Artigos e Informações ligados ao Rosacrucianismo

sexta-feira, 27 de julho de 2012

SHINTOÍSMO.





                                O SHINTOÍSMO.

O Shintoísmo é a religião da natureza, a religião em que se vive para esta vida. Nela, o além-vida tem pouca importância, e seus ritos concentram-se no bem-estar e felicidade terrena.

No shintoísmo, são de suma importância o homem e a Natureza viverem em harmonia. Essa harmonia é adquirida através de rituais ligados à natureza e às suas manifestações como as estações do ano, os rios, as montanhas, a água, a fertilidade, etc. 


O Shintoísmo não surgiu por obra de um fundador, mas pela evolução do povo japonês. Não tendo fundadores ou mestres, formou-se por uma estratificação de crenças, ao longo dos tempos, com fortes influências budistas e confucionistas.
Não mantém profundas reflexões filosóficas ou teológicas, nem escrituras sagradas, nem código moral específico, imposto por autoridade divina, ou que se refaça a qualquer revelação sobrenatural.

O Shintoísmo é a religião oficial do povo japonês e pode ser considerada a síntese de toda a sua formação cultural. Durante muito tempo os japoneses acreditaram que o seu Imperador era um legítimo descendente da deusa criadora do Japão, Amaretasu (Deusa Sol).
 Após a Segunda Guerra Mundial, com a derrota do Japão em 1945, hipótese impensável para os japoneses, o imperador foi obrigado a declarar que não era filho de nenhuma divindade, mas um simples mortal.
Apesar disso, o Shintoísmo não sofreu nenhum abalo significativo e continua sendo, ainda, a religião que une os japoneses e lhes proporciona uma consciência nacional, coisa que nenhuma outra religião consegue dar a seus adeptos. 
O Shintoismo é uma religião politeísta, e suas divindades, chamadas de Kami, são em número tão variado, quanto são as variadas diversificações da natureza.
Com esta concepção, tudo e todos na Natureza são considerados seres sagrados, merecedores de culto e respeito por parte das pessoas.
Pelo fato de os Kamis fazerem parte da vida cotidiana e de todos os elementos da natureza que cercam o ser humano como a colheita, as flores e os animais,... criou-se no japonês uma concepção de que todo o mundo material é bom e que não existe pecado, no sentido de ofensa a uma divindade. Ao contrário da idéia de recompensa pós-morte, pregadas pelas religiões derivadas do Cristianismo, no Shintoísmo a vida é terrena, e todas as pendências devem ser resolvidas ainda em vida.
Talvez esse seja o motivo dos japoneses terem uma imagem tão correta e serem tão prósperos: eles não esperam por milagres.
A felicidade deve ser alcançada somente aqui nesta vida terrena, vivendo em equilíbrio com o universo natural e respeitando a todos em todos os seus aspectos. 
Apesar de não existir pecado, no Shintoísmo, os erros e as imperfeições são purificadas  com visitas e ofertas aos templos, banhos purificadores nos riachos, peregrinações aos lugares sagrados etc., para não sofrer a influência do Yomi, a essência negativa do universo que emana energias impuras.
O japonês sente nitidamente a presença dos Kamis na sua vida e, nos relatos dos missionários, percebe-se como é arraigado o sentimento de agradecimento e de dependência aos Kamis, por tudo o que eles nos oferecem. 
A purificação ritual destas imperfeições é o retorno a uma vida harmônica para conviver pacificamente com os Kamis que povoam toda a natureza. Aqueles que se recusam a se purificar, e insistem em suas imperfeições nessa vida, serão destinados a um mundo obscuro ou estarão incorporados ao Yomi. Este é o único aceno a uma sobrevivência futura: impessoal, vaga e inexplicável transformação em energia impura ou em espírito mau da natureza.
Nessa religião, o significado de “além vida” é muito confuso para a mente ocidental. Os shintoístas japoneses se referem à morte com o termo shinuru, que significa “o hálito”. A morte acontece quando o “hálito” sai do corpo e muda de lugar. A pessoa continua, porém, a viver no mundo, em uma situação não bem definida, mas, afirmam os shintoístas, ela conserva a consciência que tinha antes de morrer. (quem leu Harry Potter, na cena em que os Dementadores sugam a vida de Sirius Black, acredita que J.K Rollings criou essa cena com influências shintoístas, o que é muito provável, já que toda a história do bruxinho é formada por uma miscelânia de nomes e mitos da mitologia grega, romana, cristã, pagã e muitas outras)

Os shintoístas homenageiam seus ancestrais através das expressões naturais, como vegetais plantados em memória dos finados, através dos rios, etc.
Os shintoístas não admitem ressurreição, nem reencarnação.
Antigamente, os japoneses acreditavam que o imperador e seus descendentes eram filhos de divindades. Diziam que esses, depois da morte, transformavam-se em espíritos celestiais.
Hoje o xintoísmo, embora mantenha profunda raiz cultural japonesa, vai evoluindo, e essas crenças se reduzem mais a aspectos de um folclore histórico para celebrar as festas nacionais, mas deixam, no entanto, um vazio na alma japonesa, bombardeada pelo progresso técnico, vertiginoso e materialista.
Devido à natureza sincrética entre o Shintoísmo e Budismo é muito comum no Japão, registrar uma criança ou celebrar seu nascimento num santuário xintoísta, enquanto os preparativos para um funeral costumam ser ditados pela tradição budista.
De modo geral, a maior parte dos eventos relacionadas à "vida" ficam a cargo dos rituais xintoístas, enquanto os eventos relacionados à "morte" ou à "vida após a morte" ficam a cargo dos rituais budistas (embora isto não seja uma regra).
Colaboração do Lescan.


