicia o melhor ano, o maior ciclo de sua vida.

Compartilhado - AMORC

A FLOR DO ABISMO!


A imagem pode conter: nuvem, céu e natureza

A FLOR DO ABISMO!

A flor do abismo nasceno mais profundo do Ser.Seria preciso que a criassese acaso não existisse,ou se acaso não fluísseno seu florir e crescer...No abismo, embora escuro, medonho, há o vislumbre do Amor Divinoque nos chama aos céus eque nos chega em sonhoe nos invade como a verdadede um longínquo sonho de menino.E no refúgio mais profundoa flor que nasce alirevela mistérios do mundo e apaga dores do coração...E apesar dos pesares de agora,lega-nos paz e perdão.E assim, vislumbrando a Luz, ouvem-se sons de cantaresouve penetrando de vão em vão,vão soando pelos ares,preenchendo todo vazio e aquecendo todo o frioque havia no coração.E na busca dos sonhos teus, pensa na flor do abismoque nasce do pensamento de#Deusquando recebe os teus.As flores assim nascidassão como beijos de amorem face enrijecidapor sofrimentos edor.A flor o abismoé a presença doTODOno grande vazio!... É como a beleza das águasNo grande mar ou no pequeno Rio...

Soror Maria Aparecida M. Frigeri