Artigos e Informações ligados ao Rosacrucianismo

terça-feira, 19 de maio de 2020

VOE... VOE SEMPRE!

A imagem pode conter: ar livre, natureza e água



VOE... VOE SEMPRE!

Que teu coração voe contente nas asas da espiritualidade consciente,
para que você perceba a ternura invisível tocando o centro do teu ser eterno.

Que teus pensamentos, teus amores, teu viver, e tua passagem pela vida sejam sempre abençoados por aquele amor que ama sem nome.

Que esse 
amor seja o teu rumo secreto, viajando eternamente dentro do teu ser.

Que esse amor transforme os teus dramas em luz, tua tristeza em celebração, e teus passos cansados em alegres passos de dança renovadora.

Que teu viver seja pleno de paz e luz!

Wagner Borges.

SERÁ QUE TEMOS SABEDORIA OU CONHECIMENTO?


A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé, oceano, ar livre e natureza 

SERÁ QUE TEMOS SABEDORIA OU CONHECIMENTO?

Sabedoria é o conhecimento acumulado ao longo da vida através da vivência popular, da conduta espiritual e do preparo intelectual. Através dela temos entendimento para discernir sobre o nosso crescimento e amadurecimento que vai além da materialidade.
A sabedoria se difere do conhecimento; Enquanto, o conhecimento é elaborado através de estudos; A sabedoria é aplicação e a distinção entre o bem e o mal o ser ou não ser. A sabedoria parte de um principio básico que é a própria experiência adquirida através da reflexão e não se limita a interesses próprios
.
“Segundo o Filósofo,” Confúcio ”Há três maneiras de ganhar a sabedoria:” *primeiro por imitação que é o mais fácil. *segundo por reflexão que é a mais nobre. * terceira pela experiência que é a mais amarga. Pois esta, veemente é a absorção da realidade de nossas lutas e fracassos, risos e lágrimas, conquistas e derrotas.

Há pessoas que se acham sábias por terem conquistado o mais alto nível de conhecimento e se tornam arrogantes e inflexíveis perante seu semelhante.

O Conhecimento não nos torna sábios sem que tenhamos dentro de nós virtudes de amor e preparados para suportar todas as adversidades da vida.
A sabedoria é a evolução do ser humano sustentadas nos alicerces entre a emoção e a razão, pois olhar do sábio está voltado ao próximo com humildade para acolher orientar sem estimar nada em troca.
* O sábio reconhece os limites de sua própria ignorância perante o universo.
* O sábio é aquele que diante de uma situação de conflito age de forma racional com atitudes dignas.
*O sábio reconhece seus próprios erros e não se enobrece com acertos.

*O sábio não se abate com as privações que a vida impõe, avança e segue.
*O sábio busca na reflexão fonte inesgotável para corrigir imperfeições humanas.
* O sábio vê nas pequenas coisas da vida a grandeza e a felicidade de viver.
Será que temos sabedoria ou conhecimento?
A sabedoria é o nosso amadurecimento embasado nas leis de Deus e nas leis do universo humano.
                                                                                    
Compartilhado Sil

FECHE OS OLHOS E MERGULHE EM SI MESMO!

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, ar livre, natureza e água


FECHE OS OLHOS E MERGULHE EM SI MESMO

"Um dos maiores mestres zen, Lin Chi, costumava dizer: "Quando eu era jovem, adorava andar de barco. Eu tinha um barquinho e remava sozinho num lago. Eu ficava ali durante horas.
Uma vez, eu estava no meu barco, de olhos fechados, meditando, numa noite esplêndida. Então outro barco veio flutuando, trazido pela corrente, e bateu no meu.
Meus olhos estavam fechados, então eu pensei: alguém bateu o barco no meu. Enchi-me de raiva. Abri os olhos e estava a ponto de vociferar algo para o homem, quando percebi que o barco estava vazio!
Então não havia onde descarregar a minha raiva. Em quem eu iria extravasá-la? O barco estava vazio, à deriva no lago e tinha colidido com o meu. Então não havia nada a fazer. Não havia possibilidade de projetar a raiva num barco vazio.
Eu fechei os olhos. A raiva estava ali. Mas não sabia como extravasar. Eu fechei os olhos simplesmente e flutuei de volta com a raiva. E esse barco vazio tornou-se a minha descoberta.
Eu atingi um ponto dentro de mim naquela noite silenciosa. Esse barco vazio foi meu mestre. E, se agora alguém vem me insultar, eu rio e digo: esse barco também está vazio.
Fecho os olhos e mergulho dentro de mim.”
Osho

terça-feira, 5 de maio de 2020

MEMÓRIAS...!

A imagem pode conter: planta, casa, árvore e ar livre



MEMÓRIAS...!!!