BAMBU.



                                                 BAMBU .

Muito antes de se tornar a madeira do futuro no Ocidente, o Bambu sempre foi cultuado pelos asiáticos, desempenhando um papel tão importante na cultura chinesa tradicional que
 até chegou a ser considerado um modelo de comportamento para o homem.
Na cultura oriental, o Bambu é muito mais que uma planta. As pessoas comem bambu, usam utensílios de bambu para pintar e escrever. Construções de Bambu fazem parte do dia a dia das pessoas. Mais que uma mera planta, o bambu faz parte da vida dessas pessoas.
No Japão, uma floresta de bambu costuma envolver os Santuários Shintoístas e Templos Budistas como parte de uma barreira sagrada contra o mal. 
O simbolismo do bambu é profundo e oferece aulas práticas para a vida e para o trabalho. 

Flexibilidade
Uma das características mais impressionantes do bambu na floresta é a sua flexibilidade. Uma simples brisa faz com que ele balance. Este movimento suave com o vento é como uma demonstração de humildade. Apesar disso, seus corpos são fortes e seus troncos estão firmemente enraizados no chão. Sua estrutura é sólida e, apesar de balançar em harmonia com o vento, nunca lutam contra ele. Mesmo a mais forte ventania uma hora passa, mas o bambu permanece firme em pé. O chavão "enverga, mas não quebra" é um dos segredos para o sucesso que pode ser incorporado ao dia a dia das pessoas, quando elas passam por situações difíceis e precisam lidar com as provações que a vida impõe.

O que parece fraco, pode ser forte
O corpo de um bambu não é grande comparado a outras árvores da floresta, e à primeira vista não impressiona. Eles podem não alcançar as alturas das demais árvores, mas essas plantas suportam condições climáticas extremas com invernos congelantes e verões escaldantes. Muitas às vezes são as únicas árvores a permanecer em pé diante de um tufão. O Bambu não é tão frágil quanto parece. Devemos ter cuidado para não subestimar algo que parece fraco, baseado apenas nas aparências ou velhas noções de que é fraco e forte. Às vezes, somos surpreendidos quando pessoas que julgávamos fracas obtém grande sucesso. É necessário acreditar na força interior que existe em cada um.

Estar sempre preparado
Ao contrário de outros tipos de madeira que necessitam de uma boa dose de processamento e acabamento, o bambu já nasce praticamente pronto. Um guerreiro, como o bambu, está sempre preparado para a ação. Na vida profissional, o bambu nos ensina que precisamos estar constantemente atrás de treinamento e praticar tudo o que estudamos, e assim desenvolver a nossa própria maneira de estar em um estado de sempre alerta.

Superar as adversidades e levantar novamente
O bambu é um símbolo de boa sorte e um dos símbolos das celebrações do Ano Novo no Japão. No rigoroso Inverno japonês, pesadas camadas de neve cobrem o bambu que se curva para trás, como se tivesse se rendido. Mas um dia a neve fica pesada demais e naturalmente começa a cair... e eis que o bambu se levanta novamente, derrubando a neve por todos os lados. Suportar a neve pesada é uma metáfora dos fardos pesados que todas as pessoas, um dia irão carregar. Assim como o bambu, devemos ter a capacidade de levantar, e não aceitar uma derrota.

Procurar a sabedoria no vazio
Diz que para aprender, o primeiro passo é esvaziar a mente de velhos preconceitos arraigados. Do mesmo modo que não se pode encher um copo que já está cheio, o conhecimento só é absorvido por aqueles que estão abertos ao que é novo e diferente. Esvaziar a mente de preconceitos, orgulho e medo, é abrir espaço para novas possibilidades. 

Potencial de crescimento
O bambu está entre as plantas que mais crescem no mundo, mas nós não percebemos o seu crescimento no seu dia a dia. O mesmo ocorre com as pessoas, muitas vezes nos esforçamos, mas não vemos progressos. Assim como o bambu cresce mais rápido nas estações chuvosas, as pessoas também costumam ter ciclos de crescimento em determinadas "estações", e ser mais lentos em outras. Muitas vezes, esse crescimento não é percebido e tendemos a achar que nada mudou. Não importa quem ou de onde a pessoa veio, todos tem um potencial de crescimento. O importante é nunca desistir. O crescimento pessoal não costuma ser percebido no dia a dia. Mas quando olhamos para trás, vemos o quanto crescemos e progredimos.

