Artigos e Informações ligados ao Rosacrucianismo

segunda-feira, 4 de abril de 2016

O GUARDIÃO DO CASTELO!


O GUARDIÃO DO CASTELO!
Certo dia num mosteiro zen-budista, com a morte do guardião, foi preciso encontrar um substituto. O grande Mestre convocou, então, todos os discípulos para determinar quem seria o novo sentinela. O Mestre, com muita tranquilidade, falou:

- Assumirá o posto o primeiro monge que resolver o problema que vou apresentar.

Então, ele colocou uma mesinha magnífica no centro da enorme sala em que estavam reunidos e, em cima dela, pôs um vaso de porcelana muito raro, com uma rosa amarela de extraordinária beleza a enfeitá-lo e disse apenas:

- Aqui está o problema!

Todos ficaram olhando a cena: o vaso belíssimo, de valor inestimável, com a maravilhosa flor ao centro. O que representaria?! O que fazer?! Qual o enigma?! Nesse instante, um dos discípulos sacou a espada, olhou o Mestre, os companheiros, dirigiu-se ao centro da sala e???
ZAPT!! destruiu tudo, com um só golpe. Tão logo o discípulo retornou a seu lugar, o Mestre disse:

- Você será o novo Guardião do Castelo.

REFLEXÃO:
Não importa qual o problema. Nem que seja algo lindíssimo. Se for um problema, precisa ser eliminado. Um problema é um problema. Mesmo que se trate de uma mulher sensacional, um homem maravilhoso ou um grande amor que se acabou.

Por mais lindo que seja ou, tenha sido, se não existir mais sentido para ele em sua vida, tem que ser suprimido. Muitas pessoas carregam a vida inteira o peso de coisas que foram importantes no passado, mas que hoje somente ocupam um espaço inútil em seus corações e mentes. Espaço esse indispensável para recriar a vida.

Autor desconhecido


ALGUMAS COISAS QUE LEVAMOS...!!!



ALGUMAS COISAS QUE LEVAMOS...!!!


Existem coisas pequenas e grandes, coisas que levaremos para o resto de nossas vidas.

Talvez sejam poucas, quem sabe sejam muitas,  depende de cada um, depende da vida de cada um de nós.

Levaremos lembranças, coisas que sempre serão inesquecíveis para nós, coisas que nos marcaram e irão nos marcar, que irão mexer com a nossa existência em algum instante.

Provavelmente iremos pela vida afora colecionando essas ocorrências, colocando em ordem de grandeza cada detalhe que nos foi importante, cada momento que interferiu em nossos dias, que deixou marcas; cada instante que foi cravado no nosso peito como uma tatuagem.

Marcas, isso, serão marcas. Umas mais profundas outras superficiais, porém, com algum significado também.

Serão detalhes que guardaremos dentro de nós e que se contarmos para terceiros, talvez não tenham a menor importância, pois só nós saberemos o quanto foi incrível vivê-los.

Poderá ser uma música, quem sabe um livro, talvez uma poesia, uma carta, um e-mail, uma viagem, uma frase que alguém tenha nos dito num determinado momento.

Poderá ser um raiar de sol, um buquê de flores que se recebeu, um cartão de Natal, uma palavra amiga num momento preciso.

Talvez venha a ser um sentimento que foi abandonado, uma decepção, a perda de alguém querido, um certo encontro casual, um desencontro proposital.

Quem sabe uma amizade incomparável, um sonho que foi alcançado após muita luta, um que deixou de existir por puro fracasso. Pode ser simplesmente um instante, um olhar, um sorriso, um perfume, um beijo.

Para o resto de nossas vidas levaremos pessoas guardadas em nossas memórias.

Umas porque nos dedicaram um carinho enorme, outras porque foram objeto do nosso amor e, ainda outras por terem nos magoado profundamente – essas que aguardam nosso perdão.

Lá na frente é que poderemos realmente saber a qualidade de vida que tivemos a quantidade de marcas que conseguimos carregar conosco e a riqueza que cada uma delas guardou dentro de si.

