Artigos e Informações ligados ao Rosacrucianismo

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

ORAÇÃO DO PROFESSOR


Oração do professor
Dai-me, Senhor, o dom de ensinar, dai-me esta graça que vem do amor.
Mas, antes do ensinar, Senhor, dai-me o dom de aprender.
Aprender a ensinar, aprender o amor de ensinar.
Que o meu ensinar seja simples, humano e alegre, como o amor.
De aprender sempre.
Que eu persevere mais no aprender do que no ensinar.
Que minha sabedoria ilumine e não apenas brilhe.
Que o meu saber não domine ninguém, mas leve à verdade.
Que meus conhecimentos não produzam orgulho, mas cresçam e se abasteçam da humildade.
Que minhas palavras não firam e nem sejam dissimuladas, mas animem as faces de quem procura a luz.
Que a minha voz nunca assuste, mas seja a pregação da esperança.
Que eu aprenda que quem não me entende precisa ainda mais de mim, e que nunca lhe destine a presunção de ser melhor.
Dai-me  Senhor, também a sabedoria do desaprender, para que eu possa trazer o novo, a esperança, e não ser um perpetuador das desilusões.
Dai-me Senhor, a sabedoria do aprender.

Deixai-me ensinar para distribuir a sabedoria do amor.
Assim Seja!

INVOCAÇÃO DE PAZ!


INVOCAÇÃO DE PAZ!


OMMM!  Que haja felicidade para todas as pessoas;
que os governantes governem o mundo no caminho da justiça;
que haja sempre o bem para os sábios e para os animais;
que todos os seres sejam felizes.
Que a chuva venha no tempo certo;
Que a terra seja fértil;
Que o país esteja livre de agitação;
Que os sábios estejam livres do medo.
OMMM! Que todos sejam prósperos;
que todos tenham paz;
que todos tenham plenitude;
que todos estejam bem;
que todos sejam felizes;
que todos sejam saudáveis;
que todos vejam o bem;
que ninguém sofra.
Que se vá a não verdade e venha a verdade;
que se vá a escuridão e venha a luz;
que se vá a morte e venha a imortalidade.
OMMM!  A causa do universo é a plenitude, 
O universo é pleno.
Da plenitude veio o pleno, 
tirando o universo pleno do pleno Senhor, 
que é sua causa, 
somente sobra o pleno, 
o Senhor que é ilimitado.
OMMM!  Paz. Paz. Paz!

OS CHEIROS...


Os cheiros...

Existem cheiros inesquecíveis...!
 Cada pessoa tem seus prediletos.
E basta uma mínima lembrança para que tudo volte: a temperatura do momento, a felicidade ou a tristeza que se sentiu.
Cheiros podem ser alegres ou tristes.
Quantos  segundos você leva para atravessar o tempo e voltar?...
Ah, uma fazenda tem aromas absolutamente inesquecíveis: o do capim, o da terra depois da chuva, o do estábulo onde se ia de manhã bem cedo tomar o leite tirado da vaca, ainda morno.
E o cheiro da tangerina? Aliás, tangerina não, mexerica; aquela, modesta, de casca fina, que deixava a mão cheirando durante três dias. Esse é um cheiro muito alegre.
O cheiro de bolo saindo do forno é pra sempre...
Que delicia ter tido uma infância no interior!

Mas existem outros aromas não ligados ao paladar e também inesquecíveis.... O cheiro do mar...da casa da tia-avó bem arrumada, cujo assoalho era encerado toda semana; cheiro limpo, honesto.
Será que isso ainda existe?
Mas há também os cheiros angustiantes: os hospitais... melhor não falar disso.
E vamos combinar: cheiro de alho é bom na cozinha, de sexo no quarto, e é melhor não misturar.
E por falar nisso, o cheiro do homem que se ama ...
Mas existe um cheiro que só as mulheres conhecem.
 É o que elas sentem quando estão enxugando seus bebês depois do banho, depois do talco, a mãe vai botar o nariz no pescoço de sua cria e cheirar com todos os seus cinco sentidos.
No princípio timidamente, mas cada vez mais forte, até quase arrebentar os pulmões de tanto amor.
 Na hora a gente não sabe, mas um dia vai saber: não existe nada igual a esse cheiro nem a esse momento, e nunca vai haver um melhor.
Porque esse é o cheiro da vida!
Sil