Simplicidade 
O mestre de Aikido Kensho Furuya diz que "O bambu em sua simplicidade expressa a sua utilidade. O homem deve fazer o mesmo." 
Gastamos muito tempo tentando mostrar como somos inteligentes, talvez para convencer os outros e a nós mesmos que somos dignos de atenção e elogios. Muitas vezes complicamos o simples para impressionar e não somos capazes de simplificar o complexo. A Vida por si só já é complicada o suficiente sem a nossa intervenção. E muitas vezes, o medo de parecermos muito simplórios nos impede de encontrarmos soluções criativas para resolvermos os problemas do dia a dia.

Colaboração do Lescan.

DESAFIOS...


                             
                                           DESAFIOS...

Cada um de nós tem desafios diferentes. A vida é feita de desafios diários.
Para quem não dispõe de movimentos nas pernas, transportar-se da cama para a cadeira de rodas, a cada manhã, é um desafio.
Para quem sofreu um acidente e está reaprendendo a andar, o desafio está em apoiar-se nas barras, na sala de reabilitação, e tentar mover um pé, depois o outro.
Para quem perdeu a visão, o grande desafio é adaptar-se à nova realidade, aprendendo a ouvir, a tatear, a movimentar-se entre os obstáculos sem esbarrar. É aprender um novo alfabeto, é ler com os dedos, é adquirir nova independência de movimentos e ação.
Para o analfabeto adulto, o maior desafio é dominar aqueles sinais que significam letras, que colocados uns ao lado dos outros formam palavras, que formam frases.
É conseguir tomar o lápis e escrever o próprio nome, em letras de forma. É conseguir ler o letreiro do ônibus, identificando aquele que deverá utilizar para chegar ao seu lar.
Cada qual, dentro de sua realidade, de sua vivência, apontará o que lhe constitui o maior desafio: dominar a técnica da pintura, da escultura, da música, da dança.
Ser um ás no esporte. Ser o primeiro da classe. Passar no vestibular. Ser aprovado no concurso que lhe garantirá um emprego. Ser aceito pela sociedade. Ser amado.
Para vencer um desafio é preciso ter disciplina, ser persistente, ser diplomático, saber perdoar-se e perdoar aos outros.
É ser otimista quando os demais estão pessimistas. Ser realista quando os demais estão com os pensamentos na lua. É saber sonhar e ir em frente.
É persistir, mesmo quando ninguém consiga nos imaginar como um prêmio Nobel de Química, um pai de família, um professor, prefeito ou programador.
Acima de tudo, o maior desafio para deficientes, negros e brancos, japoneses e americanos, brasileiros e argentinos, para todo ser humano, é fazer!
Fazer o que promete! Dar o primeiro passo, o segundo e o terceiro. Ir em frente.
Com que frequência se escuta pessoas dizendo que vão fazer regime, que vão estudar mais, que vão fazer exercício todo dia, que vão ler mais, que vão assistir menos televisão, que vão...
Falar, reclamar ou criticar são os passatempos mais populares do mundo, perdendo só, talvez, para o passatempo de culpar os outros pelo que lhe acontece.
Então, o maior desafio é fazer! E não adianta você dizer que não deu certo o que pretendia porque é cego, ou porque é negro, ou porque é amarelo, ou porque você é brasileiro. Ou porque mora numa casa amarela. Ou porque não teve tempo.
Aprenda com seus erros. Quando algo não der certo, você pode tentar de maneira diferente. Agora você já sabe que daquele jeito não dá.
Você pode treinar mais. Você pode conseguir ajuda, pode estudar mais, pode se inspirar com sábios amigos. Ou com amigos dos seus amigos.
Pode tentar novas idéias. Pode dividir seu objetivo em várias etapas e tentar uma de cada vez, em vez de tentar tudo de uma vez só.
Você pode fazer o que quiser. Só não pode é sentir pena de si mesmo. Você não pode desistir de seus sonhos.
Problemas são desafios. Dificuldades são testes de promoção espiritual.
Insucesso é ocorrência perfeitamente natural, que acontece a toda e qualquer criatura.
Indispensável manter o bom ânimo em qualquer lugar e posição.
O pior que pode acontecer a alguém é se entregar ao desânimo, apagando a chama íntima da fé e caminhar em plena escuridão.
Assim, confia em Deus, e, com coragem, prossegue de espírito tranquilo!

ABRINDO A PORTA PARA A FELICIDADE...


                        
                              ABRINDO A PORTA PARA A FELICIDADE...
''A felicidade é como uma pluma que o vento vai levando pelo ar'' Tristeza. Bossa Nova.