Bem lá na frente é que poderemos avaliar do que exatamente foi feita a nossa vida, se de amor ou de rancor, se de alegrias ou de tristezas, se de vitórias ou derrotas, se de ilusões ou de realidades.

Pensemos sempre que hoje é só o começo de tudo, e que se houver algo de errado, ainda está em tempo de ser mudado, e que o resto de nossas vidas de certa forma ainda está em nossas mãos.


A vida não é uma correnteza bravia que nos leva adiante, ou, pelo menos, não deveria ser.

Precisamos saber que estamos no comando de nossa embarcação, e que somos nós que escolhemos as direções, as velocidades, os destinos.

Não nos deixemos levar pelo transcorrer dos dias. Não deixemos a vida passar por nós e, sim, passemos pela vida, conscientes de tudo, do que devemos fazer de quem precisamos amar de quem precisamos perdoar.

A vida não é uma correnteza bravia que nos leva adiante, é o rio que vislumbramos do alto da cabine de comando de nosso Espírito, o rio que devemos percorrer empregando todo o nosso esforço

IMPULSIONANDO OS QUE AMAMOS!


INSPIRANDO OS QUE AMAMOS!

Uma das qualidades mais mágicas do ser humano é a capacidade de inspirar o outro; quando algum aspecto do outro nos toca de uma forma mais profunda e desperta uma força que impulsiona nossa vontade para alguma direção específica.
Pode se perceber isso em figuras inspiradoras de religiões e doutrinas – como Buda e Jesus, pensadores e filósofos – como Aristóteles e o próprio Rudolf Steiner e também em figuras mais próximas, que se destacam em suas áreas de atuação.
Esse aspecto magnífico do ser humano de inspirar e ser inspirado deve ser levado em conta também no núcleo familiar. Dentro do núcleo familiar, temos a oportunidade de nos tornamos fonte de inspiração para nossos filhos.
Inspirar amorosidade, altruísmo, correção, sinceridade, o cuidado com o outro, esforço, a alegria de viver, resiliência, a capacidade de ver a vida com bons olhos  entre outras coisas. Mas lembre-se que isso não brota de discursos intelectualizados ou uma exigência de postura, mas sim do bom exemplo.
Através do discurso intelectualizado, pode se criar um ambiente de política social, onde podem surgir máscaras para o bom desenvolvimento da vida social familiar. Mas através do exemplo pode surgir aquela chama de veneração que reflete positivamente na formação da moralidade da criança. Esse aspecto acaba nos forçando a estarmos cada vez mais atentos quanto a nossa forma de atuação e também que estejamos presentes na vida deles, pois precisamos que  eles nos conheçam e nos percebam… requer intimidade, e também que nossa busca seja genuína.
Ser pai ou mãe é ser guardião da infância de nossos filhos, e nos tornar fonte de inspiração para eles é um sinal que fomos bem no desempenho destes papéis.

Leonardo Maia

sábado, 26 de março de 2016

FELIZ PÁSCOA!




              FELIZ PÁSCOA!

Páscoa!
Época de refletirmos sobre o Amor... Renovação... Libertação...
Vasculhar nosso interior, tendo como única e constante companhia de reflexão,
a honestidade de nossos sentimentos.
Momentos de abandonar máscaras que, por nos acompanharem a cada instante,
estanca-nos a sensibilidade, afastando-nos de nossa maior meta, o cumprimento de nossa Missão: a nossa Evolução!
A qual, só conseguiremos quando vivenciarmos o Bem, o Amor, a Caridade...
Rasguemos a fantasia de "Homem-Velho", varrendo de nosso coração e de nossas vidas,
preconceitos, desigualdades, injustiças, rancores, tristezas, medos, rejeições, mágoas...
Lutemos, ferrenhamente, combatendo os monstros devastadores do orgulho e egoísmo...

Criemos espaços viçosos, alegres e promissores, onde possamos plantar, não apenas em nosso interior, mas em nosso dia a dia, sentimentos como generosidade, bondade, empatia, carinho, boa vontade, humildade, perdão e amor...