RETRATOS DA NATUREZA


Nem todos os anjos voam por aí, sem saber onde pousar, sem saber onde parar.
 Às vezes eles estão paradinhos ao nosso lado, ou caminham de mãos dadas com a gente.
Nem todos tem asas, mas conseguem nos fazer voar muito mais longe, seja em sonho ou na imaginação.
Alguns anjos existem apenas para guardar nossos segredos; outros para nos livrar dos nossos medos.
 Muitos existem para curar as feridas que assolam nosso coração; alguns para ajudar o tempo a cicatrizar as marcas que levamos na alma.
Alguns deles existem, inclusive, para tornar as coisas mais leves; para ajudar a gente a carregar o fardo dos dias mais pesados.
Uns anjos existem para serem companheiros.
 Outros para serem nossos melhores amigos.
 Alguns são colegas de classe.
São mães, pais, irmãos, netos...
Nem todos os anjos tem asas e saem por aí por um longo tempo, em uma longa viagem e esquecem da gente.
Eles até vão para longe, mas sempre voltam.
 E sempre trazem consigo um grande presente: um abraço mais forte, um sorriso mais iluminado; a palavra mais sincera ou o conselho mais carinhoso.
Nem todos os anjos voam...
 Muitos deles tem apenas o dom de nos fazer sorrir.

Autor Desconhecido

VER... VENDO...


Ver...  vendo...
De tanto ver, a gente banaliza o olhar.
Vê não-vendo.
Experimente ver pela primeira vez o que você vê todo dia, sem ver.
Parece fácil, mas não é.
O que nos cerca, o que nos é familiar, já não desperta curiosidade.
O campo visual da nossa rotina é como um vazio.
Você sai todo o dia, por exemplo, pela mesma porta.
Se alguém lhe perguntar o que você viu no seu caminho, você não sabe.
De tanto ver, você não vê.
Sei de um profissional que passou 32 anos a fio pelo mesmo hall do prédio do seu escritório.
Lá estava sempre,  pontualíssimo, o mesmo porteiro.
Dava-lhe bom dia e às vezes lhe passava um recado ou uma correspondência.
Um dia o porteiro cometeu a descortesia de falecer.
Como era ele? Sua cara? Sua voz? Como se vestia? Não fazia a mínima idéia.
Em 32 anos nunca o viu. Para ser notado, o porteiro teve que morrer.
Se um dia no seu lugar estivesse uma girafa, cumprindo o rito,
pode ser que também ninguém desse por sua ausência.
O hábito suja os olhos e lhes baixa a voltagem.
Mas há sempre o que ver. Gente, coisas, bichos.
E vemos? Não, não vemos.
Uma criança vê o que um adulto não vê.
Tem olhos atentos e limpos para o espetáculo do mundo.
O poeta é capaz de ver pela primeira vez o que, de tão visto, ninguém vê.
Há pai que nunca viu o próprio filho.
Marido que nunca viu a própria mulher, isso existe às pampas.
Nossos olhos se gastam no dia-a-dia, opacos.
É por aí que se instala no coração o monstro da indiferença.

Já pensamos nisto???

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

A FLOR DO AMOR


A FLOR DO AMOR
Quando em teu coração desabrocha, cheia de vida, a flor perfumada do amor, lembra-te que alguém a plantou certo dia, dentro de ti.
Quando o teu coração se ilumina do suave colorido do pôr do sol, lembra-te que alguém amanheceu contigo.
Quando o fogo da paixão abrasa o teu coração, consumindo todas as tuas fibras, na imolação do prazer, lembra-te que alguém acendeu esta chama.
Quando teu coração estiver bordado de sonhos dourados, tecidos com fios de luar, lembra-te  que alguém coloriu teu mundo interior.
Quando a noite encontrar-te com o coração partido e angustiado pelas amarguras colhidas durante o dia, lembra-te que alguém possui o lenitivo de que precisas.
Quando teu rosto não puder conter a torrente de lágrimas que se afundam pelas dobras do travesseiro, lembra-te que existe alguém te esperando de lenço na mão.
Quando a insônia te revolve desesperadamente na cama, lembra-te que alguém pode semear sonhos de paz em tua mente.
Quando a solidão te oprimir e o teu grito não encontrar eco, lembra-te que lá do outro lado alguém ama a tua companhia e entende o teu clamor.
Quando os teus segredos não cabem mais dentro de ti, ameaçando romper os diques de tua alma,
lembra-te que existe alguém disposto a recolhê-los e guardá-los com o carinho e a dignidade que tu esperas.
Quando em teu coração mora o azul do céu, a calidez do sol, o gorjeio dos pássaros, o perfume das flores, a nostalgia do entardecer, o encanto das manhãs, a serenidade dos lagos e o sorriso da ventura, lembra-te que alguém tocou o teu coração com a varinha milagrosa do amor.
Tu, que amas e vives no controvertido mundo do arco-íris e da escuridão, da calma e da agitação, da paz e da instabilidade, sabe que existe mais alguém habitando o teu planeta!
Nas horas felizes, partilha com ele teus sorrisos; 
Nas horas de solidão, vai, levanta-te e o procura, onde quer que ele esteja.
Ele não é senão parte de ti, assim como tu és parte dele. 
Não olhes o relógio! Que importam as horas? 
A vida é tão curta, não há tempo a perder.
Tu que amas, se tiveres  a coragem e a singeleza de assim o fazer, abre teus lábios e canta o milagre do amor, porque só o amor aproxima as pessoas e faz com que falem a mesma linguagem!