Não sei muito bem se há um conceito objetivo para felicidade. Mas acredito que deveria ser o estado de espírito presente em todas as pessoas.
Soa meio poético, vivermos correndo em busca de encontrar essa tal felicidade. Para alguns a felicidade se resume em: ter saúde, qualidade de vida, amigos, dinheiro, amor, harmonia em família e acima de tudo a paz profunda; aquele estado de permanecer de bem com a vida e com o mundo.
Não é preciso pensar muito para concluir que a felicidade de hoje é o resultado de tudo de bom que semeamos no passado. Acredito que não existe o estado permanente de felicidade e sim momentos felizes.
E nós somos unicamente responsáveis em criar, atrair mais estes momentos de felicidade na nossa vida. Não podemos e nem devemos culpar os outros pelos nossos ciclos de azar ou de não produtividade.
Há uma inteligência e sentido por detrás de todas as coisas.
Vejo que boa parte das pessoas acredita que a sua felicidade depende de outra pessoa. São Francisco de Assis, disse: É dando que se recebe e é perdoando que se é perdoado. Ou seja, você colhe o que semeia. Logo para se ter mais momentos de felicidade, mesmo que seja através do outro como elemento catalisador é necessário semear mais amor, perdão, tolerância para com as pessoas próximas.
O universo opera por meios de trocas dinâmicas. Comece modificando alguns hábitos enraizados e eliminando os pensamentos negativos, apague palavras como ‘‘ não posso’’, ‘‘ não sei fazer isso”, ‘‘ tenho medo”, '' sou burro''.
Tire uma boa parte do “não” e passe a encarar os desafios e as dificuldades como possibilidade de crescimento pessoal. Comece  a perceber que há dádivas nas pequenas coisas da vida ao invés de ficar centrado  que só é possível ser feliz diante dos acontecimentos inesquecíveis.
A felicidade depende da maneira como você encara o mundo. Aprenda a investir mais em você.
A sua satisfação interna conta muito para que você vibre constantemente no estado de felicidade!

quinta-feira, 26 de julho de 2012

PARABÉNS, VOVÓ!




PARABÉNS VOVÓ!

Minha singela homenagem a todas as AVÓS, no seu dia!

Dizem que AVÓ é um doce bem suave e que bem guardado nos remete a sonhos e fantasias,  independentemente de termos crescido ou morar bem longe dela, ou mesmo se ela não mais está entre nós.

AVÓ  é um ser de Luz que como num conto de fadas realiza nossos desejos, ouve nosso lamento, ri com a gente, faz piadas e nos faz entender que ainda há muito caminho para se percorrer.

AVÓ nos faz compreender que em muita coisa não vale a pena gastar tempo e energia, mas que muitas outras são a nossa essência, às quais jamais deveremos fechar os olhos. 

AVÓ é um Porto Seguro, é uma mãezona com toda a paciência do mundo, bondade e sabedoria de vida. 
Ah! Que saudades da minha pequenininha Avó Maria, tão sábia, tão linda!

Obrigada por ter sido a melhor e mais maravilhosa AVÓ do mundo!
Te amo  muito e sei que um dia ainda vamos nos encontrar, na Eternidade!

Obrigada por ser a minha tão querida e tão amada  AVÓ!

terça-feira, 24 de julho de 2012

O TEMPO N]ÃO VOLTA!




                                          O TEMPO NÃO VOLTA!


Quantas vezes você estava com alguém e sua cabeça não estava ali?
Quantas vezes também, no momento em que não pôde senti-la em seus braços, sentiu sua falta?
Você já parou para pensar no que machuca mais;
 Fazer algo e desejar que não tivesse feito, ou não fazer e desejar que tivesse?
Só você pode decidir!
A responsabilidade é muito grande.
Você já teve medo de começar um relacionamento e não ser a hora, ou a pessoa certa?
Seu coração não escolhe quem amar.
Ele faz por conta própria, quando você menos espera, ou mesmo quando você não quer.
Quantas vezes você deixou passar momentos importantes que não voltam mais?
Não tem aquela música que você não gosta de ouvir,  porque lembra algo que você fez enquanto ela tocava há algum tempo atrás?
Ou lembra alguém que você quer esquecer e não consegue?
Quantas vezes você quis esquecer uma história ou alguém, que permaneceu na sua cabeça por um longo tempo, que te deixou triste, e mesmo assim ela não saía?
Você já se sentiu sozinho mesmo cercado de um monte de pessoas?
Ou já beijou alguém que fez a multidão sumir?
Você já passou um dia sentindo muitas saudades do que viveu?
Você já viveu uma situação tão boa e feliz que até deu medo de tudo ser muito passageiro?
Alguma vez você sofreu por alguém e essa pessoa nem se deu conta disso, ou simplesmente não fez nada pra consertar?
Alguma vez você passou por cima do seu orgulho pra correr atrás do que queria?
Quantas vezes uma pessoa a quem você não dava nada, foi a primeira a te ajudar?
Quantas vezes  aquela  de quem  você mais esperava gratidão te deu as costas e te decepcionou sem você nunca saber o porquê?
Você já se achou bobo, ridículo, por insistir em algo que não valia a pena?
Teve algum dia que você acabou ficando com alguém apenas para não ficar sozinho?
Você já passou por um dia em que tudo deu errado, mas no final aconteceu algo maravilhoso?
E também já aconteceu algo em que tudo deu certo, exceto pelo final que estragou o que parecia perfeito?
Você já chorou porque se lembrou de alguém que amava e não pode viver intensamente isso com essa pessoa?
Você já reencontrou um grande amor do passado e viu que ele mudou e que tudo também faz outro sentido pra você?
Para essas perguntas existem muitas respostas. Mas o importante sobre elas não é a resposta em si, e sim o que sentimos em cada uma dessas situações.
O sentimento e as lembranças que ficam de cada história.
Todos nós erramos... Julgamos mal... Somos bons e somos cruéis... Amamos... Sofremos...
Tivemos momentos alegres e outros às vezes mais tristes.
E todos, um dia não tiveram coragem ou ousadia - e hoje se arrependem – ou se arrependerão ou não.
Vocês todos já fizeram uma coisa quando o coração mandava fazer outra?
Então qual a moral disso tudo?
Vá à luta!
Antes que seja tarde, siga!
Não continue pensando nas suas fraquezas e erros.
Quem manda na nossa vida somos nós.
A única pessoa que pode mudar você é você mesma.
Os outros são meros coadjuvantes.
Persiga a sua felicidade.
Daqui por diante faça um acordo consigo mesmo, e lute bravamente contra os velhos paradigmas!
Não abaixe a cabeça!
Não deite com mágoas no coração e dúvidas na razão.
Não durma sem ao menos fazer uma pessoa feliz, e comece com você mesmo!
E, por mais que sinta falta das pessoas que passaram pela sua vida, lembre-se: Se foram embora porque quiseram, mesmo sendo pessoas especiais, não mereceram seu carinho – sua dedicação – seu amor – sua ternura – sua meiguice, apenas passaram pela sua vida, como uma nuvem.
 Coloque na sua cabeça, que você não mereceu aquela pessoa.
Faça tudo hoje, pois, a única coisa que deixarás aqui, será a lembrança das coisas boas e ótimas que fizestes!
O amanhã é incerto demais.
Só vivemos uma vez e temos um tempo muito curto para colher os louros de uma felicidade que não sabemos onde está.
Quando aparecer uma oportunidade, segure-a, pois,
O TEMPO NÃO VOLTA!