Procuremos vivenciar os ensinamentos d'Aquele que, há mais de dois mil anos, veio nos ensinar, exemplificando-nos, com Seu digníssimo proceder, a Sua total doação de Vida e Amor  ao Seu irmão...

Espantemos do íntimo de nosso ser, pensamentos de tristeza e solidão, buscando renovar atitudes mentais, cultivando esperança, alegria, acreditando em um novo amanhã...

Libertemos nossos sonhos e transformemo-los em realidade, num despertar risonho e feliz onde haja união e paz...
Certamente, na vivência desses valores, estaremos somando esforços, e assim,  tentando construir um futuro promissor e mais feliz...
Com esperanças renovadas e amor em nosso interior, poderemos dar-nos as mãos, e unirmo-nos sem distinções de espécie alguma, sentindo, em nossos corações
que somos todos irmãos...

Agindo assim, estaremos fazendo nossa parte de agentes co-criadores
no processo da evolução da Humanidade...
Vivenciando então o grande significado da Páscoa!
Passagem... Vida Nova... Renovação...
Com muita Paz no coração!

FELIZ PÁSCOA A TODOS!

segunda-feira, 21 de março de 2016

MENSAGEM DE ANO NOVO ROSACRUZ!


MENSAGEM DE ANO NOVO ROSACRUZ
ANO 3369
O nosso caminho é feito
Pelos nossos próprios passos...
Mas a beleza da caminhada
Depende dos que vão conosco...
Assim, neste NOVO ANO
Que está se aproximando
Possamos caminhar mais e mais juntos...
Em busca de um mundo melhor, cheio de PAZ,
SAÚDE, COMPREENSÃO e MUITO AMOR.
O ano se finda e logo o outro se inicia...
E neste ciclo do “ir” e “vir”
O tempo passa... e como passa!
Os anos se esvaem...
E nem sempre estamos atentos ao que
Realmente importa.
Deixe a vida fluir
E perceba entre tantas exigências do cotidiano...
O que é indispensável para você!
Ponha de lado o passado e até mesmo o presente!
E crie uma nova vida... um novo dia...
Um novo ano que ora se inicia!
Crie um novo quadro para você!
Crie, parte por parte... em sua mente...
Até que tenha um quadro perfeito para o futuro...
Que está logo além do presente.
E assim dê início a uma nova jornada!
Que o levará a uma nova vida, a um novo lar...
E aos novos progressos na vida!
Você logo verá esta realidade e encontrará
A maior Felicidade... e Recompensa...
Que o ANO NOVO renove nossas esperanças.
E que a Estrela Crística resplandeça em nossas vidas
E o fulgor de nossos corações unidos intensifique
A manifestação de um ANO NOVO repleto de vitórias!
E que o esplendor dessa chama
Seja como a tocha que ilumina nossos caminhos
Para a construção de um futuro repleto de alegrias!
E assim tenhamos um mundo melhor!
A todos vocês... que temos o mesmo ideal,
Amigos que já fazem parte da minha vida,
Desejo que as experiências próximas de um ANO NOVO
Sejam-lhes construtivas saudáveis e harmoniosas
Muita Paz em seu contínuo despertar!

Wilson Aguiar – Grande Conselheiro – SP 2 e 7

Compartilho com todos os meus irmãos Rosacruzes, com um FRATERNAL ABRAÇO!