Outro tempo

A adega antigamente
era um lugar especial
hoje tudo é diferente
e ela não é fulcral

Ela ficava
sempre no rés do chão
lá se guardava
o vinho 
🍷 e o pão

Também a salgadeira
onde a carne se salgava,
óh tempos na Beira
de que eu tanto gostava

Os pipos com vinho
cachos de uvas a secar
o cheiro a rosmaninho
batatas p”ra desgrelar

Maçãs 
🍏 guardadas
no escuro do lagar
não ficavam estragadas
e eram para assar

Nas brasas
ali na lareira
cheiravam bem as casas
e eu era lambareira

Os potes de azeite
que todo o ano durava
era um deleite
que não se ignorava

Os potes de barro
com carne meia frita
parecer-vos-á bizarro
minha refeição favorita

Aquela banha alva
com tão bom sabor
dava nova”alma”
ao nosso interior

Os presuntos que já tinham
sido curados
estavam também pendurados
o sabor?nem adivinham

A arca do milho em grão
era de pinho
fazia-se dele o pão
era tão bom e fofinho

Cada fornada
dava p”rá semana inteira
a Mãe era governada
e óptima cozinheira

Com quase nada
um”banquete”ela fazia
era tão determinada
e tinha tanta alegria

As castanhas descascadas
ficavam muito duras
mas faziam-se patuscadas
em noites de aventuras

Os garrafões de aguardente
e da bela jeropiga
tudo feito em casa,evidente
quando eu era rapariga

Os figos num saco
sequinhos e saborosos
o tecido era opaco
e os filhos numerosos

O feijão na caixa de madeira
de todas as variedades
que secou na eira
p”ra tantas finalidades

A comida era biológica
tudo cultivado com carinho
isso é que tinha lógica
mas era árduo o caminho!!!

Compartilhado

MEMÓRIAS DE INFÂNCIA! REPOSIÇÃO.

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sentadas



REPOSIÇÃO...!

Memórias de Infância...

Em tempos que já lá vão

Nossos Pais e Avós
muitos não sabiam ler
mas faziam questão de nós
irmos à escola aprender

Sentados na cozinha
ou na arca do feijão
na pequena salinha
estudávamos a lição

O mano com mais idade
com carinho ensinava,
tanta cumplicidade
que de todos emanava

Quando não se sabia ler
escutava-se com atenção
víamos os manos escrever
e era uma frustração

Também queríamos saber
ler com desembaraço
e tínhamos que conter
aquele nosso embaraço

Queríamos saber contar
1,2,3,4, chamava-nos a Mãe
era hora de cear
e de ir dormir também

O sol que estava brilhante
escondeu-se num instantinho
perguntámos ao mano naquele instante
o que significava carinho

Ele respondeu com prontidão
que carinho era amor
era doar o coração 

sem se sentir qualquer dor

E naquela humilde casa 
🏡
onde a pobreza era extrema
a alegria tinha asa
das conversas era o tema

O amor 

e também a protecção
nunca podem causar dor
num humilde coração!!!
Compartilhado

MELANCOLIA...!

A imagem pode conter: árvore, céu, ar livre, natureza e água



MELANCOLIA...!

O murmúrio das tuas águas
É algo enternecedor
É onde afogo as mágoas
E lavo a minha dor

É onde mitigo
Toda a minha solidão
E te digo
Que a vida é ilusão

Por vezes tão bonita
Outras sem graça
Por vezes o coração levita
Outras a saudade o trespassa

O sussurro do vento
Parecendo tropas galopantes
Se adensa o tormento
Com tantas condicionantes

Tu não sabes é certo
mas o mundo está parado
Tudo de gente deserto
E não é nada engraçado

Tu corres normalmente
Te dirigindo pӇ foz
E simultaneamente
Às tuas águas dás voz

Nós estamos”proibidos”de sair
Sabias?
Não ouço ninguém sorrir
Durante dias e dias

Hoje ao para ti olhar
Meus olhos se humedeceram
Não sabes do que estou a falar
Mas tantas coisas aconteceram

Vidas em suspenso
E a maldade tão solta
O ser humano está tenso
Tudo parado á sua volta

Nunca irás compreender
Esta estranha sensação
De a vida assim se perder
É a maior frustração

Porque o tempo não pára
Meu amigo
Esta ferida que não sara
Deixa-nos a todos em perigo...

Compartilhado


LAVRADORES/DOUTORES!


A imagem pode conter: 1 pessoa, sentado e ar livre


LAVRADORES / DOUTORES!

Gosto de lavradores
daqueles cuidadosos
que da terra são os”doutores”
não gosto dos presunçosos

Gosto dos que têm
terra em suas mãos
deles coisas boas advêm
p”ra todos os seus irmãos
Os que tentam produzir
comida totalmente biológica
sempre a sorrir
e isso é que tem lógica
Aqueles que usam as sementes
antigas e puras
com as trangénicas ficamos doentes
são realidades duras
Os lavradores deviam ser
aplaudidos pois então
sem ninguém os esquecer
são eles que nos dão o pão
Deles se lembram pouco
chegam a ser quase excluídos
neste tempo tão louco
por poucos são defendidos
E há menos cada vez
a amar a terra
é a maior insensatez
pois cada vez mais se erra
E esta dita”evolução “
computadorizada
não é solução
para nada
A terra já não está sã
tratam-na com desdém
o homem tem a alma vã
já não ama sua”mãe”
Amor e consciência
é o que tem o bom agricultor
trabalha com eficiência
sem à terra causar dor
E cada um de nós
sua parte deveria fazer
cultivar como seus avós
com alegria e prazer
Disso dependerá
a sobrevivência vão ver
sei que a fome aparecerá
pouco haverá que comer
Mas infelizmente
ninguém quer ver
e consequentemente
vai ser um grande sofrer!

Compartilhado

Ah! quanto andei nestes carros de bois na ceifa do feno!
SAUDADES da minha infância!