UM GRANDE HOMEM!



              UM GRANDE HOMEM!

Nós, homens, nos caracterizamos por ser o sexo forte, embora muitas vezes caiamos por debilidade.
Lembro que um dia, minha irmã chorava em nossa casa.
Com muita saudade, observei que meu pai chegou perto dela e perguntou o motivo de sua tristeza.
Escutei-os conversando por horas. Lembro-me especialmente de uma frase que meu pai lhe disse naquela conversa e que me enche de força a cada manhã.
Meu pai acariciou o rosto dela e disse:
Minha filha, apaixone-se por Um Grande Homem, e nunca mais voltará a chorar.
Depois disso, perguntei-me inúmeras vezes qual seria a fórmula exata para chegar a ser esse grande homem e não me deixar vencer pelas coisas pequenas.
Com o passar dos anos, descobri que se todos nós homens lutássemos por sermos grandes de espírito, grandes de alma e grandes de coração, o mundo seria completamente diferente!
Aprendi que um Grande Homem não é aquele que compra tudo o que deseja, porque muitos de nós compramos com presentes a afeição e o respeito daqueles que nos cercam.
Meu pai lhe dizia:
Não se apaixone por um homem que só fale de si mesmo, de seus problemas, sem preocupar-se com você. Enamore-se de um homem que se interesse por você, que conheça suas forças, suas ilusões, suas tristezas e que a ajude a superá-las.
Não creia nas palavras de um homem cujos atos dizem o oposto.
Afaste de sua vida um homem que não constrói com você um mundo melhor. Ele jamais sairá do seu lado, pois você é a sua fonte de energia.
Foge de um homem enfermo espiritual e emocionalmente. É como um câncer matará tudo o que há em você (emocional, mental, físico, social e economicamente).
Não dê atenção a um homem que não seja capaz de expressar seus sentimentos, que não se ame saudavelmente.
Não se agarre a um homem que não seja capaz de reconhecer sua beleza interior e exterior e suas qualidades morais.
Não deixe entrar em sua vida um homem a quem tenha que adivinhar o que quer, porque não é capaz de se expressar abertamente.
Não se enamore de um homem que ao conhecê-lo, sua vida tenha se transformado em um problema a resolver e não em algo para desfrutar.
Não creia em um homem que tenha carências afetivas de infância e que trata de preenchê-las com a infidelidade, culpando-a, quando o problema não está em você, e sim nele, porque não sabe o que quer da vida, nem quais são suas prioridades.
Por que querer um homem que a abandonará se você não for como ele pretendia, ou se já não é mais útil?
Por que querer um homem que a trocará por um cabelo ou uma cor de pele diferente, ou por uns olhos claros, ou por um corpo mais esbelto?
Por que querer um homem que não saiba admirar a beleza que há em você, a verdadeira beleza - a do coração?
Quantas vezes me deixei levar pela superficialidade das coisas, deixando de lado aqueles que realmente me ofereciam sua sinceridade e integridade e dando mais importância a quem não valorizava meu esforço?
Custou-me muito compreender que GRANDE HOMEM não é aquele que chega ao topo, nem o que tem mais dinheiro, casa, automóvel, nem quem vive rodeado de mulheres, nem muito menos o mais bonito.
Um grande homem é aquele ser humano transparente, que não se refugia atrás de cortinas de fumaça, é o que abre seu coração sem rejeitar a realidade, é quem admira uma mulher por seus alicerces morais e grandeza interior.
Um grande homem é o que caminha de frente, sem baixar os olhos; é aquele que não mente, embora às vezes perca por falar a verdade e, sobretudo, um grande homem é o que sabe chorar sua dor sem fugir dela…
Um grande homem é o que cai e tem a suficiente força para levantar-se e seguir lutando…
Hoje minha irmã está casada e feliz, e esse Grande Homem com quem se casou, não era nem o mais popular, nem o mais solicitado pelas mulheres, nem o mais rico ou o mais bonito.
Esse Grande Homem é simplesmente aquele que nunca a fez chorar. É quem no lugar de lágrimas lhe roubou sorrisos…
Sorrisos por tudo que conquistaram juntos, pelos triunfos alcançados, por suas lindas recordações e por aquelas tristes lembranças que souberam superar, por cada alegria que repartem e pelos três filhos que preenchem suas vidas.
Esse Grande Homem ama tanto a minha irmã que daria o que fosse por ela sem pedir nada em troca...
Esse Grande Homem a quer pelo que ela é por seu coração e pelo que são quando estão juntos.
Aprendamos a ser um desses Grandes Homens, para vivenciar os anos junto de uma Grande Mulher e nada nem ninguém nos poderá vencer!