OS 13 PRINCÍPIOS DE BENJAMIN FRANKLIN



Os 13 princípios de Benjamin Franklin
2. Silêncio – Não fale sem proveito para os outros ou para si mesmo; evite a conversação 1." Temperança – Não coma até o embotamento; não beba até a exaltação;
fútil;
3. Ordem – Tenha um lugar para cada coisa; que cada parte do trabalho tenha seu tempo certo;
4. Resolução – Resolva executar aquilo que deve; execute sem falta o que resolve;
5. Frugalidade – Não faça despesa sem proveito para os outros ou para si mesmo; ou seja, nada desperdice;
6. Diligência – Não perca tempo; esteja sempre ocupado em algo útil; dispense toda atividade desnecessária;
7. Sinceridade – Não use de artifícios enganosos; pense de maneira reta e justa e, quando falar, fale de acordo;
8. Justiça – A ninguém prejudique por mau juízo, ou pela omissão de benefícios que são dever.
9. Moderação – Evite extremos; não nutra ressentimentos por injúrias recebidas tanto quanto julga que o merecem;
10. Asseio – Não tolere falta de asseio no corpo, no vesturário, ou na habitação;
11. Tranquilidade – Não se perturbe por coisas triviais, acidentes comuns ou inevitáveis;
12. Castidade – Evite a prática sexual sem ser para a saúde, ou para a procriação; nunca chegue ao abuso que o enfraqueça, nem prejudique a reputação de outrem;
13. Humildade – Imite a Jesus e a Sócrates.
O auto-conhecimento seja por esse ou outro método qualquer não é um caminho fácil. Não existe caminho fácil. Mas é um caminho seguro".
Benjamin Franklin




sábado, 5 de março de 2016

MUDE


MUDE
Mas comece devagar,
porque a direção é mais importante
que a velocidade.
Sente-se em outra cadeira,
no outro lado da mesa.
Mais tarde, mude de mesa. 
Quando sair,
procure andar pelo outro lado da rua.

Depois, mude de caminho,
ande por outras ruas,
calmamente,
observando com atenção
os lugares por onde você passa.
Tome outro ônibus.
Mude por uns tempos o estilo da roupa.
Dê os seus sapatos velhos.
Procure andar descalço alguns dias.
Tire uma tarde inteira
para passear livremente na praia,
ou no parque,
e ouvir o canto dos passarinhos.

Veja o mundo de outras perspectivas.
Abra e feche as gavetas,
As gavetas, portas 
com a mão esquerda.
Durma no outro lado da cama.
Depois, procure dormir em outras camas.
Assista a outros programas de tv,
compre outros jornais,
leia outros livros,
Viva outros romances.

Não faça do hábito um estilo de vida.
Ame a novidade.
Durma mais tarde.
Durma mais cedo.
Aprenda uma palavra nova por dia
numa outra língua.
Corrija a postura.
Coma um pouco menos,
escolha comidas diferentes,
novos temperos, novas cores,
novas delícias.

Tente o novo todo dia.
O novo lado,
o novo método,
o novo sabor,
o novo jeito,
o novo prazer,
o novo amor.
A nova vida. 
Tente.
Busque novos amigos.
Tente novos amores.
Faça novas relações.
Almoce em outros locais,
vá a outros restaurantes,
tome outro tipo de bebida
compre pão em outra padaria.
Almoce mais cedo,
jante mais tarde, 
ou vice-versa.

Escolha outro mercado,
outra marca de sabonete,
outro creme dental.
Tome banho em novos horários.
Use canetas de outras cores.
Vá passear em outros lugares.
Ame muito, 
Ame muito,
cada vez mais,
de modos diferentes.
Troque de bolsa,
de carteira,
de malas.
Troque de carro.
Compre novos óculos,
escreva outras poesias.
Jogue os velhos relógios,
quebre delicadamente
esses horrorosos despertadores.
Abra conta em outro banco.
Vá a outros cinemas,
outros cabeleireiros,
outros teatros,
visite novos museus.

Mude. 
Lembre-se de que a vida é uma só.
E pense seriamente em Arrumar um outro emprego,
uma nova ocupação,
um trabalho mais light,
mais prazeroso,
mais digno,
mais humano.

Se você não encontrar razões para ser livre,
invente-as.
Seja criativo.
E aproveite para fazer uma viagem despretensiosa,
longa, se possível sem destino.
Experimente coisas novas.
Troque novamente.
Mude, mude de novo.

Experimente outra vez. 
Actue. 
Você certamente conhecerá coisas melhores
e coisas piores do que as já conhecidas
mas não é isso o que importa.
O mais importante é a mudança,
Porque se você tem mais medo da mudança do que da desgraça, você não impede a desgraça. 
A mudança,
o movimento,
o dinamismo,
a energia.

Só o que está morto não muda. .
Edson Marques

Compartilhado da amiga Filomena - Portugal