Artigos e Informações ligados ao Rosacrucianismo

domingo, 9 de março de 2014

MINHA ÁRVORE DE AMIGOS!


MINHA ÁRVORE DE AMIGOS!

Existem pessoas em nossas vidas que nos deixam felizes pelo simples fato de terem cruzado o nosso caminho.
Algumas percorrem ao nosso lado, vendo muitas luas passarem, mas outras apenas vemos entre um passo e outro.
 A todas elas chamamos de  amigoS.

Há muitos tipos de amigos.
Talvez cada folha de uma árvore caracterize um deles.
 O primeiro que nasce do broto é o amigo pai e o amigo mãe. Mostram o que é ter vida. Depois vem o amigo irmão, com quem dividimos o nosso espaço para que ele floresça como nós.

Passamos a conhecer toda a família, à qual desejamos o bem.

Mas o destino nos apresenta outros amigos, que não sabíamos que iam cruzar o nosso caminho.
 Muitos desses são designados amigos do peito, do coração. São sinceros, são verdadeiros. Sabem quando não estamos bem, sabem o que nos faz feliz...

Às vezes, um desses amigos do peito estala o nosso coração e então é chamado de amigo namorado. Esse dá brilho aos nossos olhos, música aos nossos lábios, pulos aos nossos pés.
Mas também há aqueles amigos por um tempo, talvez umas férias ou mesmo um dia ou uma hora. Esses costumam colocar muitos sorrisos na nossa face, durante o tempo que estamos por perto.

Falando em perto, não podemos nos esquecer dos amigos distantes, que ficam nas pontas dos galhos, mas que quando o vento sopra, aparecem novamente entre uma folha e outra.

O tempo passa, o verão se vai, o outono se aproxima, e perdemos algumas de nossas folhas.
Algumas nascem num outro verão e outras permanecem por muitas estações.
Mas o que nos deixa mais feliz é que as que caíram continuam por perto, continuam aumentando a nossa raiz com alegria.
 Lembranças de momentos maravilhosos enquanto cruzavam o nosso caminho.

Cada pessoa que passa em nossa vida é única.
Sempre deixa um pouco de si e leva um pouco de nós.
Há os que levaram muito, mas não há os que não deixaram nada.
Esta é a maior responsabilidade de nossa vida e a prova evidente de que duas almas não se encontram por acaso.

E... NÃO mesmo!

TERCEIRA IDADE.



                                      Terceira Idade

Não deixemos a alegria desses dias, da terceira idade, simplesmente ficar presa apenas em uma data especial.
O melhor é deixar que essa energia contagiante faça parte dos nossos dias cada vez mais, e nos guie pelos caminhos mais alegres da nossa vida.
Bom mesmo é aproveitar dias assim, de festa, de descanso, de paz, ao lado de quem a gente gosta, na calma e na tranquilidade que nós tanto pedimos.

 Vamos celebrar nossas conquistas, nossas vitórias...!
Transformar tudo que não for bom em confete
s e serpentinas, jogá-los para cima e fazer nossa comemoração.
Vamos comemorar a chegada de tempos bons, de novos abraços que estão por vir. Vamos tirar a fantasia da tristeza e vestir, de vez, nossos mais belos sorrisos e sair para a grande festa que é a Vida...!
Que tal fazermos isso diariamente?
Vivamos intensamente cada momento, cada etapa, não deixemos fugir tudo isso do nosso controle!

O OBSTÁCULO MAIS DIFÍCIL DA VIDA...!



O Obstáculo mais Difícil da Vida...!

Um grande sábio possuía três filhos jovens, inteligentes e consagrados à sabedoria. Em certa manhã, eles altercavam a propósito do obstáculo mais difícil no grande caminho da vida.
No auge da discussão, prevendo talvez consequências desagradáveis, o genitor benevolente chamou-os a si e confiou-lhes curiosa tarefa.

Iriam os três ao palácio do príncipe governante, conduzindo algumas dádivas que muito lhes honraria o espírito de cordialidade e gentileza.
 O primeiro seria o portador de rico vaso de argila preciosa.
O segundo levaria uma corça rara.
O terceiro transportaria um bolo primoroso da família.
O trio recebeu a missão com entusiástica promessa de serviço para a pequena viajem de três milhas; no entanto, no meio do caminho, começaram a discutir.

O depositário do vaso não concordou com a maneira pela qual o irmão puxava a corça delicada, e o responsável pelo animal dava instruções ao carregador do bolo, a fim de que não tropeçasse, perdendo o manjar; este último aconselhava o portador do vaso valioso, para que não caísse.

O pequeno séquito seguia estrada afora, dificilmente, porquanto cada viajante permanecia atento às obrigações que diziam respeito aos outros, através de observações acaloradas e incessantes.
Em dado momento, o irmão que conduzia o animalzinho, olvida a própria tarefa, a fim de consertar a posição da peça de argila nos braços do companheiro, e o vaso, premido pelas inquietações de ambos, escorrega, de súbito, para espatifar-se no cascalho.

Com o choque, o distraído orientador da corça perde o governo do animal, que foge espantado.
 O carregador do bolo avança para sustar-lhe a fuga, e o bolo se perde totalmente no chão.
Desapontados e irritadiços, os três rapazes voltam à presença do pai, apresentando cada qual a sua queixa de derrota.

O sábio, porém, sorriu e explicou-lhes:

-
Aproveitem o ensinamento da estrada.  Se cada um de vocês estivesse vigilante na própria tarefa, não colheriam as sombras do fracasso.

O mais intrincado problema do mundo, meus filhos, é o de cada homem cuidar dos próprios negócios, sem intrometer-se nas atividades alheias.
Enquanto cogitamos de responsabilidades que competem aos outros, as nossas viverão esquecidas...