UM DIA NO CÉU!



                                                       
UM DIA NO CÉU!

Sonhei que fui ao Céu e um anjo mostrava as diversas áreas lá existentes.
Entramos numa sala de trabalho cheia de anjos. O anjo-guia parou no primeiro departamento e disse:
-Esta é a Recepção. Aqui, são recebidas as orações com petições a Deus.
Olhei e vi muitos anjos organizando pedidos e bilhetes escritos por pessoas de todo o mundo.
Seguimos até chegarmos à segunda seção.
- Esta é a área de Embalagem e Entrega. Aqui, as graças e bênçãos solicitadas são processadas e entregues às pessoas que as pediram, disse o Anjo.
Notei que, também ali, estavam todos muito ocupados, trabalhando intensamente, tal era a quantidade de bênçãos solicitadas e que deveriam ser enviadas.
Finalmente, paramos em frente a uma pequena área e, para minha surpresa, havia só um anjo sentado ali, desocupado, não fazendo nada.
- Esta é a Seção de Reconhecimento, disse-me calmamente meu amigo, que pareceu embaraçado.
- Como é isso? Não há nenhum trabalho acontecendo por aqui? - Perguntei.
- É tão triste. - O anjo suspirou.
- As pessoas recebem as bênçãos que pediram, porém poucos enviam confirmação de reconhecimento.
- E como se confirma que recebemos as bênçãos de Deus? -Perguntei.
- Simples basta dizer, Grato Senhor. Respondeu o anjo.
E quais bênçãos devem ser reconhecidas?
- Perguntei.
- Se tens alimento em tua geladeira, roupas nas tuas costas, um teto sobre tua cabeça e um lugar para dormir... Você é mais rico que 75% dos moradores deste mundo.
- Se tens dinheiro no banco, em tua carteira e algumas moedas sobrando em casa, você está entre os 8% mais bem sucedidos do mundo!
- Se tens teu próprio computador, você é parte do 1% do mundo que tem essa oportunidade.
- Se você acordou hoje de manhã com mais saúde que doença, és mais abençoado que os muitos que nem sequer sobreviverão a este dia.
- Se nunca experimentaste o temor da batalha, a solidão da prisão, a agonia da tortura, nem as dores de sofrimento e de fome, estás à frente de 700 milhões de pessoas no mundo.
- Se podes ir a uma Igreja, Mesquita ou Sinagoga, sem o temor de apanhar, ser preso, torturado, és abençoado e invejado por mais de três bilhões de pessoas, que não podem reunir-se com outros de sua fé.
- Se teus pais estão vivos e casados, és uma raridade.
- Se podes manter a cabeça erguida e sorrir, não és a norma, és um raro exemplo a tantos que estão em dúvida e em desespero. 

REVOLUÇÃO DA ALMA!



REVOLUÇÃO DA ALMA!


!
Ninguém é dono da sua felicidade por isso não entregue sua alegria, sua paz, sua vida nas mãos de ninguém, absolutamente ninguém.
Somos livres, não pertencemos a ninguém e não podemos querer ser donos dos desejos, da vontade ou dos sonhos de quem quer que seja.
A razão da sua vida é você mesmo.

A sua paz interior é a sua meta de vida. Quando sentir um vazio na alma, quando acreditar que ainda está faltando algo, mesmo tendo tudo, remeta seu pensamento para os seus desejos mais íntimos e busque a divindade que existe em você.