(Lauro Trevisan)

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

CICLOS EM NOSSAS VIDAS...!


Ciclos em Nossas Vidas...!

Sempre é preciso saber quando uma etapa chega ao final.
Se insistirmos em permanecer nela mais do que o tempo necessário, perdemos a alegria e o sentido das outras etapas que precisamos viver. Encerrando ciclos, fechando portas, terminando capítulos.
Não importa o nome que damos, o que importa é deixar no passado os momentos da vida que já se acabaram.
Foi despedido do trabalho?
 Terminou uma relação?
 Deixou a casa dos pais?
Partiu para viver em outro país?
A amizade tão longamente cultivada desapareceu sem
explicações?
 Você pode passar muito tempo se perguntando por que isso aconteceu.
Pode dizer para si mesmo que não dará mais um passo enquanto não entender as razões que levaram certas coisas, que eram tão importantes e sólidas em sua vida, serem subitamente transformadas em pó.
 Mas tal atitude será um desgaste imenso para todos: seus pais, seu marido ou sua esposa, seus amigos, seus filhos, sua irmã... todos  estarão encerrando capítulos, virando a folha, seguindo adiante, e todos sofrerão ao ver que você está parado.
Ninguém pode estar ao mesmo tempo no presente e no passado, nem mesmo quando tentamos entender as coisas que acontecem conosco.
ISSO... O que passou não voltará: não podemos ser eternamente meninos, adolescentes tardios, filhos que se sentem culpados ou rancorosos com os pais, amantes que revivem noite e dia uma ligação com quem já foi embora e não tem a menor intenção de voltar.
As coisas passam e o melhor que fazemos é deixar que elas realmente possam ir embora.
 Por isso é tão importante por mais doloroso que seja, mudar de casa, destruir recordações, dar muitas coisas para orfanatos, vender ou doar os livros que tem.
Tudo neste mundo visível é uma manifestação do mundo invisível, do que está acontecendo em nosso coração…
E o desfazer-se de certas lembranças significa também
abrir espaço para que outras tomem o seu lugar.
 Deixar ir embora.
Soltar.
Desprender-se.
Ninguém está jogando nesta vida com cartas marcadas, portanto às vezes ganhamos, e às vezes perdemos.
Não esperemos que devolvam algo, não esperemos que reconheçam seu esforço, que descubram seu gênio, que entendam seu amor.
Pare de ligar sua televisão emocional e assistir sempre ao mesmo programa, que mostra como você sofreu com determinada perda: isso o estará apenas envenenando, e nada mais.
Não há nada mais perigoso que rompimentos amorosos que não são aceitos, promessas de emprego que não têm data marcada para começar, decisões que sempre são adiadas em nome do “momento ideal”.
Nada é insubstituível, um hábito não é uma necessidade.
Antes de começar um capítulo novo, é preciso terminar o antigo: diga a si mesmo que o que passou, jamais voltará.
Lembre-se de que houve uma época em que você podia viver sem aquilo, sem aquela pessoa.
 Pode parecer óbvio, pode mesmo ser difícil, mas é muito importante: Encerrando ciclos.
 Não por causa do orgulho, por incapacidade, ou por soberba, mas porque simplesmente aquilo já não se encaixa mais na sua vida.
Feche a porta, mude o disco, limpe a casa, sacuda a poeira.
 Deixe de ser quem era e se transforme em quem é.
 Torne-se uma pessoa melhor e assegure-se de que sabe bem quem é você próprio, antes de conhecer alguém e de esperar que ele veja quem você é.
E lembre-se:
 “Tudo o que chega, chega sempre por alguma razão”
 Fernando Pessoa