Muito SÁBIO!

REFLEXÃO!


                           REFLEXÃO!

Talvez Deus queira que nós conheçamos algumas pessoas erradas antes de encontrar a pessoa certa para que saibamos, ao encontrá-la, agradecer por esta bênção.

Quando a porta da felicidade se fecha, outra porta se abre. Porém, estamos tão presos àquela porta fechada que não somos capazes de ver o novo caminho que se abriu.

O melhor amigo é aquele com quem nos sentamos por longas horas, sem dizer uma palavra, e ao deixá-lo, temos a impressão de que foi a melhor conversa que já tivemos.

Ao darmos a alguém todo o nosso amor nunca temos a certeza de que iremos receber este amor de volta. Não amemos esperando algo em troca, esperemos para que este sentimento cresça no coração daqueles que amamos.

E se isto não ocorrer, estejamos felizes por este sentimento estar crescendo em nosso coração. Em questão de segundos nos apaixonamos por alguém, mas levamos uma vida inteira para esquecer alguém especial.

Não busquemos boas aparências, elas podem mudar.
Só precisamos de um sorriso para transformarmos  um dia ruim. Encontremos aquela pessoa que faça nosso coração sorrir.

Há momentos na vida em que sentimos tanto a falta de alguém que o que mais queremos é tirar esta pessoa de nossos sonhos e abraçá-la.
Sonhemos com aquilo que  quisermos, vamos para onde  queiramos ir, sejamos o que  queremos ser, porque  possuímos apenas uma vida e nela só temos uma chance de fazer aquilo que queremos.

Tenhamos felicidade bastante para fazê-la doce, dificuldades para fazê-la forte, tristeza para fazê-la humana e esperança suficiente para fazê-la feliz.

As pessoas mais felizes não têm as melhores coisas. Elas sabem fazer o melhor das oportunidades que aparecem em seus caminhos.
A felicidade aparece para aqueles que choram, para aqueles que se machucam, para aqueles que buscam e tentam sempre e para aqueles que reconhecem a importância das pessoas que passam por suas vidas.

O futuro mais brilhante sempre estará baseado num passado esquecido; só teremos sucesso na vida quando esquecermos os erros e as decepções do passado.

Quando nascemos estávamos chorando e todas as pessoas ao nosso redor estavam sorrindo.
Vivamos de um modo que, ao morrer, sejamos aquele que esteja sorrindo enquanto todos à sua volta estejam chorando.
E o mais importante, vivamos na presença de Deus quando nosso tempo na Terra acabar.


Pensemos nisto!

O CIRURGIÃO E O MECÂNICO!




O Cirurgião e o Mecânico...!

Um mecânico está desmontando o cabeçote de uma moto quando vê na oficina um cirurgião cardiologista muito conhecido.
 Ele está olhando o mecânico trabalhar. O mecânico pára e pergunta:

-- Hei doutor posso fazer uma pergunta pro senhor?

O cirurgião um tanto surpreso concorda e vai até a moto na qual o mecânico está trabalhando.

O mecânico se levanta e começa:

-- Doutor olhe este motor...

Eu abro seu coração, tiro válvulas, conserto-as, ponho-as de volta e fecho novamente e, quando eu termino, ele volta a trabalhar como se fosse novo.

Por que é, então, que eu ganho tão pouco e o senhor ganha tanto se o nosso trabalho é praticamente o mesmo?

O cirurgião dá um sorriso, se inclina e fala baixinho ao mecânico:

-- Tente fazer isso com o motor funcionando!

A FOLHA DE PAPEL...!


A Folha de Papel

Quando mais jovem, por causa de meu caráter impulsivo, tinha raiva e na menor provocação, explodia magoando meus amigos.
Na maioria das vezes, depois de um desses incidentes me sentia envergonhado e me esforçava por consolar a quem tinha magoado.

Um dia, meu professor me viu pedindo desculpas depois de uma explosão de raiva, e me entregou uma folha de papel lisa e dizendo:
- Amasse-a...!

Com medo, obedeci e fiz com ela uma bolinha.
- Agora -voltou a dizer-me:
 deixe-a como estava antes...!
É obvio que não pude deixá-la como antes.
Por mais que tentei, o papel ficou cheio de pregas.
 Então, disse-me o professor:
- O coração das pessoas é como esse papel... a impressão que neles deixamos será tão difícil de apagar como esses amassados.

Assim aprendi a ser mais compreensivo e mais paciente.

Quando sinto vontade de estourar, lembro-me deste papel amassado.
A impressão que deixamos nas pessoas é impossível de apagar.
Quando magoamos com nossas ações ou com nossas palavras, logo queremos consertar o erro, mas muitas vezes é tarde demais.

 Alguém disse, certa vez:

"Fale quando suas palavras sejam tão suaves como o silêncio".

rivalcir

EU E O RIO...!


Eu e Rio...!


"Uma sábia anciã me disse:
Que o rio iria me moldar
E o vento selvagem me resfriar
Aquele pai Sol iria me aquecer
Mãe Terra iria me vestir
Lua avó me cumprimentar
Para andar sempre levemente
Pisar a Terra sempre gentilmente
E tirar dela com moderação
para compartilhar com os outros
O que aprendi dela
Ficar quieto e respirar, sempre com paciência
Para a teia da vida
Mas ainda assim escolher
Meu próprio caminho,
E, finalmente, a mulher sábia me disse:
Para ouvir o Sábio
Que habita dentro de mim
Para andar no meu caminho em equilíbrio
É também ser livre
Não ser apenas palavras."

Fonte Eterna