Pare de colocar sua felicidade cada dia mais distante de você... Não coloque objetivos  longe demais de suas mãos, abrace os que estão ao seu alcance hoje.
Anda-se desesperado por problemas financeiros, amorosos ou de relacionamentos familiares, busca em seu interior a resposta para acalmar-lhe, você é reflexo do que pensa diariamente.

Com um sorriso no rosto as pessoas terão as melhores impressões de você e você estará afirmando para você mesmo, que está pronto para ser feliz.

Trabalhe, trabalhe muito a seu favor. Pare de esperar a felicidade sem esforços.

Pare de exigir das pessoas aquilo que nem você conquistou ainda.
Critique menos, trabalhe mais.
E, não se esqueça  de agradecer.
Agradeça tudo que está em sua vida nesse momento, inclusive a dor.

Nossa compreensão do Universo, ainda é muito pequena para julgar o que quer que seja na nossa vida.

Por fim, acredite que não estaremos sozinhos em nossas caminhadas, um instante sequer se nossos passos forem dados em busca de justiça e igualdade.

A grandeza não consiste em receber honras, mas em merecê-las.

AH! O TEMPO...


                                                  

                                                Ah! O TEMPO...
A gente se acostuma a medir a vida em dias, meses, anos...
Mas será que é mesmo o tempo que mede a nossa vida?
Ou a gente devia contar a vida pelo número
De sorrisos?
De abraços?
De conquistas?
De amores?
E por que não fracassos também?
Por que ao invés de dizer:
Tenho tantos anos;
A gente não diz:
Tenho Três Grandes Amigos;
Tenho Quatrocentas Alegrias;
Tenho Três Amores e
Dezenas de Prazeres?
A gente vai vivendo e, às vezes, esquece que a vida não é o tempo que a gente passa nela, mas,
O quanto à gente faz e sente enquanto o tempo vai passando.
Dizem que a vida é curta, mas isso não é verdade.
A vida é longa para quem consegue viver pequenas “felicidades”.
E essa tal felicidade vive por aí disfarçada, como uma criança traquina, brincando de esconde.
Infelizmente, às vezes, não percebemos isso e passamos a nossa existência colecionando “NÃOS”:
A viagem que não fizemos;
O abraço que não demos;
O perdão que não pedimos;
A família que não construímos.
A vida é mais emocionante quando se é ator e não espectador
Quando se é piloto e não passageiro;
Quando se é pássaro e não paisagem.
Como ela é feita de instantes não pode e não deve ser medida em dias ou meses, mas, em minutos e segundos.
E o segredo da felicidade é viver intensamente cada momento.
Manter pensamentos sadios
Palavras positivas e
Atos construtivos.
Enxergar beleza nos detalhes e alegria nas coisas mais simples.
Só encontramos a “felicidade” quando vivenciarmos cada momento com o coração aberto.
Abra seu coração!
Viva da melhor forma cada momento.
A vida é para ser vivida intensamente!
Agora!


JÓIAS DEVOLVIDAS...




JÓIAS DEVOLVIDAS...

Narra antiga lenda árabe, que um rabi, religioso dedicado, vivia muito feliz com sua família. Esposa admirável e dois filhos queridos.
Certa vez, por imperativos da religião, o rabi empreendeu longa viagem ausentando-se do lar por vários dias.
No período em que estava ausente, um grave acidente provocou a morte dos dois filhos amados.
A mãezinha sentiu o coração dilacerado de dor. No entanto, por ser uma mulher forte, sustentada pela fé e pela confiança em Deus, suportou o choque com bravura.
Todavia, uma preocupação lhe vinha à mente: como dar ao esposo a triste notícia?
Sabendo-o portador de insuficiência cardíaca, temia que não suportasse tamanha comoção.
Lembrou-se de fazer uma prece. Rogou a Deus auxílio para resolver a difícil questão.
Alguns dias depois, num final de tarde, o rabi retornou ao lar.
Abraçou longamente a esposa e perguntou pelos filhos...
Ela pediu para que não se preocupasse. Que tomasse o seu banho, e logo depois ela lhe falaria dos moços.
Alguns minutos depois estavam ambos sentados à mesa. A esposa lhe perguntou sobre a viagem, e logo ele perguntou novamente pelos filhos.
Ela, numa atitude um tanto embaraçada, respondeu ao marido: Deixe os filhos. Primeiro quero que me ajude a resolver um problema que considero grave.
O marido, já um pouco preocupado perguntou: O que aconteceu? Notei você abatida! Fale! Resolveremos juntos, com a ajuda de Deus.
Enquanto você esteve ausente, um amigo nosso visitou-me e deixou duas joias de valor incalculável, para que as guardasse. São joias muito preciosas! Jamais vi algo tão belo!
O problema é esse! Ele vem buscá-las e eu não estou disposta a devolvê-las, pois já me afeiçoei a elas. O que você me diz?
Ora, mulher! Não estou entendendo o seu comportamento! Você nunca cultivou vaidades!... Por que isso agora?
É que nunca havia visto joias assim! São maravilhosas!
Podem até ser, mas não lhe pertencem! Terá que devolvê-las.
Mas eu não consigo aceitar a ideia de perdê-las!
E o rabi respondeu com firmeza: Ninguém perde o que não possui. Retê-las equivaleria a roubo!
Vamos devolvê-las, eu a ajudarei. Iremos junto devolvê-las, hoje mesmo.
Pois bem, meu querido, seja feita a sua vontade. O tesouro será devolvido. Na verdade isso já foi feito. As joias preciosas eram nossos filhos.
Deus os confiou à nossa guarda, e durante a sua viagem veio buscá-los. Eles se foram.
O rabi compreendeu a mensagem. Abraçou a esposa, e juntos derramaram grossas lágrimas. Sem revolta nem  desespero.
Os filhos são quais joias preciosas que o Criador nos confia a fim de que os ajudemos a burilar-se.
Não percamos a oportunidade de auxiliá-los no cultivo das mais nobres virtudes. Assim, quando tivermos que devolvê-los a Deus, que possam estar ainda mais belos, mais brilhantes e mais valiosos.                                                                             

segunda-feira, 23 de julho de 2012

A ALMA DO MUNDO!


       A ALMA DO MUNDO!             

Quando você conseguir superar graves problemas de relacionamentos, não se detenha na lembrança dos momentos difíceis, mas na alegria de haver atravessado mais essa prova em sua vida.

Quando sair de um longo tratamento de saúde, não pense no sofrimento que foi necessário enfrentar, mas na benção de Deus que permitiu a cura.
Leve na sua memória, para o resto da vida, as coisas boas que surgiram nas dificuldades. Elas serão uma prova de sua capacidade, e lhe darão confiança diante de qualquer obstáculo.
Uns queriam um emprego melhor; outros, só um emprego. Uns queriam uma refeição mais farta; outros, só uma refeição. Uns queriam uma vida mais amena; outros, apenas viver. Uns queriam pais mais esclarecidos; outros, ter pais.
Uns queriam ter olhos claros; outros, enxergar. Uns queriam ter voz bonita; outros, falar. Uns queriam silêncio; outros, ouvir. Uns queriam sapato novo; outros, ter pés.
Uns queriam um carro; outros, andar. Uns queriam o supérfluo; outros, apenas o necessário. Há dois tipos de sabedoria: a inferior e a superior.
A sabedoria inferior é dada pelo quanto uma pessoa sabe e a superior é dada pelo quanto ela tem consciência de que não sabe. Tenha a sabedoria superior. Seja um eterno aprendiz na escola da vida.
A sabedoria superior tolera, a inferior julga; a superior alivia a inferior culpa; a superior perdoa, a inferior condena.
Tem coisas que o coração só fala para quem sabe escutar! 

AMAR SE APRENDE...


 AMAR SE APRENDE ...    

Amar se aprende amando...
De hoje em diante todos os dias ao acordar direi:
- Eu hoje vou ser feliz!
Vou lembrar-me de agradecer ao sol pelo seu calor e luminosidade. Sentirei que estou vivendo, respirando.
Posso desfrutar de todos os recursos da natureza gratuitamente. Não preciso comprar o canto dos pássaros, nem o murmúrio das águas do mar. Lembrarei-me de sentir a beleza das árvores, das flores.
Vou sorrir mais, sempre que puder.
Vou cultivar mais amizades e neutralizar as inimizades.
Não vou julgar os atos de meus semelhantes ou companheiros, vou aprimorar os meus.
Vou lembrar-me de ligar para alguém para dizer que estou com saudade!
Reservarei minutos de silêncio para ter a oportunidade de ouvir.
Não vou lamentar nem amargar as injustiças. Vou pensar no que posso fazer para diminuir seus efeitos.
Terei sempre em mente que um minuto passado, não volta mais. Vou viver todos os momentos, proveitosamente.
Não vou sofrer por antecipação prevendo futuros incertos, nem com atrasos, lembrando-se de coisas sobre as quais não tenho mais ação.
Não vou pensar no que não tenho e que gostaria de ter, mas em como ser feliz com o que possuo. E o maior bem que possuo é a própria vida. Vou lembrar de ler uma poesia e de ouvir uma canção, vou dedicá-las a alguém.
Vou fazer alguma coisa para alguém, sem esperar nada em troca, apenas pelo prazer de ver alguém sorrir.
Vou lembrar que existe alguém que me quer bem.
Vou dedicar uns minutos de pensamento para os que já se foram, para que saibam que sempre será uma doce lembrança, até que venhamos a nos encontrar outra vez.
Vou procurar dar um pouco de alegria para alguém, especialmente quando sentir que a tristeza e o desânimo querem se aproximar.
E, quando a noite chegar, vou olhar para o céu, para as estrelas e para o luar e agradecer a Deus… porque hoje eu fui feliz!

"A cada dia que vivo mais me convenço de que o desperdício da vida está no amor que não damos, nas forças que não usamos, na prudência egoísta que nada arrisca, e que, esquivando-se do sofrimento, perdemos também a felicidade".
(Carlos Drummond de Andrade)